TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  22/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

História da educação

  Em algum momento da história o ser humano percebeu que poderia transmitir conhecimento a outro ser humano. Quando exatamente isso aconteceu é algo que não se pode determinar, mas foi em algum período entre o início da humanidade. A história da educação teria começado de uma maneira intuitiva, com as crianças aprendendo com os mais velhos por meio da observação,

  Na Grécia e na Roma antigas os homens livres tinham muito tempo ocioso, e com a necessidade de ocupá-lo, cria-se uma instituição que conhecemos até hoje: a escola.

  Lá os cidadãos adquiriam conhecimentos condizentes com os interesses da sociedade em que viviam. Eram ensinados conteúdos como oratória, retórica, filosofia, artes e literatura. O aprendizado ajudava os estudantes a se prepararem para a vida política, que era a grande importância nas sociedades greco-romanas.

  Para os escravos, o aprendizado ocorria de maneira informal. A escola nesse período não era para todos.

  O movimento iluminista, que surgiu na Europa no Séc. XVIII, defendia que o homem deveria ser senhor de si mesmo e tomar decisões com base na razão.

  O Iluminismo tinha como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, e serviu de forte inspiração para a Revolução Francesa (1789-1799). Que daí veio aprovação da Declaração dos     Direitos do Homem e do Cidadão, feita pela França. Que influenciou publicações similares em outros países da Europa e da América Latina.

  Uma educação focada na catequização foi assim que nasceu o ensino no Brasil, com a chegada dos primeiros jesuítas. A educação pensada pela Igreja Católica.

  Com os direitos civis, as pessoas de diversas camadas da sociedade ganham status de cidadãs e passam a ter acesso à escola. O conhecimento começa então a se democratizar, o Brasil dá seus primeiros passos na criação de um ensino público com a saída dos jesuítas.

  Marquês do Pombal, significou uma remodelação total do sistema de ensino brasileiro.

  Um dos momentos mais importantes da história da educação no Brasil ocorre com a chegada da família real ao Brasil o surgimento das escolas de educação superior e também da biblioteca Nacional.

  Após a proclamação da República, algumas reformas pontuais foram realizadas.

  Apesar dos esforços para tentar avançar na implantação de um sistema educacional consistente, o analfabetismo entre jovens e adultos, um problema de âmbito nacional, continua na sociedade.

  A Constituição de 1934 foi a primeira a incluir em seu texto um capítulo inteiro sobre a educação. Em 1961, é promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Neste documento, de 1971, fica obrigatória a conclusão do primário, fixado em oito anos, e passam a ser utilizados os termos 1º grau e 2º grau - nesta segunda fase escolar, procura-se imprimir um caráter mais técnico, por preferência dos militares que comandavam o país. A maior conquista veio com constituição em 5 de outubro de 1988, foi promulgada uma nova, que “cuida da educação e do ensino de maneira especial com referência aos direitos, aos deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com