TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  28/8/2018  •  Dissertação  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO UNIVESP

PEDAGOGIA – CICLO BÁSICO 1º BIMESTRE

[pic 1]

ROSANA AP. BARBOSA

RA 1800180

EXERCÍCIOS DE PORTFÓLIO – SEMANA 1

Trabalho acadêmico apresentado a partir das leituras realizado e das vídeoaulas, da disciplina de HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO do Curso de Graduação em PEDAGOGIA – Ciclo Básico, Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP.

Ministrante: Profa. Dra. Vivian Batista da Silva

Data: 12/03/2018

SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS

2018

Exercício de Apoio - semana 1.

História da Educação

Realizar entrevistas com pessoas de diferentes gerações. Escolha pelo menos três pessoas de diferentes gerações (75 anos ou mais, mais de 55 anos, faixa dos 40 anos e alguém mais novo) de modo a conversar com elas acerca dos seus tempos de escola. Procure explorar os seguintes aspectos:

 

A) Com qual idade entraram na escola?

B) Como foi o percurso (fizeram quantos anos, quais séries/anos, níveis de ensino cursados)?

C) Quais as principais lembranças que guardam de como aprendiam?

D) Como era organizada a escola (prédios, espaços internos, sala de aula...)?

 Procure registrar as respostas e depois escreva um pequeno texto (até duas páginas) no qual trate de cada um dos entrevistados. Ao fim, faça um parágrafo no qual expresse as principais constatações da pesquisa.

Entrevistados:

José Aparecido Domingos, nascido em 27/08/1946, reside na Fazenda Santa Teresa da Serra em Santa Cruz das Palmeiras, iniciou na escola que havia fazenda aos 8 anos, ficando somente durante 2 anos, já que tinha que ajudar seu pai na roça, aprendeu o básico pra ele que é escrever o nome e saber números pra contar, lê muito pouco, lembra-se que na fazenda as aulas eram num galpão da igrejinha e a maioria ia somente até saber escrever o nome. Não tinha como ir à cidade pra continuar os estudos.

Patrícia Aparecida da Silva, nascida em 29/12/1963, reside na AV. XV de Novembro, 416, iniciou os estudos aos 6 anos, sendo o Pré-Primário, Primário, Ginásio, Colegial e 2 anos de Ensino Superior Incompleto em Piracicaba.

Lembra-se de ter excelentes professores, pesquisas em bibliotecas com grupo de estudos, trabalhos, das escolas serem amplas e com pátios enormes que todos adoravam ficar, não teve nenhuma dificuldade pra chegar há escola, seus pais sempre deram prioridade.

Valquíria dos Reis Coelho, nascida em 14/07/1984, reside Rua José Piccolo, 31, iniciou seus estudos aos 5 anos, com ensino Superior Completo, aulas dadas com apostilas, livros, lousa e sala de leitura. O ensino fundamental foi em uma escola bem pequena, salas bem distribuídas e Escola Municipal, ensino Fundamental II e Médio foi em Escola Estadual, em prédio antigo e grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com