TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da relação da família-escola no contexto da inclusão

Por:   •  12/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da relação da família-escola no contexto da inclusão

         A temática que tem que me chamado atenção durante do curso é sobre a importância da relação da família-escola no contexto de inclusão. Os materiais já apresentados promoveram ponderações e esclarecimentos sobre a inclusão escolar, seja da criança com necessidades especiais como a inclusão da família dessa criança na ambiente escolar durante o processo de desenvolvimento dela. É necessário levar em consideração se a mesma está acessível com projetos pedagógicos para esta interação acontecer entre família e o ambiente escolar, se os progenitores se esforçam para serem participativos, se o grupo pedagógico é capacitado para a inclusão de crianças com necessidades especiais, se a escolar tem materiais pertinentes para inclusão de crianças com deficiências, e outras indagações.

Com o aprendizado adquirido na faculdade, foi possível aprender muito a respeito da inclusão social, porém na minha concepção como assistente social, não tinha tido a oportunidade de estudar a respeito da educação escolar inclusiva em si, pois acreditava que era um contexto que não seria necessária intervenção, acreditava que era tudo perfeito. No entanto, com a especialização, tenho estudado que não é bem como eu imaginava, e isso tem me levado a obter um olhar diferenciado para a área da educação.

Uma discussão sobre a metodologia da resolução de problemas só pode ter sentido se previamente for definido o objetivo a ser atingido. Entendemos que, na proposta de resolução de problemas, um dos grandes objetivos é fazer com que a educação que é um direito fundamentado por lei, para todos, independentemente da cor da pele, da classe social, do gênero e da deficiência, que a pessoa possuir. Isso implica ampliar o conceito de educação especial e trabalhar para e pela diversidade, reformular os princípios, metas e currículos das escolas dentro da ótica inclusiva, instrumentalizar todos os educando, sejam eles considerados “normais” ou “deficientes”, para inserção e atuação na sociedade, exercendo assim a cidadania. O processo de inclusão escolar é necessário que haja uma transformação no sistema de ensino que vem beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do sujeito e não mais as suas deficiências e limitações. O incentivo por parte da escola deverá acontecer com a inclusão da família na proposta pedagógica da instituição. A inclusão acontecera se a escola e a família trabalhar em concordância nesse processo, desta formar juntando experiências e cooperando para o bem-estar dos estudantes. Para isso, é necessário que a escola seja um ambiente acolhedor e que os professores tenham o conhecimento necessário para saber trabalhar com as crianças com necessidade especial e, além disso, ter dialogado coerente frente aos obstáculos que possam surgir e adotar comportamentos e medidas contra a exclusão dentro da instituição escolar. 

A família e a escola têm papeis essenciais no desenvolvimento humano, no processo evolutivo, podem de fato, atuar tanto do ponto de vista positivo, como negativo, sendo capazes de inviabilizar o crescimento físico, intelectual e social do individuo. Enquanto a família transmite valores e crenças, a escola impulsiona e desenvolve um ponto de vista universal e ampliada do conhecimento. Desta forma, é importante que uma complemente a ação da outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com