TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação em Ambientes Não Escolares

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo: IACS – RS

Curso: Licenciatura Em Pedagogia-7ºSemestre

Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

Aline

Daiane

Elaine

Louvani

Venilda

Educação Não Formal e Educação Profissional

Professora EAD: Kate Oliveira Kumada

Tutor Presencial: Sandra

                                                    Taquara / 2015.

Educação Profissional em seus diversos ambientes

O que é Educação não formal?

A Educação não formal tem sido constantemente associada ao conceito de educação social, área de estudos na qual tem sido rediscutida a formação do educador social, ou seja, o perfil do profissional para atuar no seu contexto. A educação não formal envolve espaços não escolares, intencionalidade, formação para cidadania, autonomia, humanização, mediador e educador social.

É importante destacar que a educação formal e a não formal podem variar conforme o país ou o tempo. A educação não formal costuma ser mais flexível, hábil, prática e dinâmica que a formal, nasce como uma contribuição ao atendimento daqueles que se encontram excluída de qualquer proteção necessária para seu desenvolvimento. Não é uma soluçãomas uma complementação as demais formas de educação.

O objetivo da educação não formal é contribuir para a formação integral do individuo, atender aos interesses e necessidades dos educandosem ambientes adaptados para sua cultura e meio social. A educação não formal ocorre a partir da iniciativade movimentos populares associações, organizações que visam a mudança social, possui caráter transformador, forma cidadãos conscientes de seu valor e sua importância. Na educação não formal, os resultados operam através da consciência do agir coletivo, da construção dasconcepções de mundo, do enfrentamento de adversidades, da auto avaliação da interpretação do mundo a sua volta e do desenvolvimento de uma cultura política.

A educação não formal teve um grande avanço a partir do ano de 1990, onde a educação ganhou a sua maior atenção, devido ás suas mudanças na economia sociedade e mundo do trabalho, onde se começou a valorizar a aprendizagem em grupo e o conhecimento cultural, assim todos os alunos acumulam determinados conhecimentos, atitudes e habilidades através das suas experiências diárias, levando sempre em consideração o lugar onde o aluno se relaciona com a família, amigos, igreja, etc. A maior importância da educação não formal está na possibilidade de criação de conhecimentos novos, o agir das pessoas voltado a comunicação e entendimentos dos fatos e fenômenos sociais do nosso cotidiano, baseia-se a partir de experiências anteriores segundo as tradições culturais e as condições histórico sociais de certo lugar e tempo.

Percebe-se que a educação não formal possui vários campos de atuação e o que em um determinado lugar será considerado não formal em outros espaços pode não ser, pois a concepção de educação não formal está associada ao aspecto cultural, que leva a compreendê-la como processo que se constrói durante uma vida toda e não como algo móvel, parado como é apresentado na maioria das instituições oficiais, tal educação ocorre pelas iniciativas de movimentos populares, associações democráticas organizações que visam a mudança social, dentre outras e possui caráter transformador, pois possibilita que os atendidos sejam conscientizados do seu valor e da importância de serem cidadãos conscientes sobre suas ações e a sua realidade. A educação não formal é voltada para o ser humano, ela não substitui a educação formal, as duas se complementam, pois possibilitam programações específicas, articulando escola e comunidade educativa, ou seja, tudo que envolveem torno da escola, ou prática desenvolvida pela escola ou comunidade. Um exemplo bem claro de educação não formal é a utilização em conselhos, fóruns e assembleias populares.  

Existe também o conselho deliberativo da comunidade escolar, ou seja, o CDCE, onde pais alunos e funcionários da escola se reúnem uma vez por mês, para discutir organizar e planejar sobre como estão sendo gastos as verbas que são repassadas para as escolas, e decidem o que pode ser feito para melhorar o ambiente escolar, dão palpites e opiniões de como transformar o espaço escolar em um ambiente acolhedor para os seus alunos, muitas vezes muitas dessas crianças só recebem atenção na escola, pois fazem parte de uma família desestruturada e muitas vezes querem carinho e atenção, e então cabe ao conselho a busca por uma prática educativa que abrange estes tipos de problemas encontrados na escola.

         Uma das principais lutas idealizadas pela educação não formal é ter uma escola pública de qualidade, uma escola com projetos pedagógicos que respeitem as culturas locais, que buscam novos projetos e processos de implantação de modelos educacionais, e que lutam pelos professores e funcionários por melhores condições de trabalho e de salário.

Para obtermos melhorias é preciso ousadia, criatividade, porque as novidades só ganham força quando passam a ter domínio e por isso é preciso voltar os olhares para a organização da sociedade civil, da ênfase a educação onde formem cidadãos para atuar nos dias de hoje, e transformemculturas políticas arcaicas em políticas emancipatórias e transformadoras. Por isso é necessário uma prática compartilhada da comunidade educativa e escola, no exercício das tarefas de que a união de ambas faça a diferença e se complete.

         Qualquer que seja o caminho reconstruído ou construído é de muita importância para o futuro de nossas crianças e jovens, estabelecendo diálogos ação solidária sem conflitos, e é através destas ações que a visão do mundo será mais ampla e satisfatória. E é sempre bom lembrar que qualquer prática educativa seja ela formal ou não formal deve partir do princípio para agregar novos conhecimentos para aqueles que querem viver em uma sociedade mais justa e melhor para todos.

Associativismo no Brasil e os Projetos Sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (258.7 Kb)   docx (176.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com