TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Metodologia da Ciência

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: História e Metodologia da Ciência[pic 1]

PROFESSOR (A): Maria Cláudia Colla Ruvolo Takasusuki e José Ricardo Penteado Falco

ACADÊMICO(A) Nathalia Assis Gouveia da Silva

R.A.:97639                 Polo: Itambe

ATIVIDADE 1

  1. Produza um texto descrevendo as mudanças na “forma de fazer” ciência ao longo da história humana                                                                 

R: Ao decorrer dos anos a maneira de se fazer ciência foi mudando, isso com certeza com o aumento da tecnologia. Grandes mudanças se fez na ciência pois vivemos em uma era em que há inúmeras informações que nos deixa curiosos, pois hoje em dia com apenas alguns cliques você pode obter dados e tirar varias duvidas, antigamente a ciência era feita por procedimentos misteriosos eles ficavam escondidos de todos, isso porque muito das descobertas não era permitida. A ciência moderna tem proporcionado a nos seres humanos progressos que tem atendido as necessidades básicas da população, isto esta somado a velocidade da maneira que se faz ciência, mas isso também nos da a sensação de que já sabemos de tudo o que há para se conhecer e entender, por isso devemos buscar sempre informações seguras. A tecnologia juntamente com a ciência torna-se a chave para o desenvolvimento social e econômico de cada lugar.

2) Produza um texto, comentando sobre um comportamento social moderno influenciado pelo desenvolvimento tecnológico                                 

R: A palavra tecnologia e um conjunto de praticas e conhecimentos que ajuda o homem a alterar o meio em que vive, as ferramentas capazes para essas evoluções  podem ser mecânicas ou industriais, assim tornando a rotina do ser humano mais confortável e pratica. Ela acompanha o homem desde a pre-historia, onde se originou as ferramentas de caçar. Hoje em dia o homem tem estudado um estagio bem elevado sobre a tecnologia, essa evolução que não possui fronteiras tem como base ferramentas artificiais. Um exemplo é a impressora 3D que talvez não seja um dos avanços mais recentes, mas porem já esta causando uma revolução. A primeira impressora foi criada em 1938, naquela época ela era muito lenta e ao decorrer doas anos sua velocidade foi aumentando, sua função era um dispositivo de saída assim imprimindo textos, gráficos ou qualquer resultado de uma aplicação. A impressora passou por varias transformações , entretanto a impressora 3D funciona como uma impressora comum capaz de reproduzir em tintas como plástico e gesso, qualquer objeto que seja desenhado em um computador. Ela o faz em varias camadas bem finas que vai se acumulando uma em cima da outra e assim elas se fundem sobre a ação do calor formando o objeto tridimensional. No entanto as impressoras 3D tem sido de suma importância e logo veremos no mercado roupas prótese humana e anima e ate mesmo comida. A tecnologia e indiscutivelmente aquilo que faz com que nossa sociedade seja o que é hoje.

  1. Comente a importância da alfabetização científica e do método científico para que o estudante compreenda as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade

R: Compreender as relações entre ciência, tecnologia e a sociedade e de muita importância para a atualidade. A ciência e a tecnologia andam  juntos e eles são essencial, mas para muitos infelizmente e algo que se torna distante, muitos não fazem ideia de tão grande conhecimento que a ciência pode nos fornecer. A relação entre eles é m muito importante, o conhecimento e o desenvolvimento cientifico e tecnológico e marcante na sociedade e para isso se faz necessário novas propostas atribuídas na educação, devemos formar cidadãos críticos que possam compreender e reconhecer seus direitos e deveres na sociedade, nossa vida é baseada nisso, então cabe ao professor ser comprometido em adquirir propostas pedagógicas que ajudem no conhecimento para se obter resultados ao ser humano. Algumas escoas e faculdades introduziu em sua proposta curricular assim as relações entre educação e sociedade podem organizar conteúdos relevantes e fundamentais para o desenvolvimento cientifico, para que todos tenham o conhecimento e não somente as informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com