TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas Transformadoras

Por:   •  7/6/2020  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Escolas Transformadoras

A presente pesquisa “Escolas Transformadoras” nos mostra que ao olhar para a educação, temos uma visão ampla e explicita do que esperamos da escola transformadora pois sempre haverá esperança para a educação ao vermos várias possibilidades de futuro mais humano. Portanto no âmbito escolar, podemos dizer que a democracia deve estar presente, nas práticas, no espaço escolar onde a participação deve ser de todos, o trabalho deve ser coletivo, autônomo e qualitativo. Está é a escola que esperamos uma escola transformadora que venha promover ações que leve a todos questionar, reconhecer e incorporar os fatos presentes no cotidiano e ser sujeito ativo e reflexivo que levam práticas inovadoras, para a escola. Uma escola transformadora é aquela em que os alunos são estimulados a serem agentes de mudança.

Podemos nos espelhar na escola Amorim Lima onde o projeto é inspirado na Escola Ponte localizada em Portugal que é uma escola transformadora. Na escola Amorim, cada aluno tem um educador tutor onde cada professor é responsável por cerca de 20 alunos.

A escola passa por uma emancipação do aluno dentro do âmbito escolar, dando direito ao aluno de exercer autonomia dos conteúdos e explorar o espaço físico a cooperação em grupo. A educação além de ser necessário para interação dos seres humanos com a natureza e entre si é a maneira de fazer com que uma civilização possa revolucionar sua cultura formando cidadãos capazes de participar ativamente no cenário político e social de sua nação.

A escola necessita de ferramentas de inovação pedagógica para cada educando e que encontre vigor e habilidades para aprender juntamente com os professores que carrega expectativas e habilidades.

A escola Montessoriana é um modelo de escola construtivista onde utiliza a educação autônoma que é observada pelo Docente onde o mesmo observa a criança respeitando o tempo de cada uma onde o mesmo conduz a criança para que o método dê certo, onde o docente utiliza material didático e apresenta para seus alunos e demostra como deverá ser realizado após o mesmo se afasta da criança para que ela possa realizar a atividade livremente somente com a observação do docente esse processo ajuda com que a criança seja autônoma .

Escola Tradicional teve origem no século XIX, onde possui modelo Firmado e certa resistência em aceitar inovações pois esse método acredita que a formação de um crítico e criativo depende justamente da informação adquirida e do conhecimento. Na escola o professor é distante de seus alunos e não é permitido questionamento das autoridades da escola onde o professor é o agente e o aluno é o ouvinte onde quem tem a voz sempre é o professor. A escola segue um modelo onde é necessário ter apostilas e necessariamente os alunos decora-la onde prepara os alunos para o vestibular dede o início do currículo escolar os alunos são formados a não questionar sem base solida, rígida e normativa da informação. O papel da escola tradicional era justamente fazer com que o aluno crescesse seu pelo próprio mérito a partir do professor onde repassa para seus alunos seu conhecimento de uma forma totalmente mecânica, fria e crua onde aluno sempre seria aluno pois o professor seria o único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com