TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESOR (A) ALFABETIZADOR (A) E OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  9/5/2017  •  Artigo  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESOR (A) ALFABETIZADOR (A) E OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO

Taiza Ribeiro da silva santos

Graduada em Pedagogia- UFAL/Sertão

RESUMO

Esta pesquisa foi elaborado com o objetivo de analisar e refletir a Formação do Professor (a), bem como os desafios no processo de alfabetização. A formação do professor (a) deve assumi uma condição continua, porém o que se vê é que o professor (a) no seu dia-dia por conta das múltiplas tarefas, acaba se afastando dos saberes adquiridos na sua formação inicial e pela própria experiência.

Neste artigo irei analisar atividades de dois diferentes alunos, um alfabetizado e outro em processo de alfabetização.

Este artigo faz parte de um trabalho na disciplina Alfabetização e Letramento, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas- Campus Sertão.

Palavras-chave: Alfabetização, formação, Professor.

INTRODUÇÃO

O artigo vai ser construído com base em um instrumento de coleta de dados, sendo o método utilizado entrevista com questionário, com uma professora concursada, que atua em uma turma do 4° ano do ensino fundamental da rede pública, trabalha com uma sala de aula com 17 alunos, dos quais 12 são alfabetizados e 5 então em processo de alfabetização, na escola municipal Professor Ivan Fernandes Lima, situada na cidade de Piranhas- AL.

Como pressuposto do presente trabalho tenho como objeto de estudo o desafio do professor (a) alfabetizador (a), refletir na realização de um processo de alfabetização que se concretize na perspectiva da superação da codificação e decodificação, indo ao processo de alfabetização letrado, estando incluso os registros de alunos com atividades desenvolvidas em seus cadernos propostos por seu professor (a).

Irei também analisar a formação continuada do (a) professor (a) no cotidiano da escola, se a escola oferece incentivos para essa formação do (a) professor (a), se já participaram de Curso de Formação Continuada, tendo em vista que o desenvolvimento profissional pode possibilitar um novo sentido à sua prática pedagógica.

 Imbernón (2010) ainda ressaltar a formação continuada como fomento de desenvolvimento profissional e institucional dos professores, elevando seu trabalho para transformações de uma prática. Diante disso, a mudança e/ou transformação e muito importante nas práticas pedagógicas do contexto escolar.

ANALISE DA ENTREVISTA

A formação continuada é de suma importância e está ligada ao desenvolvimento da escola, do currículo e da profissão docente. Diante dessa colocação, a escola oferece incentivos ou cursos de formação continuada? Quais são esses cursos de formação?

Segundo a professora x, normalmente os incentivos para a formação continuada vem do governo federal, em algum momento se deu através da secretaria municipal de educação, nesses casos a escola liberar os profissionais para essas formações e providencia um substituto. Já participei de cursos como Pró-letramento e Proinfo.

Nesta perspectiva, percebo que a formação continuada necessita de uma atenção diferenciada por envolver sentimentos e comportamento profissionais e pessoais. É de grande importância que a escola tenha um olha diferenciado, em relação a formação continuada, já que a mesma contribui para o desenvolvimento profissional do professor, cujo o objetivo é facilitar suas práticas docente.

Os cursos dos quais a professora x participou tem por objetivo:

Pró-letramento: tem por objetivo a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos/series inicias do ensino fundamental.

Proinfo: tem por objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.Com essas formações continuadas, o professor (a) conquista autonomia e assume responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento profissional.

Para Tardif (2000, p.229) A construção gradual de sua identidade profissional advém da tomada de consciência em relação aos diferentes elementos que fundamentam a profissão e sua integração na situação de trabalho leva a construção gradual de uma identidade profissional.

Diante desse processo de formação inicial e continuada que o professor (a) tem, você conhece o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa? Qual é as relações dos professores com as decisões implementadas na escola visando as políticas de alfabetização?

A professora colocar que sim, conhecer o PNAIC e é uma formação bastante proveitosa para o processo de formação, pois além da parte teórica acompanhada de oficinas, é possível sim aplicar as atividades em sala de aula. Já com essa formação do PNAIC, nos professores (eu) pelos menos procuro adequar minha prática de ensino de modo que comtemple as decisões tomadas a respeito do processo de alfabetização, seja no âmbito municipal ou nacional.

O programa de formação continuada de professores alfabetizadores, PNAIC – é promovido pelo governo federal firmado juntos aos Estados e Municípios, tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização.

De acordo com Silva (2007, p.100), a tendência critico-reflexiva da formação continuada de professores, compreende que existe a necessidade de estimular os docentes a se apropriarem do saber, de modo a construir autonomia e concretizar uma “[...] prática critico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e o saber derivado da experiência docente.

A escola é um lugar onde o professor vivencia sua pratica, onde desenvolver seu conhecimento prático sobre o ensino. Dessa forma, quais as ações de planejamento escolar? É quais conteúdos são selecionados para o trabalho de alfabetização?

Segundo a professora x, o planejamento é voltado para as dificuldades de aprendizagem que são detectadas, e que os conteúdos ministrado são de acordo com os diretos de aprendizagem de cada ano, exemplo:

Português: ensina-se gênero textual, ortografia, alfabeto e entres outros;

Matemática: ensina-se números, operações, formas geométricas, e medida e grandeza;

Ciências: ensina-se o sistema respiratório, alimentação e o meio ambiente.

O planejamento deve ter como princípio o que ensina, para que ensinar, como ensinar, que visa a garanti a autonomia do professor. Diante da colocação da professora x, percebe-se na falar da mesma que o planejamento não está voltado nesta perspectiva. É fundamental que o (a) professor (a) tenha um planejamento diferenciado, organizado atividades voltadas para a sistematização das práticas sociais de leitura e escrita, bem como trabalha os conteúdos deforma lúdica e atrativa, e não ficar apenas no livro didático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (179 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com