TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia da Pedagogia

Por:   •  27/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL – UEMS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE

CURSO DE PEDAGÓGIA – 1º ANO

AMANDA CARDOSO PINTO

Síntese

HISTÓRIA DA PEDAGOGIA

Autor: Franco Cambi

O livro "História da Pedagogia" de Franco Cambi é uma obra profunda e abrangente que explora a evolução da educação ao longo das diferentes épocas e culturas. Por meio de uma análise minuciosa, o autor traça um panorama da trajetória da pedagogia desde os tempos antigos até os dias atuais, examinando as teorias, práticas e influências que moldaram a forma como a educação é concebida e implementada.

Cambi começa a obra destacando a importância de compreender a história da pedagogia como uma maneira de contextualizar e compreender as práticas educacionais contemporâneas. Ele explora como as concepções de educação foram moldadas por fatores sociais, culturais, políticos e filosóficos ao longo do tempo. A análise abrange uma ampla gama de sociedades e culturas, incluindo o mundo antigo, a Idade Média, o Renascimento, a Revolução Industrial e os tempos modernos.

No mundo antigo, Cambi examina a educação nas civilizações grega e romana, destacando a ênfase na formação do cidadão virtuoso e a influência de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Ele também discute as tradições educacionais em culturas orientais, como a chinesa e a indiana.

Na Idade Média, o autor explora a influência da Igreja Católica na educação, evidenciando como a fé religiosa moldou os métodos e conteúdos educacionais. O foco na escolástica e no ensino teológico é abordado, assim como a fundação das primeiras universidades.

O Renascimento marca um período de renovação nas ideias educacionais, com um retorno ao pensamento clássico e humanista. Cambi analisa as contribuições de figuras como Erasmo de Roterdã e Vittorino da Feltre, que enfatizaram o desenvolvimento do indivíduo como um ser completo.

A Revolução Industrial trouxe mudanças significativas na sociedade e, consequentemente, na educação. O autor explora a transição para sistemas educacionais mais formais e a proliferação de escolas primárias.

Nos tempos modernos, Cambi examina a influência das ideias iluministas na educação e a emergência de teorias pedagógicas inovadoras, como as de Rousseau, Pestalozzi e Froebel. Ele também discute os impactos da industrialização e urbanização na educação, bem como o surgimento da educação inclusiva e as abordagens pedagógicas do século XX.

Em resumo, "História da Pedagogia" de Franco Cambi é uma obra abrangente que oferece uma visão detalhada das transformações e influências que moldaram a educação ao longo da história. O autor destaca como as concepções e práticas educacionais evoluíram em resposta aos contextos culturais, filosóficos e sociais, proporcionando uma compreensão valiosa das raízes das abordagens educacionais contemporâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com