TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA COMO MECANISMO PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM.

Por:   •  4/7/2016  •  Artigo  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 14

A GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA COMO MECANISMO PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM.

FÁBIA DAMASCENO

RESUMO

A garantia do desenvolvimento da aprendizagem do aluno da escola pública é um desafio constante para os administradores do sistema de ensino. O desempenho de mecanismos que promovam a efetivação do sucesso de aprendizagem escolar se fundamenta na Gestão Escolar Democrático-Participativa em consonância com a legislação vigente. O contexto de envolvimento e interação da participação de todos os seguimentos da escola e sociedade civil requer o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (alunos, família, professores, gestores e coordenadores pedagógicos e comunidade local) em sintonia, no sentido de repensar a gestão, o processo de ensino-aprendizagem e redimensionar as ações didáticas, pedagógicas e gerenciais da escola direcionando a formação eficaz do aluno como sujeito crítico e proativo na sociedade do conhecimento. Este artigo tem como objetivo geral: compreender da importância da participação dos agentes escolar em parceria com a gestão da escola para o sucesso da aprendizagem. Esse texto descreve a concepção de gestão participativa pelo viés da gestão democrática e sua fundamentação da legislação nacional. Mostra a importância da interação dos agentes escolares no sucesso da aprendizagem. Este estudo é uma pesquisa bibliográfica embebida das concepções teóricas de: LÜCK ( 2000, 2005, 2006, 2008 e 2009),PARO (1996, 2004 e 2006). DALBEM (1995 e 2004), LIBÃNEO (2006), entre outros teóricos que abordam a importância da gestão participativa na promoção da qualidade educacional.

Palavras-chave: GESTÃO. PARTICIPAÇÃO. INTERAÇÃO. APRENDIZAGEM

Introdução

        A Educação escolar é uma prática social, intencional, planejada e administrável. A escola enquanto instituição de ensino é um instrumento validador do projeto social arquitetado e embebido de interesses políticos da classe dominante. Toda estrutura administrativa de uma escola segue um padrão de controle e obediência ao sistema educacional vigente imposto nas legislações como fundamento normatizado.

        Todas as ações desenvolvidas no seio de uma escola seguem as normatizações do sistema educativo para a condução dos ideais do sistema de ensino, o controle da ação educativa e a inspeção das atividades formativas. A gestão escolar se mantem refém da ordenação e coordenação dessa estrutura. Mesmo como instituição de educação-formativa a escola ainda não é autônoma por si só. Ela tem seus limites e possibilidades de autonomia impostas pelo sistema para manter o controle.

        No desenvolvimento de formação do sujeito, a interação entre os autores sociais da escola é um mecanismo favorável para democratização do saber e o sucesso das ações escolares. A participação dos envolvidos na luta pela transformação da realidade social de cada estudante se une ao projeto de formação social da escola otimizando o sucesso da aprendizagem de todos e cada um educando.  Ou seja, é a principal meta gestão escolar participativa.

Se a verdadeira democracia caracteriza-se, dentre outras coisas, pela participação ativa dos cidadãos na vida pública, considerados não apenas como “titulares de direito”, mas também como “criadores de novos direitos”, é preciso que a educação se preocupe com dotar-lhes das capacidades culturais exigidas para exercerem essas atribuições, justificando-se, portanto a necessidade de a escola pública cuidar, de forma planejada e não apenas difusa, de uma autêntica formação do democrata. (PARO, 2000, p. 78).

        

Objetivando investigar como a gestão escolar participativa influencia no sucesso da aprendizagem do aluno, este estudo aborda o tema: A Gestão Escolar Participativa como Mecanismo para o Sucesso da Aprendizagem, visando identificar as vertentes promissoras na interação entre os agentes escolares para o sucesso da aprendizagem de cada aluno.

        Esta pesquisa tem como questões norteadoras os seguintes questionamentos:

  • Como a participação na gestão escolar pode resultar em melhoria da aprendizagem do aluno?
  • Quais mecanismos de participação na gestão escolar podem envolver o aluno e produzir efeitos positivos em seu desempenho?

        Para responder aos questionamentos este estudo foi desenvolvido com o método de pesquisa bibliográfica, com a leitura de livros, apostilas, artigos científicos e outros materiais. Traz como fundamentos as contribuições dos teóricos: LÜCK (2000, 2005, 2006, 2008 e 2009), PARO (1996 2004 e 2006). DALBEM (1995 e 2004), LIBÃNEO (2006) entre outro que decorrem sobre a gestão escolar democrático-participativa e sua importância construção de uma escola de qualidade social.

Desenvolvimento

Alguns aspectos da história da educação enfatizam que a educação escolar era determinada pelo sistema social. Sendo o sistema socioeconômico determinador da educação escolar. Ela se tornava uma via de duas mãos. A sociedade influencia e elabora a educação escolar ao mesmo tempo em que a educação escolar forma a sociedade a reelaborá-la.

A educação não serve, apenas, para fornecer pessoas qualificadas ao mundo da economia: não se destina ao ser humano enquanto agente econômico, mas enquanto fim último do desenvolvimento. Desenvolver os talentos e as aptidões de cada um corresponde, ao mesmo tempo, à missão fundamentalmente humanista da educação, à exigência de equidade que deve orientar qualquer política educativa e às verdadeiras necessidades de um desenvolvimento endógeno, respeitador do meio ambiente humano e natural, e da diversidade de tradições e de culturas. (DELORS, 2001, p. 85)

Segundo o (Aurélio 2006), gestão é o ato ou efeito de gerir, ou gerenciar. Para Dourado, (2003, p. 16), toda a articulação entre as condições físicas, materiais, pessoais, pedagógicas e financeiras que possibilitam as mediações indispensáveis à efetivação das tarefas precípuas da escola, entendida como espaço de socialização e problematização da cultura, especialmente, do saber historicamente produzido é denominada gestão escolar.

Por gestão da escola, entende-se, portanto, a articulação entre as condições físicas, materiais e pessoais, pedagógicas e financeiras que possibilitam as mediações indispensáveis à efetivação da tarefa precípua da escola, entendida como espaço de socialização e problematização da cultura, especialmente, do saber historicamente produzido. (DOURADO, 2003, p. 16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com