TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  16/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Como metodologia a educação a distância (EAD) surgiu no início do século XVIII. Mas teve um largo desenvolvimento a partir dos meados do século XIX quando sir Issac Pitman (1813 – 1897) criou o primeiro curso de taquigrafia ( ou estenografia ) por correspondência. Desde então, esse sistema de ensino começou a passar por um longo processo de aceitação e, em paralelo, de evolução. Atualmente, em consonância aos recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico virtual, em especial a internet, a EAD já contribui diretamente para o intercâmbio de cultura e aprendizagem.

OS AVANÇOS NA EAD

A interação professor e aluno – mesmo não sendo presencial – possibilita a troca de conhecimentos diversos, a partir do momento em que o educando busca informações. Já se sabe que em pleno século XXI, o aprendizado é compartilhado por todos, pois já não existe mais espaço para o saber individualizado, uma vez que a educação é um processo social e aceitável a todos que se permite a esse diálogo. Nesse contexto, a Educação on-line faz com que os envolvidos no processo de aprendizagem interajam de maneira sociointeracionista, de modo a desvencilhar-se de modelos tradicionais que vigoram no mundo e, em especial, no Brasil, que só passou a explorar o ensino em redes ou ambientes virtuais a pouco menos de duas décadas. Embora a sociedade ainda fique presa a moldes clássicos, já se percebe que a construção do ensino é mediada pelo esforço contínuo e interesse de buscar o aprendizado. Em decorrência desse fato, a prática pedagógica, na perspectiva das tecnologias da informação e comunicação, também deve ser pensada sob uma nova lógica: não mais estrutural e linear de apresentação e desenvolvimento metodológico do conteúdo a ser ensinado, mas a partir de uma conexão comunicacional  interativa, baseada na exploração de novos tipos de raciocínio, em que se enfatizam possibilidades variadas de participação de sujeitos no processo de ensino-aprendizagem, nos quais a comunicação baseada nos fundamentos da interatividade seja estimulada. Já que a educação desempenha um papel de fundamental importância, a cada dia que passa também se faz notório os meios de viabilizar a interação comunicativa. Portanto, devido ás tecnologias de informação e de comunicação que ganharam destaque pela inovação metodológica, inúmeros cursos são abertos a distância. Como uma alternativa bem-vinda para a Educação do futuro, o processo de ensino – aprendizagem mediado por tecnologias – no qual o docente e os discentes estão separados no espaço e no tempo – oferece uma interação clara, que rompe qualquer distância ao se comunicar pelas redes sem fio ou ambientes virtuais. Falar em comunidade virtual de aprendizagem é entrever uma superação do velho e conhecido modelo tradicional de ensino. É vislumbrar criatividade, construção de conhecimento, inovações em lugar da unidirecionalidade e passividade escolar. Trabalhar cooperatividade fazendo com que cada pessoa seja responsável pela sua aprendizagem como também pela dos companheiros do grupo, construindo o conhecimento por meio de discussões, reflexões e tomadas de decisões na coletividade. Partindo dessa concepção, a ação interativa de aprendizagem também permite aos profissionais da Educação uma sociedade mais crítica exigente na busca pelo fazer ciências e pesquisas, além de novas oportunidades de frequentar um curso especializado para adquirir uma formação significativa.

A CLIENTELA NA EAD

A clientela do EAD a princípio era de pessoas que não possuíam condições financeiras e nem tempo disponível para frequentar as universidades regulares; hoje o quadro muda, a clientela que procura a EAD são pessoas que não tiveram oportunidade de realizar seus estudos mais novos devido a vários motivos e hoje depois de terem suas vidas um pouco mais estabilizada visam no EAD uma melhora profissional, a realização de um sonho; e também a oportunidade de pessoas mais jovens de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, assim sendo um canal para o indivíduo concluir seus estudos, fazer um curso superior e também pós graduação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com