TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  13/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.448 Palavras (14 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PEDAGOGIA-LICENCIATURA

CLEANE CASTRO DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

GUARAÍ/TO

2021

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PEDAGOGIA-LICENCIATURA

CLEANE CASTRO DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Relatório apresentado a Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estagio Curricular Obrigatório III do Curso de Pedagogia.

GUARAÍ/TO

2021

INTRODUÇÃO

O projeto apresenta uma análise do ensino em seus aspectos filosóficos, políticos, metodológicos e curriculares que o compõem. Para tanto, busca-se a abordagem crítica do conhecimento, visto que contempla toda a prática pedagógica de maneira intencionada e emancipatória.

Compreender o aluno como sujeito social é o grande desafio da escola, visto que a concepção sobre quem é o sujeito-aluno, direciona uma prática intencional e comprometida com uma formação humanística. Sabe-se que a sociedade, historicamente, sofre grandes alterações em seus aspectos econômicos, culturais e políticos e, consequentemente, a educação sofre alterações decorrentes dessas mudanças sociais mais amplas. Este projeto         político pedagógico apresenta as intencionalidades, esperanças e concretizações sobre uma educação básica refletida nesta proposta de qualidade. Acredita-se que sem uma educação básica de qualidade e sem instituições de ensino comprometidas com a consciência crítica de pessoas, nenhum país pode assegurar um desenvolvimento próprio, genuíno e sustentável, e particularmente os países pobres e em desenvolvimento.

Ao nos respaldarmos na ideia de transformação, acreditamos que a mudança se constitui pela reflexão e a ação, garantida pela estrutura curricular necessária para a formação profissional e humana pretendida. Nesse sentido, o PPP do Colégio de Aplicação trabalha na perspectiva de relação entre teoria e prática do conhecimento, de modo a superar a dicotomia entre a reflexão e a ação pedagógica. Para que essa relação se manifeste metodologicamente na formação dos alunos, pensa-se na veiculação de uma proposta pedagógica curricular, visando à comunicação teoria-prática.

LEITURAS OBRIGATORIAS

É função do Projeto Político Pedagógico-PPP, nortear todas as ações da instituição escolar, sendo fiel às demandas do contexto, porém, buscando avanços. A Semana Pedagógica de fevereiro oportunizou, além da avaliação do ano de 2009, a continuidade do trabalho desenvolvido com os temas definidos pela escola.

Destacou-se a importância do PPP, e a necessidade da participação de cada um na definição das ações diárias da escola. O que é o aspecto político dentro da proposta foi retomado considerando as formas de organização do grupo, além das relações de poder presente. Discutiu-se o valor do trabalho e dos diferentes “trabalhos”, a função de cada um para a organização do todo – O trabalho deve humanizar e não escravizar. O trabalho humaniza, por isso deve ser realizado com compromisso e afetividade. O coletivo apresentou alguns problemas que deverão ser encaminhados junto com o Plano de Ação: Falta de comunicação; Ter claro a função de cada um e executá-la; Organização do grupo necessita compromisso; As solicitações feitas exigem um tempo e recursos para serem cumpridas; É necessário um movimento em direção ao que queremos, devemos ser proativos.

PROJETO POLITICOS PEDAGOGICOS (PPP)

O Plano Político de Ensino (PPP) é uma ferramenta que reflete o plano educacional de uma instituição de ensino, também conhecido como plano de ensino é um documento que todas as escolas devem produzir de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O PPP escolar é um documento que toda instituição de ensino deve preparar para orientar o trabalho de um ano letivo. O programa de ensino político deve ter características de documento oficial, mas também deve estar disponível para todos os membros da comunidade escolar. De um modo geral, determina qual é o objetivo principal da escola, quais habilidades devem ser cultivadas entre os alunos e como pretende fazê-lo. Cada instituição esclarece como se dá o seu conteúdo didático por meio do PPP da escola, levando em consideração as realidades sociais, culturais e econômicas do local onde atua. Portanto, o projeto deve atender às condições específicas de cada escola e deve ser flexível para atender às necessidades específicas de aprendizagem de cada aluno.

As três palavras que compõem o nome do documento dizem muito. Quando foi restaurada a origem do conceito que definia o termo projeto político-pedagógico (PPP), seu sentido e significado foram reforçados.

Projeto: Refere-se ao plano a ser implementado e sugestões de ações a serem implementadas em um determinado período de tempo. É feito por meio de um mecanismo de registro, que pode ser monitorado e avaliado.

Política: Considerando a escola como um espaço social com diversidade de relações interpessoais, é, portanto, um espaço político de formação de cidadãos responsáveis, responsáveis ​​e críticos que atuarão na sociedade.

Pedagogia: dá o sentido mais claro ao campo abrangido pelo documento, referindo-se aos projetos e atividades pedagógicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o Projeto Político Pedagógico (PPP) ganha uma função social, um marco de referência elaborado e definido pela e para a comunidade escolar, com o intuito de registrar, orientar, estabelecer ações, metas, estratégias e intenções da escola. 

Embora seja obrigatório, muitos gestores muitas vezes ignoram os programas de ensino político, não entendem seu alcance e, portanto, não prestam a atenção que merece. As consequências dessa abordagem são terríveis: documentos escritos às pressas, apenas para cumprir a lei, e como enfeites na estante do diretor. Este é um grande erro, às custas da redução ou estagnação da educação oferecida pela escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (157.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com