TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação em Ambientes não Escolares

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PEDAGOGIA

Disciplinas Norteadoras

Educação Inclusiva, Didática do

Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática,

Educação em Ambientes Não Escolares.

ALUNOS (a): ANDRÉA FERREIRA XAVIER         RA: 9679453909

KARLA CAROLINA LACERDA F. ARAÚJO          RA: 8744120251

LÊDA ALVES NETO                                              RA: 9932564201

MARCELA RODRIGUES ALBERNAZ                   RA: 1299107013

RAMONE P. DOS SANTOS                                  RA: 8520910508

Desafio Profissional

 

Tutora Online: Tania Mara Toledo

Tutora Presencial: Maria Rita

Valparaiso – GO

Junho/2017

ALUNOS (a): ANDRÉA FERREIRA XAVIER         RA: 9679453909

KARLA CAROLINA LACERDA F. ARAÚJO          RA: 8744120251

LÊDA ALVES NETO                                              RA: 9932564201

MARCELA RODRIGUES ALBERNAZ                   RA: 1299107013

RAMONE P. DOS SANTOS                                  RA: 8520910508

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]



INTRODUÇÃO

     Esse desafio profissional consiste em compreender alunos com deficiência para que esses alunos possam receber o apoio especializado garantindo a aprendizagem de todos os alunos. O estudante poderá beneficiar-se dos apoios de caráter especializado, como o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, no caso da deficiência visual o papel da educação é o cuidar da criança em estado formal, procurando a evolução de sua aprendizagem.

     O objetivo desses profissionais da educação é exercer um papel como educador procurando respeitar o caráter lúdico, das atividades com ênfase no desenvolvimento integral da criança, considerando que a formação profissional dos docentes que trabalham com deficientes, nesse caso, serão realizadas atividades com Braile, Material dourado e Soroban que são consideradas atividades fundamentais atualmente para a aprendizagem com deficientes visuais. Essas atividades não deverão ser criadas especialmente para o deficiente, serão atividades para todos os alunos sem descriminação.

     O ensino fundamental vem passando por um longo e permanente processo de transformação no Brasil com a inclusão dos deficientes nas salas de aulas reconhecemos a importância do desenvolvimento integral nos primeiros anos de vida onde encaram a vivência escolar como parte essencial desse processo.

 

     Esse projeto que é o desafio profissional é de suma importância para o grupo, pois adquirimos mais conhecimentos sobre o que é  a deficiência visual, e que existe limitações, desse modo, procuramos mostrar que devemos deixar o preconceito de lado buscando proporcionar o máximo de nós para tornar a vida dessas pessoas normas como as nossas, por tudo isso esse projeto foi de grande relevância para o nosso desenvolvimento como educador, pois aprendemos o que é a diferente e como tratar essa diferença, buscando desenvolver seus métodos de ensino em relação às crianças, cada educador de um modo diferente do outro o que mostra ainda mais o quanto a educação evoluiu e tende a evoluir, para uma educação melhor para todos.

ESCOLA CAMINHO DO SABER

TURMA: 2 ANO “A’’ ENSINO FUNDAMENTAL 

PROFESSOR (a): REGIANE

AÇÃO: É um projeto que tem como finalidade fazer a inclusão propondo acolhimento dos alunos com deficiência visual nas salas de aulas adequando os alunos normais aos alunos com deficiência para que esses alunos possam receber o apoio especializado garantindo a aprendizagem de todos os alunos. O estudante poderá beneficiar-se dos apoios de caráter especializado, como o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, no caso da deficiência visual.

Conteúdos: Meio Ambiente; Corpo humano; Cinco sentidos; Higiene; Adição e subtração.

Disciplinas: Ciências e Matemática 

Encaminhamento Metodológico: Serão realizadas atividades com Braile, Material dourado e Soroban que são consideradas atividades fundamentais atualmente para a aprendizagem com deficientes visuais. Essas atividades não deverão ser criadas especialmente para o deficiente, serão atividades para todos os alunos sem descriminação.

Recursos: Tecnológicos, equipamentos, jogos pedagógicos, aplicação de fontes de sinais e símbolos gráficos em livros, apostilas e textos avulsos contribuem para que as ações pedagógicas alcancem seus objetivos.

CONTEUDOS E PROPOSTAS

 • Meio Ambiente: O objetivo da horta é estimular o aluno a explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico, entre os benefícios estão a produção e consumo de alimentos naturais, atividades ligadas a culinária, troca de conhecimentos, além de apresentar na pratica as consequências que as ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

 • Corpo Humano: A música será usada para estimular a criança a conhecer e brincar usando partes do corpo, fazendo com que elas batam palmas, batam os pés e pulem, pois, a dança possibilita a trabalhar aspectos que envolvem a construção do pensamento, a criatividade e as ideias de tempo – espaço, melhora a manutenção do equilíbrio e da postura corporal. É necessário entender que as capacidades e habilidades do indivíduo cego não estão limitadas e que se processa de maneira diferente devido à ausência da visão.

 • Cinco Sentidos: O ser humano possui cincos sentidos que são visão, audição, o tato e o paladar, na falta de um deles outros acabam sendo apurados. É o caso das pessoas com deficiência visual que acabam buscando outras formas de se interagir com o mundo. Os sentidos para o deficiente visual são de extrema importância, já que é a forma deles reconhecer o ambiente e, também de se locomover. Para estimular o uso dos sentidos, serão realizadas algumas práticas como atividades psicomotoras que valorizam o esquema corporal de movimentação e orientação, atividades lúdicas de memória sonora, jogos exploratórios de textuais, para trabalhar a iniciação ao sistema de braile e jogos de desafio e jogos de desafio, tais como dominós, dama, xadrez, entre outros.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com