TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação infantil

Por:   •  3/3/2017  •  Bibliografia  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONARIO DO CURSO EDUCAÇÃO INFANTIL

ALUNA: Eronice Rocha da Silva Vieira

1) Os direitos sociais visam garantir aos indivíduos condições para o pleno gozo dos seus direitos, na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Os direitos civis, vai regular as relações privadas dos cidadãos, entre si. Os direitos políticos garantem aos cidadãos participarem da formação governamental. Os direitos sociais são mais dificultosos de se materializar pois são mais custosos para o estado, vai exigir investimentos financeiros

2) Antes da Constituição de 1988 a questão da educação infantil era vista de forma Assistencialista e do amparo. A inovação proposta para a educação infantil após essa constituição é que passa a ser vista como um direito e não apenas como assistência e amparo.

3) Em sentido mais amplo, significa que devemos envolver no processo educacional toda a forma de educação; o sentido mais preciso da educação se refere a especificidade das instituições de educação infantil, que atendem crianças de 0 a 6 anos de idade, na constituição federal de 1988, garantindo-lhes um olhar pedagógico.

4) a) A responsabilidade do Estado é basicamente a de garantir a vaga nas creches;

b) Denominação: temos para as crianças de 0 a 3 anos a Creche e para as crianças de 4 a 5 anos a Pré- escola.

c) A partir da lei de 2006 o egresso da criança ao ensino fundamental passa a ser de seis anos de idade.

d) A lei que regulamentou foi a de numero 11.274 de 06 de fevereiro de 2006.

5) O espaço físico ideal para atender as crianças da educação infantil deve ser amplo, colorido, criativo, diversificado, funcional. Por exemplo, o ideal seria que toda a escola locais amplos e abertos para jogos e brincadeiras, sala de livros e brinquedos, espaço externo e parquinho. A escola deve contemplar a brincadeira, as paredes devem trazer imagens que estimulem a criatividade das crianças, mobiliários adequados à faixa etária.

6) O termo lúdico se refere aos jogos, brinquedos e brincadeiras, pois elas fazem parte da vida das crianças. Piaget descreve quatro estruturas básicas de jogos: jogos de exercício, jogo dramático/ simbólico, jogos de construção e jogos de regras. Vygotsky, estabelece uma relação estreita entre os jogos e a aprendizagem, atribuindo-lhes uma grande importância.

7) a) Respeitar as diferenças individuais de cada criança é considerar essas diferenças e respeitar a diversidade econômica e cultural e social dessas crianças

B) Toda a criança brinca e o movimento é também uma  forma de desenvolvimento e aprendizagem, elas expressam  seus pensamentos e sentimentos, suas interações com os adultos e outras crianças e sua comunicação verbal ou não- verbal.  

C) Toda a criança tem o direito de se desenvolver plena e adequadamente, cuidada e educada, garantindo-lhes os cuidados essenciais a sua integridade física e saúde e o direito a uma educação de qualidade;

8) A brincadeira e o movimento são características próprias da infância.  É preciso respeitar essa fase do desenvolvimento do ser humano. A brincadeira ainda garante seu desenvolvimento adequado, ela se torna mais feliz, melhora sua criatividade e a sua imaginação. Ou seja, a criança quando brinca também aprende e garante seu desenvolvimento e sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com