TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Qualidade

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Falar em educação de qualidade engloba em um processo dinâmico, onde o ser humano deve ser motivado a desenvolver todas as suas habilidades e capacidades, não somente cognitivos, mas também afetivas emocionais e sociais, para transformações individuais e coletivas na sociedade.

A educação deverá permitir que aquele que recebe o conhecimento possa refletir e questionar, não é um ato de opressão, que destrói todas as potencialidades do homem, tornando-o apenas um objeto capaz de produzir o inútil e o indesejável. O homem necessita interrogar-se sobre a existência, a vida e suas circunstâncias. Assim sendo, a missão fundamental da educação é ajudar o homem a pensar.

Sendo assim a BNCC é um documento que tem como finalidade fazer uma ligação do que é ensinado nas escolas do Brasil com base desde a educação infantil até o ensino médio. Este documento é uma referencia com objetivos específicos em cada uma das etapas de formação, vem como uma orientação para formação de um currículo de cada escola levando em consideração as particularidades de cada uma como parte social, cultural e financeira.

Os fundamentos legais da BNCC são: compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global (dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica).

DESENVOLVIMENTO

Ensinar é algo complexo, pois não pode ser encarado apenas como a simples transmissão de conhecimento do professor para o aluno. É muito mais que isso, o professor deve estar sempre motivado para ensinar, atento a realidade do aluno, sabendo dosar a afetividade com a responsabilidade de conscientizar seus alunos da importância que o conhecimento nos traz. Para tanto deve elaborar atividades e métodos, eficazes que despertem no aluno a vontade de aprender. Por isso, se faz importante que tenham o interesse em aprenderem cada vez mais, em cursos de capacitação, entre outros

O professor no processo de ensino aprendizagem, deverá mostrar coerência entre aquilo que fala e faz, unindo a competência intelectual, a emocional e a ética, causando uma motivação ao aluno. Não se dando tanto enfoque ao conteúdo, mas focalizando o desenvolvimento de projetos, pesquisas, jogos, para que se possa não apenas aprender individualmente, mas coletivamente, se preocupando com as mudanças sociais, e a formação do cidadão consciente e humanizado.

CONCLUSÃO

ASSIM COMO O DOCUMENTO DE BCNN PROPÕE AS QUESTÕES SOCIAIS DEVEM SER COLOCADAS PARA A APRENDIZAGEM E REFLEXÃO DOS ALUNOS, RESSALTANDO VALORES HUMANOS, ÉTICOS E MORAIS, COMO TAMBÉM ATIVIDADES EM GRUPO QUE DESENVOLVEM RELAÇÕES AFETIVO-SOCIAIS E OS ASPECTOS DE SOLIDARIEDADE DEVEM SER SEMPRE DESENVOLVIDAS. ISSO É IMPORTANTE PARA QUE OS ALUNOS TENHAM CONDIÇÕES DE PERCEBEREM A REALIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS, E ASSIM POSSAM BUSCAR ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA QUE ESSA MESMA REALIDADE SERÁ TRANSFORMADA. SE FAZ NECESSÁRIO QUE SEJA INCORPORADOS AO CURRÍCULO ESCOLAR, QUESTÕES RELATIVAS A CIDADANIA, ÉTICA, RACISMO, MEIO AMBIENTE, ENTRE OUTROS PARA A REFLEXÃO DOS ALUNOS E TOMADAS DE ATITUDE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com