TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

Curso de Pós-Graduação em O Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa

Raquel Aparecida Augusto

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RESUMO

Este artigo tem como escopo discutir a formação de professores na educação a distância pois essa modalidade de ensino é baseada na tecnologia nova, global para facilitar a aprendizagem, imediato e interação para os comunicadores, professores e estudantes em programas de educação. A formação de professores na educação a distância permite a adaptação e atualização do docente dantes acostumados com giz e lousa, agora o processo ensino-aprendizagem se dá através da tecnologia, a insegurança é o sentimento predominante no momento tanto na sala de aula quanto no ambiente virtual, pois a falta de tempo é uma realidade na vida do educador brasileiro que se desdobra em vários períodos em busca de sobrevivência, enquanto não consegue a devida valorização.

PALAVRAS-CHAVE: até quatro palavras-chave. Devem ser separadas por ponto final.


1 INTRODUÇÃO

Esse artigo tem como tema a formação de professores na educação a distância.

Este tema se justifica, pois houve um considerável crescimento da modalidade nos últimos anos e automaticamente a necessidade em se preparar o profissional da área para melhor atender o aluno.

A questão que move esta pesquisa é indagar como gerir um curso na modalidade EAD online? Quais são as principais preocupações do coordenador pedagógico para colocar um curso em funcionamento de forma a garantir a boa qualidade do mesmo?

O objetivo deste artigo é investigar o papel do coordenador enquanto gestor e motivador da equipe de docente em incentivá-los a dar continuidade a sua formação se especializando à medida que as tecnologias vão surgindo e a modalidade de ensino a distância ganha a cada dia mais adeptos

A metodologia da pesquisa é a pesquisa bibliográfica, em textos científicos da literatura da área.

Esta pesquisa iniciou com a observação de equipes de professores e tutores em ambientes virtuais que trabalham diariamente com prazos de correção e mensagens de alertas sobre prazos de atividades, enquanto coordenação apenas se dedicam a problemas burocráticos.

Parágrafo 7 (Referencial teórico) Apresentar os três autores escolhidos nas linhas de pesquisa e justificar a sua escolha usando expressões como :

Segundo Mantoan (2004),...

Para Prieto (2008),...

Parágrafo 8 (Organização) Iniciaremos com a definição de formação de professores. Em seguida analisaremos a necessidade de políticas de incentivo e coordenadores que motivam sua equipe a manter-se atualizada e em constante evolução.c... (Explicar como você vai organizar o seu texto.

        


2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Social, politicamente e economicamente o mundo está mudando em uma taxa dramática. Assim, certamente não é possível prever qualquer desaceleração no ritmo ao longo da próxima década. Como o mundo mudou, assim como a escola, e assim tem o que entendemos por ensinar e por aprender. A relação professor-aluno é muito mais complexa e exigente do que nunca. A implicação deste papel mais diversificado para o professor é o que impulsionou uma nova visão do processo de formação e formação de professores. Assim, a formação de professores é vista como um processo contínuo, começando com uma fase de formação inicial e contínua ao longo da vida profissional do professor ao longo de períodos regulares e sustentados de formação em serviço. Manter a visão de que um professor deve permanecer um aluno durante o âmbito do seu serviço é obrigatório.

A qualificação do professor atualmente é uma necessidade latente, haja vista a quantidade de informações que os alunos já obtêm antes mesmo de adentrar em sala de aula, ministrar uma aula hoje é um desafio diário e manter-se atualizado é uma obrigação do profissional que deseja continuar ensinando com qualidade, sem mencionar que a sala de aula hoje é composta de alunos com diferentes problemas de aprendizado, bem como diversas deficiências,  uma vez que a lei de inclusão está em vigor desde 02 de janeiro de 2016 (LBI – Lei 13.146/15). Acredita-se que mais imprescindível que a especialização é a formação inicial e continuada de professores para atender às necessidades educativas dos alunos.

Atualmente a formação inicial do professor acontece nos cursos oferecidos a estudantes em instituições de ensino superior, preparando o futuro educador com as habilidades e os conhecimentos básicos para o exercício da docência, assim como sua certificação legal para atuar na área.

A formação continuada é usada para se referir a qualquer ação de formação de professores que já atuem na área, os cursos são ministrados por especialista na área-foco da formação. Ela pode ser relevante se levarmos em conta a velocidade de informações do mundo atual, o que gera necessidades educacionais rápidas e o professor precisa estar atento e receber apoio contínuo para poder dar conta delas. É importante esclarecer que as experiências cotidianas vivenciadas pelo professor em sala de aula têm muito valor e podem ser compartilhadas como troca de experiência nos cursos de formação continuada.

Lamentavelmente a longa jornada de trabalho do professor impede a constate busca pela melhora da prática docente, a falta de tempo é o que mais atrapalha o profissional da educação em se manter atualizado. Pesquisas revelam que o professor brasileiro é o que tem a mais longa jornada de trabalho dentro de sala de aula, além de levar trabalho para casa como elaboração de planos de aula e correção de avaliações e trabalhos.

Partindo dessas informações importantes entendemos a real necessidade de o coordenador pedagógico trabalhar de forma motivacional, trazendo soluções para os professores que precisam e não conseguem manter-se atualizados, para esse problema a mais eficaz ferramenta é a tecnologia, desde o uso em sala de aula a fim de prender a atenção dos alunos até o uso da mesma para proporcionar ao docente momentos de aprendizado em qualquer tempo e lugar disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com