TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Por:   •  7/9/2018  •  Artigo  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

FERNANDA DE BARROS SOUZA CARVALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

VITÓRIA - ES

2018

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

FERNANDA DE BARROS SOUZA CARVALHO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Trabalho de conclusão de curso apresentado como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Pedagogia – UNIUBE.

VITÓRIA - ES

2018

1.0 Justificativa

Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da formação de professores nos anos de 2016,2017, mostra a relevância do processo de formação continuada de professores, situando-o como sujeito real do fazer docente.

Descrevo a respeito do processo de formação continuada de professores fazendo com que os educadores reflitam sobre seu trabalho e construam novos conhecimentos, compartilhando experiências e buscando novas formas de prática pedagógica.

Palavra chave = Formação continuada de professores

2.0 Objetivo

Ao iniciar este estudo sobre a necessidade de formação continuada de professores, observei que o crescimento do número de docentes que apresentam um diploma universitário tem acompanhado o que a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 exige, ou seja, a urgência de profissionais graduados faz-se necessário na educação básica. Ao verificar que as mudanças ocorridas no meio político, econômico, tecnológico e social trazem a necessidade de repensar a função social da escola, onde princípios democráticos de cidadania, inclusão, participação e respeito à diversidade são enfatizados nos modelos atuais de educação.

A  LDB 9394/96 em seu art.2 estabelece norma democrática dizendo que é dever da família e do Estado quando o objetivo dela tem como finalidade o pleno desenvolvimento do ser humano, do seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; por isso a formação continuada como diz Mizukami, (2002) deve propiciar momentos para reflexão, onde aprender a ensinar e a ser professor ultrapassa a mera aquisição  de um rol de conhecimento e de estratégias para sua transmissão; assim, a formação  continuada deve levar a reflexão da pratica do docente possibilitando mediações entre a formação inicial e a continuada, estabelecendo um paralelo teórico e o praticado.

o professor defronta-se com as mais múltiplas situações divergentes, com as quais não aprende a lidar durante seu curso de formação. Essas situações estão além dos referenciais teóricos e técnicos e por isso o professor não consegue apoio direto nos conhecimentos adquiridos no curso de formação para lidar com elas. (MIZUKAMI et al, 2002, p. 14).

O desafio de se aprender a ser professor no século atual precisa de uma aprendizagem além do saber fazer, é preciso atitude, é preciso pensar o crítico sobre valores a serem construído.

3.0 Fundamentação Teórica

Tendo como base Paulo Freire e suas reflexões para contexto formação de professores nos dias de hoje, principalmente em suas questões ética-politica e  prática docente, ou seja, não existe uma educação neutra para Freire, mas uma educação comprometida com a verdade onde há uma busca maior  do aluno, precisamos colocar em prática nossos conhecimentos com objetivo de alcançar um mundo mais humano  onde possamos chegar aos lugares sem destinção de crenças, valores, raças, classe social. Freire propõe uma ideia de que trabalhar na área de educação requer do docente um continuo processo de formação; o professor /  educador deve estar comprometido com a ética, o agir, para que não perca clareza dos seus atos.

No livro pedagogia da autonomia, Freire ressalta a importância do compromisso ético educativo, onde teoria e prática devem andar juntos. No texto abaixo fica claro o pensamento do autor em relação a educação que valoriza a humanização.

É nesse sentido que reinsisto em que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas, e por que não dizer também da quase obstinação com que falo de meu interesse por tudo o que diz respeito aos homens e às mulheres,

assunto de que saio e a que volto com o gosto de quem a ele se dá pela primeira vez. Daí a critica permanentemente presente em mim, à malvadez neoliberal, ao cinismo de que sua ideologia fatalista e a sua recusa inflexível ao sonho e a utopia (1996,p.6)

Existe uma politica que é apontada na obra de Paulo Freire e não pode se dizer que é partidária, mas ativa na sociedade com consciência entre agir e refletir. O docente tem como dever respeitar o educando, ele precisa motivar o aluno, saber lidar com sala de aula é tornar o desafio de ser professor em algo que ele sinta prazer em transmitir conhecimento, buscar na formação continuada algo que não lhes foi mostrado na formação inicial.

Metodologia –

. Tempo – os horários de trabalho coletivo devem ser definidos com tempo necessário para que as estratégias sejam colocadas em práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com