TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.879 Palavras (28 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

Grazieli Cintia Ferreira

Rosilene De Oliveira

Josimar Ferreira Soares De Souza

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

[pic 3][pic 4]

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1-Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.  

  R: Homero era conhecido como educador da Grécia, na sua narrativa encontram-se diversas manifestações literárias: da lúdica, da tragédia e da comedia, isto já era educativo. Suas principais obras foram: Ilíadas, que narra a Guerra de Tróia e Odisseia, que narra o retorno de Ulisses, cheio de desafios, as duas obras são educativas no sentido de produzir comportamentos universais, que extrapolam tempo e espaço. Homero representa o mundo e a cultura grega através da aristocracia, ele fala da guerra, da luta do herói, da importância do guerreiro, da coragem, lealdade e bravura.

      Hesíodo é a segunda fonte da cultua grega. Ele deixou dois poemas: Teogonia, neste ele busca a explicação da origem dos deuses, colocando uma ordem no caos, e Os trabalhos e os dias, onde ele se dirige ao seu irmão, para incentiva-lo ao trabalho e a pratica da justiça. Ele representa o mundo e a cultura através do ponto de vista rural, ele exalta a importância do trabalho, da agricultura e da terra.

2-Caracterize a educação Grécia na antiguidade, incluindo o período homérico.

   R: A educação grega se preocupava com uma formação integral, que envolvesse o desenvolvimento do corpo e do espírito, quando não existe a escrita, a educação era feita pelas famílias conforme suas tradições religiosas. Na Grécia antiga o teatro era a escola de todos. A educação grega tinha como finalidade desenvolver o cidadão fiel ao estado o homem como plena harmonia e domínio de si, preparavam para a cidadania e os deveres cívicos.

Homero teve uma importância excepcional para a cultura e para educação grega.            Tão grande foi a sua importância que muitos estudiosos consideram que os germens dõe todos os desenvolvimentos posteriores estão contidos no período homérico. A educação nesse período teve um caráter eminente prático. Os poemas homéricos- a Ilíada e a Odisséia- falam dos ideais dessa educação, que compreende um duplo ideal de homem, ou seja, o homem de sabedoria. Esse ideal, sabedoria e poder de ação tinha que ser por todos os gregos livres.

Diversos aspectos contidos nesse duplo ideal tiveram grande desenvolvimento durante os períodos posteriores. Um desses aspectos é a bravura que, no entanto, tinha de ser moderada pela reverencia. O homem que não conhecia temor, assim como o homem que não tinha pudor ou modéstia no trato com seus companheiros, ou que os deuses ou com os mais velhos, era acusado de irreverência, isto é, faltava-lhe o devido equilíbrio de ação.

3-Compare e destaque as diferenças entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

    R: Em Esparta buscava-se a formação de atletas e soldados privilegiando a força física. Os moços se exercitavam através do salto, corrida, em lutas corporais, no arremesso de lanças e dardos. A formação intelectual era pouca, consistia em conhecimento dos poemas homéricos e de uma iniciação musical. O resultado é o culto da sobriedade e da coragem, em detrimento ao conhecimento.
Já em Atenas a atenção maior era a educação do espírito, a formação dos jovens não era só com a freqüência em ginásios de esportes, mas em escolas de gramática e de musica, a educação física era assistida pelo estado, enquanto a formação intelectual era particular.  A partir de sete anos a criança era conduzida através de um pedagogo ao ginásio, escola de gramática ou de musica. A partir do século V começa uma época em que o ideal da educação não seria para preparar os jovens para a gloria guerreira. Alguns poetas chamam a atenção para a efemeridade da vida, a moderação ao bom uso da riqueza e ao espírito de clemência e de justiça. Outros exaltam a disposição de ânimo na superação de si mesmo por ações extraordinárias.

4-Descreva as principais características da educação romana, elucidando a contribuição do estoicismo.

     R: O comportamento do cidadão era marcado por questões éticas, sob influencia da corrente filosófica Estóica. Segundo o estoicismo, o homem deveria viver em harmonia com a natureza, o homem deveria ter uma vida simples, o seu destino era traçado ao nascer, pregava a doutrina fraterna universal entre os homens.
A criança recém-nascida era recebida na sociedade somente com a aprovação do pai, aquela a qual o pai não aprovava esta era abandonada em um monturo publica, essa pratica parou de acontecer com o estoicismo. Outra pratica era também era de os adolescentes iniciarem a pratica sexual, pois ele freqüentava os prostibulo, com o estoicismo eles se guardavam puros até o casamento.

    A educação começava no lar, os meninos com os pais ou campos pedagógicos que ensinavam a ler e escrever, as meninas pelas mães que lhes ensinavam a tecer a lã e os serviços domésticos. Foram criados dois modelos de educação um para os meninos e outro para as meninas. Os meninos aprendiam gramática, latim, o grego e a retórica, prestavam serviço militar, para adquirir a formação guerreira. As meninas aos doze anos estavam prontas para o casamento, aos catorze eram senhoras e podiam aprender musica canto e dança.

5-Descreva sobre a importância do teatro para a educação grega, abordando a contribuição da comédia e da tragédia.

   R: O teatro de uma maneira geral ligado com encenações religiosas. Porem, não a duvida que para o teatro, tal qual o conhecemos atualmente, a Grécia antiga foi de primordial importância. Muitos estudiosos e especialistas afirmam que foi na Grécia, aproximadamente no ano 550 antes de cristo que as manifestações dramáticas tiveram seu inicio, naquela época homens interpretavam os papeis inclusive os femininos. Os autores gregos exerciam sobre o publico uma imagem quase endeusadas, e também é importante dizer que, apenas homem, de alta sociedade grega, podia assistir as apresentações. Os gêneros teatrais se dividiam em drama e comedia. O contexto das peças praticamente era historias de deuses e lendas gregas, e também o cotidiano, e vida dos governantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (403.9 Kb)   docx (117.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com