TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação na Pedagogia

Por:   •  29/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.701 Palavras (19 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 19

“AGORA POSSO LER”:

elas na educação de jovens e adultos[1]

Adriana Kelly Bandeira de Araujo

Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop/MT - Brasil

RESUMO

A presente pesquisa teve por objetivo identificar as motivações e saber por que as mulheres retornam à escola. Levantaram-se quais são suas motivações e o que buscam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando pontuar as dificuldades encontradas por elas neste processo de retorno. A pesquisa ocorreu no ano de 2015, na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita, localizada na cidade de Sinos, Mato Grosso O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque etnográfico, de cunho social. Pode-se concluir que as mulheres retornam a escola porque tem objetivos que só podem ser alcançados através da educação.

Palavras-chave: Educação. Educação de Jovens e Adultos. Motivação. Mulheres.

1 INTRODUÇÃO

Pensar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) requer pensar nas motivações que têm esses educandos para retornarem ao espaço de sala de aula, considerando tais motivações, algumas questões se tornam pertinentes: Por que retornam? Quais fatores mais influenciam na tomada de decisão, e na procura pelo espaço escolar.

De modo geral compreender o que mulheres tão diferentes, (pela defasagem de idades e pela heterogeneidade constituída das turmas) teriam a dizer sobre tudo isso, e o que têm em comum por partilharem do mesmo espaço escolar. Essas questões tentaram ser compreendidas neste artigo.

A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2015, durante a 6ª fase do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), vivendo entre o trabalho, estágios de docência, os trabalhos acadêmicos e a pesquisa da monografia em períodos noturnos, não foi um período fácil, diria até desgastante. Para a realização deste artigo foram traçados objetivos e metas, estes que foram percorridos e também mediados por uma metodologia.

2 CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

A Educação de Jovens e Adultos tornou-se uma modalidade de ensino requisitada nas escolas, por representar uma maneira de concluir o Ensino Fundamental e Médio fora do tempo regular. Saber o contexto histórico e como se deu esse processo, como essa modalidade de ensino passou a fazer parte da grade curricular nas escolas, como nova oportunidade de retorno à escola, para aquelas pessoas que de alguma forma deixaram de estudar em idade prevista para o ensino fundamental e médio. Um processo de luta com mais de 50 anos, possibilitando uma educação em modalidade diferenciada para que muitos pudessem retornar a escola, um olhar para as educandas que hoje fazem parte desta modalidade de ensino.  

O retorno a EJA torna-se hoje objeto de estudo, compreender as motivações, expectativas, e anseios de mulheres que estão de volta à escola, e este fato ocorre nas escolas que oferecem a modalidade de jovens e adultos, a EJA, tornou um meio de voltar ao ambiente escolar em busca de saberes, “para o jovem e para o adulto, a escola passou a representar a possibilidade de aquisição de conhecimentos capazes de elevar a própria autoestima e de facilitar a busca para um emprego melhor” (MEC, 2001, p. 42-43). Através da educação essas pessoas almejam um lugar melhor no mercado de trabalho, o reconhecimento da família, e uma satisfação pessoal.

O Ministério da Educação e da Cultura tem como uma de suas metas prioritárias assegurar a todos os brasileiros de 15 anos ou mais que não tiveram acesso ensino na idade própria.

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria (BRASIL, 1988).

Mas para garantir essa permanência do jovem e do adulto na escola,  não basta que seja apenas Lei ou uma boa escola, essa permanência também esta diretamente ligada à vontade de cada educando de permanecer no curso. O que nos remete aos motivos de ordem pessoal, que sem dúvida influencia na questão do acesso e da permanência.

A Educação de Jovens e Adultos no Brasil está relacionada com questões sociais, econômicas e políticas que se refletem principalmente no abandono da escola por parte das crianças e principalmente adolescentes, que deixaram a escola por alguma opção necessária a sua condição de vida. O Brasil é um país que historicamente teve em seu cenário, uma realidade social expressa em uma distância enorme entre as classes sociais, essa discrepância socioeconômica  possibilitou entre outras faltas, essa exclusão social que está estampada ao longo deste processo pelos índices de analfabetismo ainda existentes.

2.2 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MATO GROSSO

A Educação de Jovens e Adultos tornou- se com o passar dos anos políticas públicas, portanto passou a ter regras e normativas organizando essa modalidade de ensino. O pensamento de Paulo Freire comprometido com práticas pedagógicas mas sedimentadas e consequentemente mas eficazes modificou o cenário da EJA, transformando sujeitos meramente alfabetizados, em sujeitos com possibilidades de  exercer sua cidadania. A pedagogia de Paulo Freire alicerçou a educação popular, e atualmente a EJA, objetiva não somente a vida escolar do educando, mas objetiva também suas experiências particulares. A EJA vem tendo visibilidade governamental, com resoluções e pareceres, como por exemplo, o  Parecer nº 11, relatado pelo Conselheiro Carlos Jamil Cury, homologado pelo ministro da Educação em 5 de julho de 2000. Outro aspecto relevante que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDBEN) foi o de não estabelecer idade mínima nos cursos da EJA, facilitando ainda mas o acesso à modalidade de ensino. Assim como Paulo Freire idealizou o Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos da EJA, devem considerar a sua clientela, e as especificidades de seu público.

As Diretrizes Curriculares Nacionais, o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso homologou em 05/09/00 e publicou em 04/ 10/ 00 a Resolução nº 180/2000, em que estabelece regras no Sistema Estadual de Ensino para escolas que oferecem EJA. Essa Resolução imputou á Secretaria Executiva de Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC) criar um Programa de Educação de Jovens e Adultos, em parcerias com escolas estaduais, municipais e privadas, que quisessem oferecer em sua grade curricular a EJA, respeitando determinações asseguradas na Lei. Mas o Programa não teve o êxito esperado, e as pessoas continuavam vendo a EJA, como uma maneira de obter certificados, sem terem o devido aprendizado. Mas o Estado de Mato Grosso através da SEDUC reitera seu comprometimento com a EJA, salientando que essa modalidade prioriza o “aprender por toda a vida” e que vai continuar buscando educação de qualidade para esses educandos, alicerçada pelos termos da Legislação Nacional vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com