TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  26/9/2019  •  Seminário  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

* Para poucas famílias Goianas, a instrução educacional era uma preocupação. Estás não poupavam economias para manter seus filhos em faculdades do Rio de Janeiro e São Paulo.

* Muitas viúvas passavam dificuldades para conseguir manter seus filhos nas faculdades e acabavam fazendo quitandas para vender em tabuleiros nas ruas , para sustentar os estudos dos filhos. (Imagem de quitandas em tabuleiros , de preferência preto e branco)

* Criou-se no Rio de Janeiro o “Centro Goiano” , que tinha como função auxiliar estudantes goianos com dificuldades financeiras. Em Vila Boa esse clube fazia promoção para garantir que os fundos seriam remetidos para o Rio de Janeiro. (Imagem de faculdade no rio )

* Com relação ao ensino de crianças indígenas não é novidade que a igreja tinha interesse apenas de catequizar essas crianças.

* No século XVl os curumins foram considerados o eixo de atividades missionárias e mestres dos seus próprios pais. Eram escolhidos pelas Companhias de Jesus por serem portadores de “almas virgens”. (Imagem de jesuítas no Brasil )

* Em Goiás diante a necessidade de apaziguar os índios que ali se encontravam em um número considerável , o governo adotou as escolas de catequese como medidas pacificadoras para o atendimento dos curumins.

* A educação que os mestres destinavam aos curumins não foi aceita pela grande maioria dos pupilos. Como por exemplo os Kayapó , que em 1830 em Goiás , foram confinados em aldeamentos de São José Mossâmedes para receber educação religiosa e militar ,por serem submetidos a violências uma grande massa fugiu. (Imagem de jesuíta no Brasil )

* Como regimento de 1845 dedicou alguns parágrafos á instrução indígena : ensiná-los a ler , escrever e contar , sem violência , assim como explica a doutrina cristã que também incentivaria a rápida “civilização” , para transformá-los em mão de obra aproveitável na agricultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com