TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Análise a Professora Ingrid de Português da Escola Estadual

Por:   •  22/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANDREIA MARTINS DE MELLO SILVA RA: 2359489307

ELIZETE CANDIDA PONTAL DE OLIVEIRA RA:23595071

MARIA EDUARDA NUNES DA COSTA CHIQUINATO GUIMARÃES RA: 2359503207

Presidente Prudente-SP 2019

INTRODUÇÃO[pic 3]

Em análise a professora Ingrid de Português da Escola Estadual

Alfredo Paranhos, identificou alguns déficit entre a turma do terceiro ano no ensino médio, que é composta por trinta alunos, após

identificar desmotivação e falta de perspectivas para o futuro se

uniram para realizar alguns planos de aulas para motivar e incentivar os alunos com temas importantes como "Educação e Diversidade",

"A tecnologia e a Juventude" e "A Importância da Formação Pessoal e Profissional " que foram divididas em suas disciplinas.

NOME DA ESCOLA: E. E. Alfredo Paranhos

ANO: 3° Ano - Ensino Médio

NÚMERO DE ALUNOS: 23 alunos

DESCRIÇÃO DO PERFIL DA TURMA

A turma é composta por 23 alunos, com média de idade entre 17 e 37 anos. Entre esses alunos são poucos que não moram no bairro ou muito perto da escola. A maioria desses alunos são de classe média baixa, que já trabalham ou estão em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Poucos alunos possuem tempo livre para estudar em casa, uma taxa ainda menor conseguem fazer cursos preparatórios para vestibular ou cursos técnicos.

A maioria ainda que tenha acesso a internet, biblioteca tanto escolar quanto pública, um nível acadêmico já considerável ainda sim, se limita a baixa expectativa de um futuro acadêmico por não ter apoio, por não acreditar na capacidade de conseguir vaga por ENEM, PROUNI ou vestibulares, por não conseguirem pagar ou ter tempo para fazer um cursinho.

TEMA: Educação e Diversidade

OBJETIVO:

Geral: Apresentar a importância e a diferença da educação para diversidade, a mudança de percepção de outras religiões que assim como as de matrizes africanas no Brasil sofrem grande preconceitos e ataques.

O intuito é que cada aluno tenha uma opinião própria sobre a religião sendo apresentada de forma completa e sem padrões ou críticas de outras religiões e como a sua crença influência a cultura do nosso país e dos demais.

Objetivos específicos:

- Enfatizar a importância da diversidade cultural e de crenças

-Enfatizar como a cidadania é importante para uma boa conduta profissional

-Garantir que os alunos possam entrar em contato com as diferenças na sala de aula

-Permitir a troca de experiências em dinâmicas de sala


Metodologia: A turma do terceiro ano será divido por três grupos de 10 pessoas, no qual cada grupo apresentará no mínimo 5 religiões existentes, seus fundamentos, semelhanças, diferenças, crenças e histórias. Em exigência 1 religião de matriz ou africanas, 1 religião de matriz ou asiáticas, 1 religião de matriz ou muçulmana. O trabalho terá 30 minutos de apresentação, com duração de 2 aulas. Todas as religiões devem ser apresentada de formas imparciais, trazendo imagens e curiosidades de cada religião, para fins educacionais.

TEMA: Literatura Brasileira

A TECNOLOGIA E A JUVENTUDE

OBJETIVO:

Geral: É demonstrar aos alunos do terceiro ano do ensino médio que a tecnologia não modificou apenas a forma de se relacionarem com aplicativos sociais ou o modo de ver conteúdos de lazer, demonstrando que a tecnologia pode auxiliar também nos estudos, no trabalho e no desenvolvimento social.

Específicos:

-Demonstrar as facilidades da tecnologia

-Permitir que os alunos tenham contato com ferramentas tecnológicas e realizem atividades de sala utilizandoas

-Propor atividades com uso de tecnologia

-Enfatizar a importância da literatura

-Garantir o Letramento pleno

Metodologia: Os alunos utilizaram o famoso site Tumblr, conhecido por ser um site de blogs pessoais com temas diversos, os mesmo utilizaram a ferramenta para criar um blog de apresentação de temas educacionais que podem ser informado auxiliando o público com conteúdo e auxilia também na educação.

A sala será dividida em 6 grupos de 5 pessoas, no qual cada grupo deve escolher temas como: Poemas e Poesias, Contos, Dicas e formas fáceis de aprender gramática, Livros, Dicas para redação e Dicas para vestibular e Enem.

Os alunos devem apresentar um Blog com algumas publicações, sendo no mínimo 5 assinadas por cada aluno do grupo, sobre os temas decido pela professora Ingrid de Português. As publicações podem ser postadas por textos, gifs informativos, vídeos, imagens informativas, músicas autorais ou paródias, podendo repetir por grupo apenas o texto.

O blog será apresentado em sala, cada grupo terá 10 minutos com apresentação realizada por todo o grupo. Será dividido em duas aulas as apresentações.

TEMA: Estatística:Taxas de Desemprego

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

OBJETIVO:

Geral: Apresentar aos alunos a importância e a diferença que uma formação faz na vida de cada pessoa, baseado na realidade na qual os alunos vivem no mercado de trabalho brasileiro.

Específicos:

-Trabalhar gráficos e estatísticas na temática desemprego

-Enfatizar a importância dos estudos para uma carreira profissional

-demonstrar índices de salários e desemprego mediante escolaridade

Metodologia: A turma do terceiro ano será dividida em 6 grupos de 5 pessoas, que vão apresentar gráficos regionais sobre o índice de desemprego e exigências do mercado de trabalho. Todos os estados brasileiros estão disponíveis para pesquisa e cada grupo apresentará dados de 5 estados diferentes, sendo um estado para cada integrante do grupo, realizando a comparação entre os estados e concluindo com as diferenças entre os estados, suas possibilidades e necessidades exigidas por vagas disponíveis no mercado de trabalho. Será 2 aulas para apresentação, com 15 minutos para cada grupo, com exigência de apresentação de cada aluno sobre o estado e a de todos para o comparativo, o aluno que apresentará a conclusão da comparação será escolhido pela professora Maria Eduarda de matemática. Além da apresentação os alunos vão apresentar uma apostila com todas as pesquisas e os dados para avaliação, será exigido na apostila e na apresentação de slides ou vídeo gráficos e dados reais e atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com