TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão escolar, Inclusão, Estágio supervisionado

Por:   •  16/4/2023  •  Artigo  •  3.928 Palavras (16 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTÁGIO EM GESTÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE: O PAPEL DO(A) GESTOR(A) NA INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA

Lívia Maria de Pontes Nascimento [1]

RESUMO

A prática do estágio desenvolve-se por meio das observações feitas pelas acadêmicas uma vez por semana. Durante as observações são escritos os diários de campo, a fim de relatar o cotidiano e as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão escolar. A disciplina em questão complementa as demais disciplinas do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a qual tem a finalidade de compreender a forma como se efetiva o trabalho da equipe gestora com a escola, equipe docente e também do coordenador pedagógico com foco no trabalho coletivo.  Foi realizada como um estudo de caso sobre o papel do diretor na formação de uma escola inclusiva. O estágio foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada em um bairro da periferia da cidade de Campina Grande, que atende aos alunos dessa comunidade considerada perigosa. Poder estar inserida na rotina da escola, participar de vários momentos com a gestora e a equipe, observar o cotidiano, as formas como as diversas situações são por elas conduzidas e contornadas nos coloca a par de como a escola funciona em sua realidade, de como as demandas sociais interferem e se impõem dentro do contexto escolar.

Palavras-chave: Gestão escolar, Inclusão, Estágio supervisionado.

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em Gestão Educacional é disciplina obrigatória do quinto período do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A prática do estágio desenvolve-se por meio das observações feitas pelas acadêmicas uma vez por semana. Durante as observações são escritos os diários de campo, a fim de relatar o cotidiano e as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão escolar.

O Estágio está previsto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura (PPC) e tem grande importância no processo de formação dos futuros professores, pois é neste momento em que teoria e prática se encontram e se defrontam colocando os estágios no complexo arranjo no qual se constitui o contexto escolar. Por essa razão as disciplinas dedicadas aos Estágios Supervisionados são fundamentais no processo de formação de professores já que por meio dele os alunos tem a possibilidade de organizar sua forma de trabalho, observando, constatando, analisando e refletindo criticamente os fatos observados. Em se tratando do Estágio em Gestão, esse momento torna-se ainda mais significativo, uma vez que o curso tem pouca carga horária voltada para essa parte do arranjo escolar. Poder estar na escola junto com as gestoras (es) e a equipe técnica, observando a atuação, os problemas que constantemente se apresentam, as decisões por elas tomadas e os caminhos percorridos por elas para chegarem a essa decisão, torna o nosso processo de formação ainda mais rico, uma vez que enquanto futuras pedagogas estamos nos preparando também para a possibilidade de atuar nessa função nas escolas em que trabalharemos.

 Neste sentido, verificou-se que o estágio não se resume a mera atividade prática, e sim atividade teórica que permite e dá condições de instrumentalizar a práxis docente para o debate, para a intervenção e possibilitando a aproximação com o futuro campo de trabalho.

METODOLOGIA

A pesquisa adotou a abordagem qualitativa que, segundo Gil (1999), é aquela que busca um aprofundamento das causas que envolvem o fenômeno estudado, sobretudo, na compreensão dos significados do problema investigado. Foi realizada como um estudo de caso sobre o papel do diretor na formação de uma escola inclusiva. Um estudo de caso qualitativo exige do pesquisador um grande investimento de tempo de pesquisa no local, a fim de entrar em contato pessoal com as atividades relacionadas ao caso bem como de refletir e revisar sua interpretação sobre o que observa (Stake, 2000). Iniciamos a pesquisa com a revisão bibliográfica a ser utilizada como base teórica para a análise posterior dos dados. Desse modo, a fundamentação teórica foi constituída por leituras, análises e reflexões de trabalhos que observam e examinam o alvo da pesquisa, proporcionando um aprofundamento na compreensão dos acontecimentos que envolvem a inserção de crianças em situação de deficiência no processo de escolarização e como esta contribui para uma visão de mundo, fornecendo, com isso, nova visão e compreensão em relação ao objeto de estudo atualmente contemplado.

O estágio foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada em um bairro da periferia da cidade de Campina Grande, que atende aos alunos dessa comunidade considerada perigosa.

Com o objetivo de contextualizar a escola histórica e socialmente, foi realizada ainda uma pesquisa documental em fontes oficiais e públicas, que definem ações para a rede municipal de ensino e para a escola em questão, como, por exemplo, o Plano Municipal de Educação e a proposta curricular do Município. A pesquisa buscou identificar como as atribuições do diretor de escola são definidas e como é tratado o tema educação inclusiva. A observação é uma técnica importante pois possibilita conhecer e descrever algumas situações ou fenômenos que acontecem no cotidiano e muitas vezes não podem ser visualizados na entrevista e como aborda Minayo (1994, p. 63): “esse recurso visual amplia o conhecimento do estudo porque nos proporciona documentar momentos ou situações que ilustram o cotidiano vivenciado.”

As entrevistas foram realizadas com a gestora e a coordenadora pedagógica afim de compreender o que elas entendem por inclusão de crianças em situação de deficiência na escola.        

A entrevista é uma técnica muito utilizada na pesquisa de campo porque possibilita ao pesquisador descrever as relações sociais, as vivencias dos atores a serem pesquisados. Assim, elas têm um objetivo e são focalizadas em determinada realidade a ser estudada. Na visão de Minayo (1994, p.58), “a entrevista semiestruturada articula as duas modalidades da entrevista, estruturada e não estruturada. Estruturada porque supõe perguntas previamente formuladas; não estruturada aborda o tema proposto”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com