TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Digital

Por:   •  18/2/2016  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Desafios da Era Digital

"A era digital veio confrontar o modelo de conhecimento, de comunicação e de construção de antigas relações sociais da educação? Ou apenas revelou a incapacidade dos paradigmas educacionais vigentes de dar conta de formar novas pessoas para uma era com novos desafios? Seja o que for o fato é que a educação e os educadores, tal como conhecíamos antes, pouco a pouco vão desaparecendo, substituídos por novidades - algumas com virtude, outras sem." (Eduardo Monteiro. Designer, mestre em educação e consultor de projetos de comunicação e educação).

Hoje em dia, a escola tem que entrar em sincronia com a era digital, isso se tornou significativo para o processo educacional, e é cada dia mais necessário. O modelo de antigamente, hoje já não é mais relevante. Um dos desafios é desenvolver competências necessárias para a resolução de problemas, aplicando a eles toda essa novidade.

Na educação o fato do aluno interagir com todas essas novidades é muito importante porque as exigências de conhecimento se ampliam a cada dia, as crianças já estão aprendendo com a tecnologia, já mudaram os estilos dos textos, e agora eles usufruem de ferramentas digitais para que possam se desenvolver física, moral e intelectualmente. Nesse sentido, é necessário desenvolver estratégias para integrar tecnologias à educação.

Antigamente, todas as vezes que alguém se deparava com um problema, tende a buscar para ele alguma solução. E quando criamos uma solução para o mesmo construímos conhecimento, e se a solução mostrar-se eficaz para o numero significativo de casos semelhantes nos encontraremos então diante de uma tecnologia.

A vida digital é uma realidade irreversível e incontestável. Estamos diante de uma forte transformação cultural, que mudou tudo de lugar: saberes, poderes, técnicas, éticas e autoridades. Sem dúvida, tratar desse tema implica primeiramente considerar a questão de políticas educacionais que garantem o direito de acesso às tecnologias e às experiências pedagógicas. Trata-se mais de aprender novas formas de pensar, comunicar e promover a participação pela via da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com