TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Professores Aspectos Históricos

Por:   •  25/9/2019  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro

Demerval Saviani

O referido artigo de Saviani traz uma linha do tempo da história, desenvolvimento e evolução dos cursos de formação de professores no Brasil desde o seu surgimento, com a Escola Normal, até os dias atuais, com as Universidades.

Vemos que a cada mudança de necessidades, foi-se adequando os modelos a cada contexto, mas com tentativas de pouco sucesso. O artigo remeteu-me à minha graduação em Pedagogia, e minhas dúvidas e anseios quanto às ações didático-pedagógicas e conteúdos específicos, pois, enquanto algumas disciplinas associavam e articulavam perfeitamente tais aspectos, outras sequer o faziam, fato que fez com que a tentativa de busca por essa associação por mim fosse realizada, nem sempre com tantas respostas, mas com êxito pela busca.

O artigo não poderia ser mais atual, infelizmente as discrepâncias na formação docente frente as exigências da educação contemporânea, bem como as questões salarias, de condições de exercício do ofício e valorização profissional são cada vez mais alarmantes. Quando discorre sobre a positiva reação em cadeia que os investimentos em educação promoveriam no desenvolvimento do país, Saviani aponta uma solução para atacar todos os outros problemas existentes e áreas necessitadas, como saúde, desemprego e segurança, por exemplo. A mudança na educação é urgente e mais que necessária, de forma contundente e estrutural. Elencaria como palavras de definição ao momento educacional atual brasileiro, as palavras luta e caos.

A contextualização histórica deixou a leitura mais densa, mas não menos prazerosa e elucidativa.

Ana Carolina Soares da Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com