TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação do Professor de Educação Infantil

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

ANA CÉLIA CAMILO DA SILVA

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

São Paulo

2014

ANA CÉLIA CAMILO DA SILVA – RA: 17.11.200.294

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Pesquisa apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso, para o Curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho- UNINOVE, sob a orientação da professora Ms. Mônica Regina Cavallari.

SÃO PAULO

2014

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem por objetivo uma reflexão à luz do conhecimento sistematizado do docente no que diz respeito à formação do mesmo diante das diversas situações e realidades da Educação Infantil.

Pretendemos verificar se o docente está capacitado para exercer sua profissão com responsabilidade e compromisso alcançando com excelência os objetivos propostos pelo RCNEI e a LDB (9394/96), dentre os quais o de promover o crescimento, desenvolvimento saudável da e a formação integral da criança?

No cotidiano escolar são muitos os desafios e realidades que o professor enfrenta como as questões culturais, sociais, econômicas, a falta de estrutura e comprometimento familiar no ensino aprendizado, o bullying não declarado ou inconsciente das crianças, a inclusão de crianças deficientes, a violência doméstica dentre outros.

É evidente que todas essas situações e problemas podem ser trabalhados quando o professor tem um olhar investigativo, diferenciado e crítico. Para tanto o professor deve estar capacitado para lidar com esses desafios, ter conhecimentos nas diversas áreas, no cotidiano, na vivência e acompanhar o desenvolvimento do aluno.

Na Educação Infantil a formação do professor deve ir além do saber, pois sua estrutura e prática são a partir do tripé da Educação Infantil: educar, cuidar e brincar que são indissociáveis.

Após a promulgação da LDB 9394/96 no dia 20 de dezembro de 1996, as novas diretrizes referentes à formação do Professor são estabelecidas com a obrigação de formação específica em curso normal de nível médio, curso de Pedagogia e, preferencialmente, em nível superior que habilite o professor para atuar com as crianças menores de sete anos. Antes dessa lei, a formação específica não era obrigatória.

A formação continuada do professor na Educação está prevista na LDB e o docente não deve se conformar apenas com sua formação inicial, mas se especializar, buscar o aperfeiçoamento através de cursos, pós - graduação, reciclagens, tecnologias sempre voltados à Educação.

É importante ressaltar que além da formação específica do professor é tão importante quanto necessária exercer a profissão com amor, afetividade, ter um olhar diferenciado para as crianças da Educação Infantil.

No livro Afetividade e Aprendizagem de 2007, segundo as pesquisas de Henri Wallon, a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa, são os quatros e elementos básicos do ser humano que comunicam o tempo todo.

O educador tem responsabilidade na formação da personalidade da criança. Sendo assim, a personalidade do educador pode influenciar na personalidade da criança. E para que essa influência seja saudável é necessário que o educador esteja preparado para o exercício desta profissão, uma vez que passará valores pessoais para a criança, que o imitará como procedimento natural dessa fase. É fundamental que o educador tenha valores bem definidos. (WALLON, 1997, p.97).

Valores, influência, personalidade, preparação, formação, responsabilidade, habilidade, competências, saberes, experiências são alguns dos ingredientes para o educador exercer sua profissão com excelência.

JUSTIFICATIVA

Diante de estudos realizados e vivências do dia-a-dia, percebemos a importância de que a criança aprenda com amor, atenção e entendimento do seu conhecimento de mundo, das suas experiências e sua realidade e para que isto ocorra é preciso investir na formação do professor não apenas em sua formação acadêmica, mas na sua formação de identidade pessoal, desenvolvimento profissional e valorização.  

A formação com qualidade e comprometimento do professor é alvo de preocupação dos vários pesquisadores nos últimos tempos em vários aspectos começando na formação inicial e continuada.

Segundo a apresentação inicial de Marcos Tarciso Masetto, professor titular da Pontifica Universidade Católica de São Paulo, no livro Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade de Marisa Graziela Feldmann, o professor necessita de uma formação continuada que inclua na sua área, os conhecimentos específicos, pedagógicos e políticos, que o mesmo seja incentivado a trabalhar em equipe com seus pares e trocar ideias.

Segundo Antônio Nóvoa,(1995) a formação do professor tem sido ignorada na questão do desenvolvimento pessoal, confundindo “formar e formar-se”, não tem valorizado uma articulação entre os projetos e a escola, afirma que tais esquecimentos inviabilizam a formação como eixo de referência o desenvolvimento profissional dos professores na perspectiva do professor individual e do coletivo docente.

A formação do professor não se restringe especificamente ao curso de graduação e de seus conhecimentos adquiridos na Universidade. Para ser um bom profissional leva-se em conta a situação cultural, a realidade do sistema de ensino e de sua própria formação como ser humano e pessoa.

A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir a pessoa e dar estatuto ao saber da experiência.

(NÓVOA, 1995, p.25).

A formação passa por vários processos de investigação articulados com as práticas educativas e a formação tem como desafio conceber a escola como um ambiente educativo, onde trabalhar e formar não sejam atividades distintas, separadas.

O pesquisador Friedrich Froebel (2002), na obra "Os Jardins – de – Infância", considera o início da infância uma fase de importância decisiva na formação das pessoas e de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que a criança cresça de maneira saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com