TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/10/2022  •  Artigo  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

2.1 O QUE É A GAMIFICAÇÃO ..................................................................................4

2.2 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL..........................................................5

3 PLANO DE AULA......................................................................................................6

4 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

A proposta apresentada por este trabalho está A gamificação em proposta da Educação Infantil. O qual apresenta o que é a gamificação, como ela é utilizada na Educação Infantil e qual sua importância para a mesma.

A gamificação consiste em uma metodologia em que se aplica jogos e brincadeiras na educação durante o processo pedagógico. Com a aplicação dos jogos é possível desenvolver diversos sentidos e estimular a criatividade.

O educador pode explorar a gamificação de diferentes formas, como jogos prontos, assim como brincadeiras e jogos dinâmicos trabalhando a imaginação e desafios apresentados.

Sendo assim, o trabalho propõe conceituar o que é gamificação e apresentar como ela é aplicada na Educação e na Educação Infantil, aprofundando cada vez mais e vendo sua importância para a aprendizagem e o porquê os profissionais devem utiliza-la.

2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 O QUE GAMIFICAÇÃO?

A gamificação, também conhecida como ludificação consiste no uso de jogos e dinâmicas para engajar pessoas, procurando resolver problemas e aperfeiçoando o aprendizado, buscando a motivação de ações e comportamentos dentro do ambiente em que se está inserido, como no ambiente externo.

A utilização da gamificação pode ser em qualquer ambiente, seja na educação ou na empresa em que trabalha, é a partir dela que ocorre o engajamento em busca de um objetivo, procurando sempre o melhor.

Em relação a educação, ela permite um envolvimento imenso, buscando diversos interesses, motivar a criatividade, o diálogo e a autonomia em resolver determinadas situações. A sua utilização na aprendizagem acaba ocorrendo por meios de jogos e dinâmicas, sejam eles virtuais ou físicos, sendo os virtuais o mais utilizado, permitindo assim grandes recompensas em relação a quem está aprendendo, fazendo com que o mesmo desenvolva o interesse dentro do ambiente escolar.

Ainda em relação a isso, permite com que o ambiente escolar estabeleça relações entre a família e a escola, permitindo que através das dinâmicas e dos jogos apresentados, possa ter uma ideia de como funciona o ambiente familiar do estudante.

Em relação a educação infantil, a gamificação permite diversas dinâmicas bem amplas, no quais permitem verificar muitas habilidades a serem desenvolvidas e que já foram desenvolvidas, procurando aperfeiçoa-las. Sendo assim, pode-se perceber habilidades como a autonomia, a motora e a concentração.

Com isso, pode-se observar diversos benefícios não só na parte da educação dos alunos, como também para os professores, no qual se permitem a aprenderem diversos recursos para ensinar, buscando sempre o melhor conhecimento e a melhor maneira de passar para seus estudantes, buscando sempre o alto padrão de qualidade de uma formar mais ágil.

2.2 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFALTIL

A gamificação na educação é muito importante, pois é a partir dela que serão realizadas dinâmicas e jogos no quais permitem a avaliação das habilidades dos alunos. Procurando observar quais dificuldades eles apresentam e procurar maneiras de aprimora-las.

Além disso, o eixo estruturante da educação infantil se caracteriza nas interações entre as brincadeiras e experiências, permitindo com que a criança construa seus conhecimentos através de suas ações e iterações com colegas e adultos.

Com as dinâmicas apresentadas pelo educador, pode-se analisar a autonomia da criança, a concentração e a memória.

A autonomia se dá através do aluno, no qual deverá pensar, agir e se esforçar para vencer o jogo ou realizar a dinâmica, por conta disto, ele irá buscar mais conhecimentos para seu desempenho melhorar e participar de uma forma produtiva das atividades apresentadas. Além disto, o professor passa a ser apenas um guia de seus conhecimentos e ele passa a ser o grande protagonista.

A concentração consiste em um dos maiores desafios, já que a maior dificuldade é manter a atenção do aluno, portanto os jogos permitem que esta habilidade seja desenvolvida, pois a partir da concentração que a criança irá procurar maneiras de passar para uma próxima fase do jogo, ou ganha-la.

A memória consiste em estímulos visuais, no qual contribuem para a memória do aluno. Sendo assim, as dinâmicas e jogos contribuem para manter a atenção deles, fazendo com que se recordem do que foi passado anteriormente pelo educador, facilitando o processo de assimilação, fazendo com que a criança tenha um desempenho melhor na educação passada a ele.

O trabalho com a gamificação na educação permite muitas coisas, além de trazer novas perspectivas para o educador. Ela faz com que os seus limites sejam superados. E quando um jogo ou dinâmica apresentado é bem elaborado, ele permite que as crianças tenham percepção do eu, do nós e do outro.

  1. PLANO DE AULA

Plano de Aula

Identificação

Escola

EMEB Estação Fazenda Venerando

Turma

Fase 2

Período

Matutino

Conteúdo

  • Desenvolvendo a coordenação motora e conhecendo as cores por meio da gamificação.

Objetivos

Objetivo geral

  • Associar através da atividade as cores e com isso promover o desnsenvolvimento da coordenação motora, além de fazer a assoiação com o tempo estipulado pelo educador, fazendo com que a criança estimule seu pensamento.

Objetivos específicos

  • Formular o pensamento, desenvolver a coordenação motora e a associação.

Metodologia

  • Inicialmento, os alunos irão relacionar as cores conhecidas com as folhas coladas no chão.
  • Após o reconhecimento o educador irá ensinar as crianças a realizar a dinamica. Através de uma demonstração ele irá falar as cores e as crianças deverão associar com as imagens e ficar em cima dela, e isso acontecerá dentro de um tempo estipulado pelo professor.
  • Após apresentar a maneira de realizar a atividade, as crianças irão realizar a atividade, conforme o professor apresentou e verificar o desempenho das mesmas.
  • Durante a aplicação da dinamica, o aluno que for corretamente para as cores ganhará um adesivo, promovento a competitividade.
  • Após a atividade, quem receber mais adesivos poderá ir até a brinquedoteca e escolher um livro para a leitura em sala.

Recursos

  • Uma impressora para a impressão das folhas coloridas.
  • Uma fita para fixa-la no chão.
  • Um celular ou relógio para marcar o tempo.

Avaliação

Atividades

  • Deverá ser avaliado a maneira como a criança realiza a atividade a partir das cores que o educador fala.
  • Verificar como o aluno reage conforme o tempo vai acabando.

Critérios

  • Avaliar a coordenação motora das crianças, seu nível de pensamento, o número de acertos e sua competitividade.

Referências

  • https://blog.etapa.com.br/colegio/gamificacao-na-educacao-infantil Acesso em 30 de abril de 2022 ás 21hrs
  • https://www.ludospro.com.br/blog/gamificacao-na-educacao-infantil Acesso em 05 de maio de 2022  ás 20hrs

  1. CONCLUSÃO

O trabalho proporcionou verificar como a gamificação na Educação Infantil ajuda em sala de aula, ele mostra como trabalhar a ludicidade a partir de dinâmicas e jogos. Com a aplicação da gamificação o ensino se desenvolve melhor, pois infelizmente o modelo atual de aplicação de ensino não se aplica aos níveis de aprendizagem e ao utiliza-la transforma o ensino em algo diferente e chamativo, o qual ajuda a fixar o que já foi apresentado e a desenvolver diversas habilidades e dinâmicas. Além disto, com essa implementação é possível mesclar o ensino com a tecnologia, contribuindo pelo incentivo dos alunos, fazendo com que se sintam à vontade para cada vez mais adquirir conhecimento e desenvolve-los. Portado, é perceptível que com a implementação da gamificação o ensino só tem a melhorar, além de beneficiar ao educador e os alunos, o qual os ajudam a desenvolver diversas habilidades e verificar quais as maiores dificuldades a serem desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com