TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística na Pedagogia

Por:   •  18/8/2021  •  Dissertação  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Diariamente as pessoas se deparam com informações em forma de gráficos e tabelas. Muitos têm dificuldade em entender essas informações, porque não sabem interpretar de forma correta o que está descrito. Como a estatística está presente em diversas áreas do conhecimento, pode-se afirmar que seu entendimento é muito importante para ser utilizado em todas as disciplinas escolares. Para que os estudantes possam começar a entender a natureza e os processos envolvidos em uma investigação estatística, fazendo considerações que interfiram no modelo de um plano para a coleta de dados. Isso inclui reconhecer como, quando e por que ferramentas estatísticas existentes podem ser usadas para auxiliar um processo investigativo. É preciso se familiarizar com as fases específicas de um questionamento estatístico, o que inclui formular uma pergunta, planejar um estudo, coletar, organizar e analisar dados, interpretar descobertas e discutir conclusões, implicações de descobertas.

Sendo assim, iniciarei uma atividade estatística com o 5° ano do ensino fundamental: Colando na lousa imagens de tipos diferentes de gráficos e questionando: Vocês já viram alguma imagem igual a essas?  O que são? Para que servem? Qual a diferença entre eles?

Fazer uma roda de conversa, contando um pouco da historia da estatística contextualizando como era no passado e como é nos dias de hoje.

Após separar a turma em grupos. Levar para a sala de aula jornais e revistas que possuam informações registradas em diferentes tipos de gráficos e distribui-los para os grupos.

Solicitar aos estudantes que procurem em jornais e revistas informações apresentadas em diferentes tipos de gráficos.

Questionando:

Quais tipos de gráficos foram encontrados? Qual o objetivo da pesquisa? Quais informações estão representadas nos gráficos? Algum gráfico representou uma pesquisa de opinião sobre, por exemplo, a preferência do cliente por um determinado produto, ou a escolha do eleitor por um candidato à eleição?

Pedir aos estudantes que montem um cartaz com as informações encontradas e o apresentem para a turma, indicando todas as informações que um gráfico pode representar.

Ao conduzir uma investigação estatística, os estudantes aprendem a interpretar resultados e a estar cientes sobre as tendências possíveis ou limitações nas generalizações que podem ser obtidas dos dados. Ao conduzir este processo, os estudantes precisam aprender como interpretar resultados de uma investigação estatística e colocar questões críticas e reflexivas sobre argumentações que se referem aos dados ou sínteses estatísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com