TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação das mulheres no brasil

Por:   •  3/12/2017  •  Artigo  •  3.462 Palavras (14 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 14

A EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO BRASIL

                EDUCATION OF WOMEN IN BRAZIL                        

     PAIVA, Cleiton José Moretti1

  VITOR, Amílcar Guidolim 2

                

RESUMO

O presente artigo trata sobre a história da mulher na educação Brasileira, e tem como objetivo efetuar uma abordagem histórica de como se deu o início da alfabetização das mulheres no Brasil, do período colonial até os dias de hoje, visando compreender as mudanças ocorridas ao longo da história. Através de algumas ideias de três historiadoras Brasileiras: Arilda Inês Miranda Ribeiro, Maria José Rosado Nunes e Maria Lúcia de Arruda Aranha, buscou-se compreender, os passos da mulher na história, suas lutas e conquistas, e como se deu o processo que muitos chamar de libertação feminina.

Palavra-chave: Mulheres na educação, Brasil Colonial, luta, feminismo, conquista.

ABSTRACT

This article deals with the history of women in Brazilian education, and aims to make a historical approach to how women's literacy began in Brazil, from the colonial period to the present, in order to understand the changes that have taken place over the years. of history. Through some ideas of tree Brazilian historians: Arilda Ines Miranda Ribeiro, Maria José Rosado Nunes and Maria Lúcia de Arruda Aranha, sought to understand the steps of women in history, their struggles and achievements, and how it came about the process that many call female liberation.

Key words: Women in education, Brazil Colonial, struggle, feminism, conquest.

_________________________                                        

1Acadêmico do 2º semestre do curso de pedagogia da Universidade Regional    Integrada-URI- Campus de Santo Ângelo-RS, Cleitonmoretti920@gmail.com; 2Professor Ms. Amílcar Guidolim Vitor Professor do Departamento de Ciências Humanas da  Universidade Regional Integrada -URI- Campus de Santo Ângelo-RS, amilcar@san.uri.br;        

INTRODUÇÃO:

Falar sobre a história da educação da mulher no Brasil, não é uma tarefa tão fácil e simples. Durante séculos a mulher estava invisível aos olhos da sociedade “machista” de sua época no início do Brasil Colônia, a única visão que se tinha das mulheres é que as mesmas eram genitoras de filhos e cuidadoras do lar, sem alguma visibilidade perante a sociedade, que sempre fora comandada por homens, sem direitos, praticamente eram obrigadas a fazer tudo aquilo que lhes era ordenado, sem direito a questionamentos, considerada um ser frágil, perante a visão dos homens da época eram julgadas inaptas para qualquer tipo de serviço braçal, tendo seu destino já subjugado a viver sobre a mão do seu pai ou de seu esposo caso a mesma viesse a se casar. Também lhes era negado o direito a alfabetização, só homens poderiam ler e escrever, já que seguiam os modelos patriarcais. O problema que delineia este artigo versa as consequências desta luta desigual, onde a sociedade sempre viu a mulher como um ser inferior ao homem, por ser dócil era considerava fraca e sem aptidão para exercer determinadas tarefas, até então designadas apenas a homens, e também que caminhos foram necessários percorrer para que as mulheres tivesses voz e vez na sociedade e mais precisamente na educação Brasileira. O presente artigo usa como metodologia a pesquisa histórica da mulher no período Colonial, tentando descobrir como iniciou o processo de inclusão da mulher na educação, com o pensamento de três autoras faz se uma breve contextualização da história e como se deu esse processo. O objetivo principal deste artigo é analisar e evidenciar esclarecendo como se deu esse processo de luta, como foi o mesmo e as consequências por elas enfrentadas, onde muitas mulheres na luta por seus direitos acabaram perdendo a vida, outras foram enclausuradas por uma sociedade machista que sempre idealizou a visão da mulher como um ser destinado a procriar e servir ao seu senhor.

Neste sentido considera-se como principal resultado deste artigo esclarecer que homens e mulheres, apesar das suas diferenças devem possuir os mesmos direitos e ter a mesma visibilidade social, já que seria impossível imaginar um mundo onde existissem apenas mulheres da mesma forma também um mundo onde só existissem homens seria praticamente impossível, visto que na história ambos sempre andaram lado a lado, apesar da mulher ser considerada um ser frágil ela pode sim ser apta para assumir o trabalho em qualquer esfera da sociedade substituindo assim qualquer homem.

1. A MULHER NA HISTÓRIA.

Este capitulo tem como objetivo mostrar como se deu a entrada das mulheres na educação Brasileira, buscando compreender como se deu seu início na história, para que se possa entender a situação hoje das mulheres no âmbito educacional.                                                                        Para uma melhor discussão acerca da educação da mulher no Brasil é fundamental contextualizarmos a sua origem, considerando que a história não relata em uma cronologia especifica, mas mostra como aconteceu esse desenvolvimento.                                                                                Para que se possa entender como aconteceu este processo no Brasil, é de suma importância analisar como a mulher era vista na sociedade, que sempre foi considerada “machista”, onde a mulher sempre foi vista com a única função que era cuidar da casa, filhos e marido. A autora Aranha (1996) afirma que em todas as esferas da sociedade, seja ela rica ou pobre, suas mulheres eram confinadas e a elas já era destinada ser cuidadora do lar, pois eram consideradas sem vocação alguma tanto para os negócios como para a política. Beauvoir (1970, p.98) acresce que a mulher não era considerada um companheiro para o trabalho sendo assim exonerada do mitsein humano “[... O fato de a mulher ser fraca e com capacidade inferior de produção não explica a exclusão...]” nesse mesmo contexto de mulher como ser fraco e sem talento Ribeiro (2000 p.79) afirma que: ”[...tanto as mulheres brancas, ricas ou empobrecidas, como as negras escravas e as indígenas, não tinham acesso a arte de ler e escrever...]”        Assim verifica-se que “ as mulheres eram desprovidas” de qualquer tipo de atividade que envolvesse o mundo masculino, inclusive o direito a educação lhes era vetado, no Brasil Colonial, os Jesuítas apenas catequizavam os índios e os filhos dos colonos excluindo assim qualquer envolvimento feminino, nos 322 anos que durou este período indo de 1500 a 1822, época em que o Brasil foi colônia de Portugal não existiu não existiu nenhum tipo de educação feminina no quesito alfabetização, pois as mulheres eram consideradas seres inferiores, pois Portugal vivia a cultura ibérica, onde transportaram-na para o Brasil.                Ao longo da história do Brasil vemos todo o tipo de luta de classes, dentre essas lutas vemos uma que pode se considerar de suma importância, que é a luta da mulher para encontrar o seu lugar e espaço no mundo, em todos os âmbitos da sociedade. Seja no mercado de trabalho, na sociedade em si, e mais precisamente na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com