TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e o mundo do trabalho

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................

04

  1. PROJETO DE INTERVENÇÃO.........................................................

05

1.1 tema do projeto: A Educação e o mundo do trabalho............................

05

1.2 nome da escola: Construindo o Saber...................................................

05

1.3 público alvo: Jovens e Adultos...............................................................

05

1.4 empresa parceira: FUNDAÇÃO CAMINHOS DO SABER......................

05

1.5 pedagogo responsável:   PATRICIA.......................................................

05

1.6 Objetivos.................................................................................................

05

1.7 Relevância do desenvolvimento do projeto............................................

05

1.8 Breve fundamentação teórica.................................................................

05

1.9 Encaminhamento metodológico..............................................................

07

  1. DESCRIÇÃO DA PALESTRA.............................................................

08

  1. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIVENCIANDO PROFISSÕES..............

15

  1. CONCLUSÃO .....................................................................................

17

  1. REFERÊNCIAS ..................................................................................

18-19




INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é refletirmos sobre a relação trabalho e educação, pois com o mercado de trabalho tornando-se   cada dia mais competitivo e exigente, a necessidade e voltar à escola para a busca de uma qualificação profissional torna-se algo indispensável.

É extremamente vitorioso o sentimento que se revela para uma pessoa leiga poder aprender a ler e escrever, é como se fosse cega e de repente abrisse os olhos e enxergasse coisas que até então não via. Alfabetizar tais pessoas é proporcionar para elas grandes mudanças, uma nova visão de mundo, surge a esperança da chance de ter uma vida melhor pelo menos com mais oportunidades.

Faremos uma abordagem em especial aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), pois na maioria dos casos essas pessoas deixaram de lado seus estudos e ingressaram precocemente no mercado de trabalho sem terem qualificações necessárias para executarem determinadas tarefas, mas a escola de jovens e adultos resplandece a esperança de uma educação formal, da recuperação do que lhes foi negado anteriormente e transpondo a esperança e expectativas de um futuro melhor.

Muitos não tiveram a oportunidade de estudar devido as dificuldades no trajeto e acesso as escolas, principalmente nas áreas rurais.

        

  1. PROJETO DE INTERVENÇÃO
  1. TEMA DO PROJETO: Educação e o mundo do trabalho
  2.   NOME DA ESCOLA: Construindo o Saber
  3.  PÚBLICO ALVO: Jovens e Adultos
  4.  NOME DA EMPRESA PARCEIRA: Fundação Caminhos do Saber
  5.  NOME DO PEDAGOGO RESPONSÁVEL: Patricia

1.6 Objetivos    

O programa é voltado para estudantes com mais de 15 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental e médio.

Tendo em vista a construção da cidadania dos estudantes tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida.   

  1.  Relevância do desenvolvimento do projeto 

Alfabetizar tais pessoas é proporcionar para elas grandes mudanças, uma nova visão de mundo, surge a esperança da chance de ter uma vida melhor pelo menos com mais oportunidades.

  1. Breve fundamentação teórica

A EJA contribui com o resgate da cidadania e do trabalho, sendo iniciada no Brasil pelos Jesuítas. Na década de 1930 – A EJA Alcançou influência. O ensino básico e gratuito sob responsabilidade dos Estados e municípios. Décadas de 1950 e 1960, Oferta de educação ao povo, para qualificar a mão de obra para o trabalho nas indústrias. Década de 1970 – Paulo Freire foi referência para a Educação de Jovens e Adultos. Surge o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), com o objetivo cessar com o analfabetismo em 10 anos, que foi substituído por Programas de Alfabetização e Educação Integrada. Supletivos implementados com objetivo de escolarizar um grande Número de pessoas com um custo baixo.  A EJA passa a ser um dos caminhos para minimizar as desigualdades A responsabilidade da EJA passa para os Estados e Municípios. Em 2003 cria-se a Secretaria Extraordinária para a Erradicação do Analfabetismo. O parecer CEB nº 15/1998, se remete ao perfil dos sujeitos da EJA e que precisa ser considerado nas propostas da EJA.  A resolução CNE/CEB nº 1/2000 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. Desempenha três funções: - Função reparadora: pela restauração de um direito negado - Função equalizadora: refere se à igualdade de oportunidade. Função qualificadora: refere-se à educação permanente. Lei n° 5.692/1971, Capítulo IV o ensino supletivo visava suprir a escolaridade regular para adolescentes e adultos, que não a tinham seguido ou concluído na idade própria”. Conferência Mundial de Educação para Todos (1990). Declaração Mundial sobre Educação para todos (UNESCO, 1998). Os países participantes foram incentivados a elaborar Planos Decenais de Educação Para Todos. Na LDBEN nº 9.394/1996, reafirmou o direito de jovens e adultos ao ensino básico adequado às suas condições. Segundo Souza (2010), processo de educação de adultos pode ser analisado sob duas dimensões indissociáveis: Segundo as orientações da CONFINTEA, a educação de jovens e adultos deve: Priorizar a formação integral,  elaborar e implementar currículos flexíveis. Incentivar educadores e alunos a desenvolver recursos de aprendizagem diversificados. O Método de Alfabetização de Adultos de Paulo Freire Os temas geradores são extraídos a partir do levantamento de assuntos de interesse da comunidade e das palavras de conteúdo mais significativo, chamadas de “palavras geradoras”.  Campanha Nacional de Educação de Adolescentes e Adultos (CNAA) O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pro Jovem), cujo objetivo é elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (715.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com