TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estágio em Educação Básica

Por:   •  22/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

                                                                                                                                                                                                                                                                                          UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ[pic 1]

                              Estágio em Educação Básica

          LUANA ARAUJO PATITUCCI CARNEIRO OLIVEIRA

                                       CEDENTE ESTÁGIO

                                  Colégio Nacional

Curso: Pedagogia

Matrícula: 201908482222

Cidade: Rio de Janeiro 

Data: 23/12/2021

                        Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão disciplina de Prática de Estágio em Educação Básica.       

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

        Este relatório irá descrever minha experiência de estágio em Educação Infantil realizado no Colégio Nacional, unidade Quintino, no período de 10 de Agosto a 23 de Dezembro de 2021. Cumprindo 154 horas de Estágio de Observação e Participação em uma turma de Pré I e Pré II nesta instituição. O principal objetivo do estágio é vivenciar a rotina e funcionamento de uma estrutura escolar dentro da Educação Infantil, auxiliando no desenvolvimento da disciplina e hábitos do estudo, motivando o aluno, auxiliando a professora em suas atividades, observando a prática da aula em relação ao planejamento, promovendo a fixação do conteúdo lançado, acompanhando e organizando a entrada e saída de documentos.

        Desde o momento em que decidi fazer o curso de pedagogia sonhei estar em sala de aula vivenciando esse mundo. Me realizei por conseguir estagiar em uma escola com uma estrutura e propostas pedagógicas incríveis. Tenho certeza de que será uma experiência enriquecedora e inesquecível, onde poderei praticar todos os conceitos e teorias estudados até este momento do curso de pedagogia.

        IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA E APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA DA ESCOLA.

        Em um terreno de três mil metros quadrados, a unidade Colégio Nacional unidade Quintino localizado na rua Clarimundo de Melo n°1.195- bairro Quintino, compreende os segmentos da Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental I (do 1 ao 5 ano), Ensino Fundamental II (do 6 ao 9 ano) e Ensino Médio em áreas bem definidas. O primeiro ano de funcionamento foi o de 1979 com os cursos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental e Jovens e Adultos. Em 1995, começou o Ensino Médio. 

        Em um único prédio de dois andares separados por anexos, fica dividido assim: o início da escola compõe pela porta de entrada, secretária e sala dos professores e diretores, administrativo, banheiro dos professores e funcionários e cozinha, com uma rampa de acesso liga o prédio que possui salas no térreo, um grande refeitório, piscina, cantina e uma grande área coberta para a socialização dos alunos em seus momentos vagos, além de 2 parquinhos para o segmento da Educação Infantil e uma sala chamada de sala pedagógica onde possui vários tipos de atividades para a socialização e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, para aprender brincando e estimulando os conhecimentos aprendidos em sala de aula, banheiros dos alunos que possuem chuveiro e toda a estrutura para receber as turmas do período do integral. Já no 1° andar possui somente sala de aulas mais designadas a Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio.

        Seu horário de funcionamento é de 8:00h às 17:30h, distribuídos em três turnos; manhã com escolaridade de 8:00h às 12:00h, tarde com escolaridade de 13:00h ás 17:30h e integral;

        A escola é toda feita em rampas para proporcionar melhor locomoção e acessibilidade, as instalações visão proporcionar ambiente físico estimulante ao desenvolvimento da criança e do jovem, que valoriza a segurança, a modernidade e o conforto. São dotadas de mobiliários e equipamentos compatíveis com a etapa de ensino que se propõem. Todas as salas são amplas, bem iluminadas, com ar condicionado e dotadas com quadro interativo (e-board) com acesso à internet que oportuniza ao educador a utilização de recursos que enriquecem a prática na sala de aula.

        APRESENTAÇÃO DAS CARACTERISTÍCAS DA DOCÊNCIA.

        Os professores de toda instituição são capazes e bem capacitados para suas funções, tem todo suporte pedagógico do Colégio para realização de todas suas funções.

        A equipe gestora e os professores trabalham em equipe para sempre prezar pelo bem estar e aprendizado dos alunos e funcionários. O Colégio Nacional possui 2 unidades, situadas nos bairros de Quintino e Jacarepaguá, mensalmente cada unidade é responsável juntamente com toda a equipe de professores para realização do planejamento mensal da Educação Infantil, trabalhando assim, toda as equipes em um só objetivo e fazer com que todos os seus alunos aprendam igualmente.

        O Colégio Nacional organiza-se em: Direção Geral, Diretor Administrativo, Diretor Adjunto, Gerentes Administrativos, Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais atuantes em cada segmento, Assistente de Coordenação, Secretários, Psicopedagoga, Mediadoras, Nutricionistas, Cozinheira, Auxiliares de cozinha, Auxiliares de serviços gerais, Psicólogo, Inspetores e o Corpo Docente que é composto por professores regentes e extras (inglês, educação física, natação) portadores de licenciatura para sua área de atuação. Além das monitoras (para o horário integral) e estagiárias.

        As famílias são estimuladas a participarem das atividades educativas. Todas as informações acadêmicas, comunicados, orientações de estudo são diariamente publicados na Agenda.

        A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo que pesquisa e diagnostica o estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, possibilitando progresso nos campos cognitivo, afetivo e social. No segmento da Educação Infantil a avaliação é realizada durante o decorrer do ano letivo a cada bimestre, através da observação do desenvolvimento global do aluno e seu registro de atividades, sendo registrada em relatório encaminhado semestralmente à família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (695 Kb)   docx (626.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com