TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

[pic 2] 

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em Pedagogia - EAD

Unirio/Cederj

 PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD 1 / 2010.1

Disciplina: História da Educação

Coordenação: Prof.ª Dra. Nailda Marinho da Costa Bonato

Nome:

Matrícula:                                                                           e-mail:

Pólo:

Caro (a) aluno (a):

 Essa é a sua primeira avaliação a distância. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro(a) na elaboração de suas respostas.

Leia atentamente as Instruções abaixo:

  • Você vai encontrar 4 (quatro) questões nesta prova para responder. Cada questão valerá 2,5 pontos.
  • Leia atentamente todas as questões;
  • Escreva suas respostas com letra legível;
  • Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
  • Esta avaliação é individual;
  • Responda com caneta azul ou preta;
  • Data-limite de postagem – 15/03 (Segunda-feira)
  • Data-limite de entrega no Pólo - 20/03 (Sábado)

Boa prova!!!

1ª QUESTÃO: (2,5 pontos)

Certamente que nem todas as ações históricas ficaram registradas para a posteridade. São, pois, vivências sociais que, apesar de terem existido, não foram de alguma forma registradas, não podendo ser recuperadas e contadas. Apesar da impossibilidade de se recuperar muitos acontecimentos, experiências e vivências do ser humano, também temos que convir que desde tempos imemoriais os homens produziram (e ainda produzem) artefatos, documentos, testemunhos... que tornam possível o entendimento do homem sobre sua própria trajetória. São exatamente esses registros históricos que constituem os documentos, os testemunhos usados pelo historiador para se aproximar e tornar inteligível seu objeto de estudo. (LOMBARDI, José Claudinei. “História e historiografia da educação no Brasil” In. Histedbr - http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art4_14.pdf )

Com base nas considerações de José Claudinei Lombardi, discorra sobre o uso das fontes históricas para o trabalho do historiador e do historiador da educação contemporâneos.

        Com base no item 3 do artigo em questão, o aluno deve ressaltar que são as fontes históricas o substrato do trabalho dos historiadores, por se tratarem de registros da ação dos homens no tempo, deixados com ou sem intencionalidade. São as fontes que dão credibilidade e especificidade ao trabalho do historiador. Por meio delas os historiadores reconstroem o passado em suas diversas dimensões. O aluno deve argumentar que as fontes escolhidas relacionam-se com a delimitação do objeto de investigação dos historiadores, de acordo com os recortes temporais e espaciais escolhidos.

        Outro dado a ser levado em conta é a ampliação da idéia de fonte, proposta pela Escola dos Analles, não se restringindo mais a documentos oficiais tal como a visão positivista propunha. Nesse sentido, as fontes históricas podem ser as mais variadas possíveis, novamente de acordo com a delimitação dos historiadores, ou seja, o que eles buscam sobre o passado.

2ª QUESTÃO: (2,5 pontos)

A partir do texto 2 “Educação na Antiguidade: a Paidéia e a formação do homem grego” podemos fazer a seguinte afirmativa: na Grécia antiga as cidades-estado se constituíram de forma autônoma.  

Considerando a afirmativa acima apresente, compare e analise o modelo educativo adotado em Esparta e Atenas.

Uma dica! A resposta a essa questão não se limita apenas ao item 4 do texto.

O aluno deve:

  1. Explicar o que foi a Paidéia grega, considerando a seção 3 do texto 2.
  2. Situar as póleis gregas no seu tempo e espaço e como cidades-estado autônomas, assim podendo apresentar modelos educativos diferenciados e de acordo com os seus interesses. No caso aqui estamos falando de Esparta e Atenas;
  3. Identificar Esparta como uma cidade-estado militarizada. Apresenta um modelo educativo mais voltado para as virtudes guerreiras, para a formação militar, patrocinada pelo Estado para homens e mulheres visando assegurar a superioridade das classes superiores em relação aos submetidos e vencidos (Aqui o aluno deve identificar quem era considerado cidadão em Esparta). Explicar a política de eugenia nessa educação e o seu modelo pedagógico.  
  4. Atenas uma cidade-estado iniciadora de um ideal democrático, considerando que sua concepção de Estado permite a participação do cidadão. (Aqui o aluno deve identificar quem era considerado cidadão em Atenas). Diferentemente de Esparta, Atenas apresenta um modelo educativo mais voltado para o desenvolvimento do intelecto sem, contudo, abandonar a educação física. Explicar a participação do Estado na educação e nela o seu modelo pedagógico.
  5. Mencionar os sofistas e filósofos, assim como algumas de suas contribuições para a educação.

3ª QUESTÃO: (2,5 pontos)

Imagine-se atuando enquanto pedagogo(a) em uma escola  com características próprias e uma proposta didático-pedagógica definida. Uma família procura a escola a fim de matricular seus filhos.  Cabe a você apresentar a escola e as possibilidades de ingresso desse aluno. Durante a entrevista, você percebe que os anseios da família são diferentes das perspectivas propostas pela instituição e que a experiência escolar pregressa da criança é diferente da prática oferecida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com