TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Novas Tecnologias

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Prática Unidade 2

Educação e Novas Tecnologias

Professora: Simone

Com o desenvolvimento acelerado da Tecnologia, cada vez se fala mais sobre a importância do incentivo à inovação na sala de aula. E não é por acaso. A nossa realidade atual e a de um mundo conectado, onde a ‘internet’ já se faz presente nas vidas de mais da metade da população global.

Inovar em sala de aula, não necessariamente precisa ter uma tecnologia. Além disso, é resolver problemas com o que você tem, com tecnologia digitais ou não.

Precisamos preparar os alunos com o que temos.

A utilização de novas tecnologias ou matérias do ensino aprendizagem. No entanto, vale destacar que cabe ao professor compreender o potencial e as limitações da tecnologia, selecionando os melhores conteúdos e renovando a sua prática pedagógica.

Precisamos entender que nada substitui o papel do professor, o que acontece e a mudança do papel, porque o professor passa a ser mediador na construção do conhecimento como orientador, e o aluno passa para um papel ativo.

É preciso romper com os modelos tradicionais, buscando uma nova metodologia que agregue mais pessoas ao processo educacional. Todo esse quadro nos leva a enxergar a necessidade de um novo modelo que consiga compreender e agregar todos os alunos com certa flexibilidade para se adaptar às necessidades individuais e coletivas.

A inovação nas escolas é, portanto, uma resposta criativa à situação-problema em que a educação constantemente perde para o celular e outros dispositivos tecnológicos na batalha pela atenção.

Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=GQ7jRB6NArs

AVA Unianchieta - Conteúdo Digital - Unidade 2: EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS (instructure.com)

Comentários:

Rodrigo, boa noite.

Penso que sim é possível inovar na sala de aula sem precisar de muito capital, pois pode ser desenvolvido atividades práticas que não seriam o comum em algumas escolas, além de experimentos com materiais relativamente baratos

Julia, boa noite.

tecnologia precisa ser vista como uma aliada para as atividades educacionais.

Em aulas de interpretação de texto ou literatura, por exemplo, os professores poderão abrir fóruns na internet e propor aos alunos que compartilhem seus pontos de vista sobre um artigo ou a resenha de um livro lido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com