TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Vamos, agora, aprofundar o nosso conhecimento. Após a leitura dos artigos e do vídeo solicitados como forma de complementação do nosso estudo, peço algumas reflexões sobre o assunto abordado nesse material.

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

Respostas:

A-) Segundo Foebel, o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito. Segundo ele, as cinco etapas de desenvolvimento vão desde uqe o homem nasce até sua adolescência; a infância; a meninice; a puberdade; a mocidade e a maturidade.

A Educação da infância se realiza através de três tipos de operação: a ação, o jogo e o trabalho.

As crianças são plantinhas de um jardim do qual o professor seria o jardineiro.

Assim como Froebel, no artigo “A perspectiva sócioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” , observam que através dos jogos e do brinquedo, a criança estimula seu desenvolvimento sensório-motor, cria e aperfeiçoa suas habilidades.

O desenvolvimento se dá à partir do mais fácil, é graduado e só se inicia um novo assunto quando a criança já estiver madura para ele, respeitando cada fase do desenvolvimento da educação.

A presença de uma pessoa mais capaz, conduz o processo de desenvolvimento adequado.

A brincadeira é o processo inicial de aprendizagem, daí seguindo para níveis mais complexos.

B-) Existem diferenças entre a educação positivista e a socialista:

A Educação positivista baseia-se em fatos reais e na experiência, obtidos pela ciência, não admitindo a dúvida. Caracterizada pela maturidade do espírito humano, luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião.

A educação Socialista é um sistema político, se caracteriza pela idéia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres, preza a igualdade para todos.

C-) Dewey sugere uma educação democrática, onde cada aluno aprende fazendo e se enriquece com as experiências dos outros também, tendo todos a mesma oportunidade de aprender.

Os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com