TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola como instituição transformadora

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                     INTRODUÇÃO

Preliminarmente vamos abordar a posição da escola atualmente e a postura do professor no desenvolvimento intelectual e social do individuo e também a visão do autor Tozoni- Reis(2010) ao texto sugerido.


[pic 2]                      DESENVOLVIMENTO

A escola como instituição transformadora tem o papel importante na sociedade, tendo sua função social formar seres pensantes, críticos e questionadores de sua realidade, tornando-os cidadãos livres e conhecedores de seus direitos e deveres, a educação tem o poder de mudar o individuo e inovar o mundo, mas isso não é só função do Estado, mas também da família e de toda a comunidade envolvida, é um direito de todos ao acesso à educação de qualidade. A importância em oferecer boa instrução vem sendo garantido por leis que passaram por modificações para chegar ao ambiente propício à evolução intelectual e social do individuo.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram”. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. Jean Piaget.

Assim, percebemos quão grande é importante à postura do professor em um ambiente escolar, favorecer boa instrução está voltado também à postura do profissional dentro de sala, o mediador pode interferir no perfil daquele indivíduo a ser formado, o educador é a pessoa que passa ao sujeito as instruções necessárias, e por ter essa missão, sua postura deve ser pensada, como quais valores são necessários ao professor dentro da sala de aula, como esses valores influenciam os educandos e de que forma essa postura influencia o ambiente escolar. O profissional deve ter como valores humildade, bom senso, ética, respeito, tolerância, alegria, esperança, comprometimento e paixão por sua profissão, para desenvolver a relação professor/aluno, aluno/professor, se houver esta relação de respeito entre ambos o processo de ensino-aprendizagem terá maior relevância e eficaz será a conclusão do ensino. Após ter adotado postura ética passa-se a projetar estes mesmos valores para seus alunos que acabam assim fazendo uso deles e transformando a realidade em que vivem. Muitos seriam os sentimentos criados por um professor que possui tal postura perante seus alunos como: Afeto, felicidade, respeito, entre vários outros. O professor precisa ser exemplo para os alunos em processo de aprendizagem necessitam de um professor com postura, e o professor precisa saber e ter consciência de sua postura em sala, por ele ser mediador entre o aluno e a sociedade. O professor através da troca de conhecimentos em sala de aula oportuniza que aluno seja capaz de liberar-se das estruturas opressivas da sociedade.

 Em relação às teorias críticas e pós-críticas, oportunizam aos sujeitos a percepção da sociedade que enfrenta a desigualdade social de nova maneira. Proporcionam ao aluno nova visão de mundo. A teoria crítica proporciona aos indivíduos perspectiva libertadora, essa prática curricular era vista como espaço de defesa das lutas no campo cultural e social. E a teoria pós-crítica, ia além da questão das classes sociais, focava no sujeito, fazia com que o mesmo lutasse por sua inclusão no meio social, essa teoria se adapta ao contexto dos estudantes, fazendo assim com que compreendam as diversidades do outro gerando assim, o respeito mútuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com