TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  39.302 Palavras (158 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 158

Sumário

MUNDO ANTIGO        2

SOCIEDADES HIDRÁULICAS – NOVOS PROBLEMAS EDUCATIVOS ATÉ FENÍCIOS E HEBREUS        5

FENÍCIOS E HEBREUS        8

EDUCAÇÃO NA GRÉCIA - IDADE ARCAICA E O MODELO HOMÉRICO        11

A PÓLIS É A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: LEIS E RITOS, AGONÍSTICA E TEATRO        11

A EDUCAÇÃO FAMILIAR, A MULHER, A INFÂNCIA        13

ATENAS E ESPARTA: DOIS MODELOS EDUCATIVOS        14

O NASCIMENTO DA PAIDEIA        16

OS GRANDES MODELOS TEÓRICOS: SÓCRATES, PLATÃO, ISÓCRATES, ARISTÓTELES        18

HELENISMO E A EDUCAÇÃO: AS TEORIAS E A PRÁXIS        22

A ESCOLA GREGA E A ESCOLA HELENÍSTICA        25

NAS ORIGENS DA PEDAGOGIA OCIDENTAL        26

ROMA E A EDUCAÇÃO        27

A ROMA ARCAICA ENTRE ETRUSCOS E MAGNA GRÉCIA: MODELOS EDUCATIVOS        27

A PAIDEIA GREGA CONQUISTA ROMA        29

A EDUCAÇÃO HELENÍSTICA EM ROMA: MODELOS E FIGURAS        31

A ESCOLA, O TRABALHO, AS "CORPORAÇÕES"        33

A ÉPOCA IMPERIAL: DIFUSÃO E DECLÍNIO DA EDUCAÇÃO ANTIGA        35

O CRISTIANISMO COMO REVOLUÇÃO EDUCATIVA        36

CONCEPÇÃO DO MUNDO, MODELO DE CULTURA, IDEAL DE FORMAÇÃO.        36

NOVO TESTAMENTO, CRISTIANISMO PRIMITIVO E EDUCAÇÃO        37

O NASCIMENTO DA IGREJA E A ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA        38

HERANÇA DO MUNDO CLÁSSICO: A PAIDEIA CRISTà       39

O MONASTICISMO E "UMA ESCOLA A SERVIÇO DO SENHOR"        41

A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ: A INFÂNCIA E AS MULHERES        42

SANTO AGOSTINHO: O MESTRE DA PEDAGOGIA CRISTà       43

A ÉPOCA MEDIEVAL: CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL - A IDADE MÉDIA NA HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA        45

A FORMAÇÃO DA EUROPA E A CONSCIÊNCIA CRISTà       46

ARISTOCRACIA CRISTÃ: E POVO E A EDUCAÇÃO        47

ENTRE SOCIEDADE HIERÁRQUICA E MUNDO BURGUÊS, ENTRE ALTA E BAIXA IDADE MÉDIA        48

UMA LONGA ÉPOCA DE TRANSFORMAÇÕES E O "FUNDO" DO MODERNO        50

Observações:        51

Bibliografia        58

HISTÓRIA DA PEDAGOGIA

MUNDO ANTIGO

Pesquisas sobre a História da Pedagogia desperta o interesse para um estudo mais aprofundado e inibe uma releitura em outras palavras, o que poderia perder sua riqueza nos detalhes explicativos com suas expressões e significados únicos que nos impulsiona a fazer um acréscimo em alguns tópicos com outras pesquisas detalhando obras clássicas que possivelmente poderemos encontrar atualmente para enriquecimento e uma construção intelectual mais completa, aprofundada e enriquecedora.

A história da educação permite-nos compreender a evolução, os processos de mudança, as etapas, as acelerações, os afrouxamentos nessa evolução, e também fazer um balanço mais claro e sobretudo mais inteligível da situação da educação atual. Dá-nos também, pelas comparações que nos permite, elementos de reflexão e de compreensão indispensáveis à cultura geral do filósofo educador.

Essa história que se inicia com o mito (narrativa acerca dos tempos heroicos), explica e nos situa de alguma forma no mundo em que vivemos e o porquê da educação que recebemos e toda a evolução da nossa cultura ocidental. É uma viagem no tempo da história da educação e suas transformações, cria um alicerce de informações que são de fundamental importância para a nossa formação social, ou profissional como educadores, que iremos contribuir delineando a formação de outros, como cita esta leitura de alguns capítulos de grande importância para a nossa formação.

As pesquisas de décadas recentes que mudam a visão que se tinha do mundo antigo, a imagem clássica do mundo grego e romano que foram herdados do Neoclassicismo, um modelo de beleza, vida ética e reflexão filosófica. Caía por terra a autonomia do “milagre grego”, que se destacava das outras culturas mediterrâneas. Essa visão que se tinha no mundo antigo sofreu modificações, esse mundo mitopoiético (mágico – religiosa) cresceu por meio das contribuições de: Detienne (Marcel Detienne (1935) um historiador belga e especialista no estudo da Grécia Antiga. Juntamente com Jean-Pierre Vernant (Jean-Pierre Vernant (Provins, 4 de janeiro de 1914 — Sèvres, 9 de janeiro de 2007) foi um historiador e antropólogo francês, especialista na Grécia Antiga) e Pierre Vidal-Naquet (Paris23 de julho de 1930 - 29 de julho de 2006) foi um historiador e intelectual francês, de origem judaica), Detienne tem procurado aplicar uma abordagem antropológica, influenciado pelo estruturalismo de Claude Lévi-Strauss, à Grécia clássica e arcaica), com a religião e às origens do pensamento antigo; com Snell: linguagem e o mito; Havelock contribui com a passagem da cultura regulada para a escrita, ou “o nascimento da consciência”; Dover: a vida sexual dos gregos e Dettini, traz contribuições a respeito da figura do duplo ou do estrangeiro. Um mestre indiscutível dessa transformação na interpretação do mundo clássico foi Jean-Pierre Vernant, que através de uma série de textos de “psico-história” dedicadas ao mito, à tragédia, às origens do pensamento, à astúcia da inteligência, estuda a mentalidade antiga destacando as variedades presentes em relação à tradicional racionalidade de Platão (Egina 428/427 – Atenas 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental e Aristóteles (Estagira384 a.C. — Atenas322 a.C. foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com treze anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas onde funda o Liceu).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (252.4 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (457.9 Kb)  
Continuar por mais 157 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com