TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar - Relatório Do Estágio Supervisionado

Por:   •  5/4/2023  •  Resenha  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES

PEDAGOGIA

LAURA ANDRADE FERNANDES

ESTÁGIO

 GESTÃO ESCOLAR -  RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SÃO PAULO -SP

2022

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES

PEDAGOGIA

LAURA ANDRADE FERNANDES

ESTÁGIO

GESTÃO ESCOLAR  – RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório final de Estágio em Gestão Escolar - apresentado ao

Curso de Pedagogia, orientado pela

Professora Marcia Kay

                                                           SÃO PAULO -SP

2022

Introdução

O Estágio de Gestão Escolar  supervisionado apresenta minhas reflexões sobre como as experiências abordadas contribui significativamente para o estudante de pedagogia. O estágio me levou a relacionar meu conhecimento teórico a pratica, que me trouxe ainda mais conhecimento através do que vivenciei em sala de aula. Observar o âmbito escolar com um olhar crítico e criterioso, me trouxe diversas observações sobre como intervir no cotidiano das crianças para acrescentar alguma lição para elas. Ou seja, a analise contribui de maneira significativa para me nortear em relação aos alunos.

O primeiro contato com o campos, funcionários e crianças,  nos choca , pois você se vê imerso na realidade da profissão, aquilo que era tratado apenas em salas de aulas da faculdade, através das explicações dos professores se  torna real. Tendo o estagiário a responsabilidade de direcionar as crianças ao saber, eu era a peça importante que semearia conhecimento no intelecto delas, mas o meu objetivo principal era não era só passar conhecimento para frente como uma obrigação mas fazer com que elas se entendessem o valor de viver em unidade, esse era o meu dever.  

Durante o meu período de estágio fiz algumas anotações simbólicas para registar os momentos que vivi na escola , que serão decorridos ao longo dos relatórios.

Características da escola

O estágio foi realizado na Escola Conto de Fada e Recreação Infantil  , no período de 12/09/2022 à 23/09/2022, totalizando 10 dias de estágio. O espaço educacional fica localizada na rua Avenida Parada Pinto, 556 Vila Nova Cachoeirinha CEP: 02611-002 São Paulo-SP a escola faz parte da rede privada de ensino .

A instituição apresenta um espaço ideal , oferecendo um ensino de qualidade num ambiente acolhedor , além de ampliar múltiplos interesses socioeducativos , facilita a socialização entre os estudantes . Em relação as condições físicas , a escola possui , 6 salas de aula , 4 para atividades diárias ,1 brinquedoteca, 1 sala Multimídia além de ambientes como Parque , Refeitório, Sala da direção e banheiros. O prédio não é grande, pois é uma escola pequena, mas os espaços foram muito bem distribuídos e com boas condições pensando nas acomodações das crianças para desenvolver atividades. A unidade possui oito funcionários sendo eles diretora , coordenadora , professoras e uma auxiliar de serviços gerais que cuida da limpeza da escola e sempre ajuda as professoras com a organização das salas. Totalizando os alunos a unidade recebe cerca de 55 alunos. 

Os equipamentos eletrônicos são : câmeras e TV de monitoramento , Smart Tv na sala fantasia , 2 computadores que ficam na sala da direção , 2 máquinas de Xerox , 1 data- show . A instituição não possui biblioteca , sala de jogos e nem sala de música , porém há aulas de balé e capoeira que ocorre uma vez por semana em dias diferentes , os professores ministra suas aulas na sala , na pátio ou na brinquedoteca .

Experiências Vivenciadas

O primeiro contato com a escola campo de estágio, procurei saber qual é o papel do coordenador. Nessa perspectiva, contribuir com a instituição desenvolvendo as seguintes atividades: participei em conjunto com os demais profissionais nas atividades de planejamento, entre elas, elaborei e apresentei  relatórios periódicos, sugerir atividades que possam auxiliar o professor (brincadeiras, histórias e atividades psicomotoras), tive a oportunidade no dia 15/09/2022 participar  de reunião de pais onde observei a importância de um dialogo aberto entre os pais e professores , em algumas reuniões dos professores pude perceber que a educação infantil não é tão simples como parece, há muito planejamento por trás, as atividades são feitas e elaboradas com muito carinho para que a criança tenha uma boa evolução, pensar na educação infantil todos pensam que é só o “cuidar” e não o ensinar, e tem muito ensinar envolvido” . Percebo que a equipe gestora insiste que os professores se sintam parte da equipe e mantenham um bom relacionamento com a gestão a fim de discutir aspectos relacionados ao seu trabalho, à educação e à escola como um todo para que o processo educativo seja consistentemente eficaz. Hoje entendo que uma escola democrática se constrói com a participação de todos. É nesse engajamento que princípios como a liberdade de aprender e ensinar, o respeito Liberdade e valorização Tolerância, valorização dos educadores e ensino de qualidade são bem expressos e desenvolvidos neste programa .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com