TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  31/5/2020  •  Abstract  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

1- Segundo o texto, qual seria o problema fundamental da institucionalização do curso de Pedagogia no seu início?

RESPOSTA : A falta de conteúdo próprio e o currículo que gerava insatisfação dos alunos do curso. O curso oferecia poucas possibilidades de instrumentalização para a prática de suas funções no mercado de trabalho, principalmente a de técnico em educação, não se conseguia definir se a técnica era falha e dificultava o acesso do técnico no mercado de trabalho, ou era o mercado de trabalho que era indefinido pela imprecisão do curso, e não conseguia absorver os egressos do curso.

2- Após o parecer de 1969, o que ocorreu com o curso de Pedagogia?

RESPOSTA:Apos o parecer de 69, a estrutura curricular do curso de pedagogia foi dividida em duas partes,uma era a comum,a base do curso e a diversificada, que oferecia habilitações de duração plena, composta por Magistério das disciplinas pedagógicas na Escola Normal, Orientação Educacional e a de curta duração : Adm Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Diferente do modelo anterior que era composto de bacharelado e licenciatura,as habilitações agora figuram no final do curso de Pedagogia, assim o pedagogo ganhava a função de educar futuros educadores.

3- O que ocorreu com o curso de Pedagogia com a nova LDB de 1996?

RESPOSTA: A Ldb 9394/96 Aumentou o volume de atuação dos egressos do curso de pedagogia , para além dos cursos de formação de professores, eles começaram a atuar na Ed. Básica ( Ed. Infantil e Fundamental), além de permanecer no curso Normal Superior.

4- Qual é a identidade e a função do curso de Pedagogia segundo o Congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores de Água de São Pedro, em 1998?

RESPOSTA:Segundo o Congresso, A identidade de curso de pedagogia , caracteriza-se pela centralização na teoria acerca da prática relativa ao processo educativo, onde quer que processo de aprendizagem ocorra. Em relação as suas funções, se considera como próprio da Pedagogia formar professores de Ed infantil, 1 ª à série, escola normal e educadores sociais, pedagogos para empresas , órgãos de comunicação, áreas tecnológicas. Além disso, a partir da 9394/96, o pedagogo fica responsável pela educação de portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, o que retira a possibilidade de que eles participem exclusivamente da educação especial, de forma segregada dos demais alunos do ensino regular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com