TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Licenciatura em Pedagogia

Atividade de Portifólio – Ciclo 2

Nome: Dálida Carol Vieira de Souza

RA: 8146609

Professora: Renata Andréa Fernandes Fantacini

Disciplina: Base Nacional Comum Curricular (Bncc): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Descrição da atividade:

  1. Cite 5 ações do professor para assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza de que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e de que o professor não apenas seguindo um rol de capacidades/aptidões/habilidades (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.

  1. Interação em grupo
  2. Avaliação do progresso do aluno
  3. Uso da tecnologia
  4. Coerência entre ensino e aprendizagem
  5. Atividade extracurriculares (Feira de Ciências)

  1.  Cite 5 ações do professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem o que se deve “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens. A pergunta não se refere a como a Educação Infantil pode contribuir, pois não se trata de uma etapa preparatória, mas sim àquilo que você, como professor, precisa considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?
  1. O professor deve sempre buscar ser coerente de acordo com os planos pedagógicos desenvolvidos para a melhoria do ensino.
  2. Compartilhar conhecimentos e se reconhecer como mediador, facilitando a aprendizagem do aluno.
  3. Estreitar laços entre comunidade escolar, professores da Educação Infantil e Fundamental, proporcionando oportunidades de integrar as diferentes áreas de ensino e de também integrar o desenvolvimento do aluno como um todo.
  4. O professor deve buscar o diálogo tanto com as famílias quanto com os alunos entendendo a sua realidade e desta forma criar vínculos com eles para que se empenhem no aprendizado.
  5. Compreender as concepções da educação infantil e da criança, seu desenvolvimento, os parâmetros, habilidades e competências que se esperam ter desenvolvido neste período e como prosseguir de acordo com as atualizações da BNCC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com