TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ATIVIDADE DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 

História da Educação

NOME: ANDRESSA LIMA GHIZONI

MATRÍCULA: 2019.07.22656-7

PROFESSORA:  THAUANA PAIVA DE SOUZA GOMES

CURSO: PEDAGOGIA

NOME DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

CODIGO DA DISCIPLINA : CEL01334

DATA: 27/05/2020

.

O Livro escolhido para o relatório: Sistema Maxi de Ensino

Editora: Somos

Série: 9º Ano

Autoras : Eline Andrea Dornelas e Tiago Ledesma Mariano

  1. Características que evidenciam o modelo de formação dos sujeitos e das sociedades

A sociedade moderna é complexa desde a sua origem. Surgiu de debates e discussões entre vários pensadores e projetos, de diversas propostas ideológicas e pelo inevitável caminhar do tempo histórico. Desde a Revolução Francesa são promovidos debates em diversas áreas sobre o que é o tempo em que se vive, denominado de moderno, e como é o sujeito fruto de seu período histórico.

Acreditou-se que esse homem, fruto de lutas históricas e sociais, seria um novo ser, livre, emancipado das amarras religiosas, econômicas, ideológicas, sociais, familiares, capaz de se autogerir, tornando-se o condutor de sua história.

Ao analisar como as identidades são construídas, privilegiando as dimensões pessoal e social dos sujeitos, onde a pessoal coabita com a social, partindo do princípio com vários outros grupos, percebemos a contribuição da construção da identidade, através dos vários grupos que convive, desde a família, os amigos, a escola, no qual desempenham papeis diversificados e fundamentais na formação do sujeito. Nesse contexto há um intercâmbio relacional, fazendo esse sujeito tomar consciência de sua unicidade e subjetividade.

a identidade é objeto da interação entre o indivíduo e a sociedade e que o sujeito tem sua essência interior, no entanto é a partir da relação com diversos mundos culturais que sua identidade se estabelece.

Apesar de todas as transformações ocorridas nos últimos séculos, o homem contemporâneo continua conectado a um modelo tradicional e conservador, que determina padrões de comportamento com relação aos modos de produção e consumo.

b) Exemplos de fatos e situações que se destacam da história da educação no Brasil e no mundo.

O livro em questão destaca a crise da educação durante a ditadura militar .(1964- 1985)

Com o golpe de estado e um novo governo militar ditatorial, a educação brasileira passou por drásticas mudanças. A principal delas está ligada ao objetivo final do ensino institucional, como sendo a formação e capacitação profissional para atender a necessidades capitalistas, ao invés da formação da capacidade crítica e aptidão cidadã dos alunos. Há que se lembrar também, que nesse período houve grande favorecimento e incentivo à privatização da educação, em contrapartida a desvinculação orçamentária da União com recursos mínimos para a educação pública.

Diante da meta de “mão de obra” para o desenvolvimento industrial, até mesmo a escola primária e o ensino médio tornaram-se lugar de profissionalização, sendo imposta pela criação de legislação pertinente ao tema, como prova a criação da Lei n. 5.692/71, responsável pela unificação do até então chamado “ensino primário” com o “ginásio”, dando origem ao “curso de 1º grau”. Já no 2º grau, instituiu a profissionalização universal e compulsória. (SAVIANI, 2008).

Destaca também um breve resumo sobre a escolastica

Na Idade Média, temos os mosteiros como responsáveis pelo ensino, ainda assim muito seletos, com alunos da elite e estudos extremamente ligados à religião.

Grande parte da população da época ainda não possuía habilidades educacionais básicas como ler, escrever e fazer contas matemáticas. Até que o comércio começou a crescer, e essas habilidades passaram a ser uma necessidade dos comerciantes, forçando a burguesia a investir em uma escola, uma instituição própria para ensinos práticos que os ajudassem a crescer ainda mais financeiramente, tocando seus negócios com maior sabedoria. Em outras palavras, o desenvolvimento da escola como instituição de ensino está intimamente ligado a burguesia e ao capitalismo. Um exemplo disso é o pensamento de Adam Smith, um dos grandes teóricos do Capitalismo, que educação como necessidade, em pequenas doses, à massa trabalhadora.

  1. A existência de uma diálogo interétnico exposto implícita ou explicitamente nos textos do livro observado. O diálogo interétnico diz respeito às relações e trocas entre os vários povos e etnias diferentes.

Influencia africana é abordada

Ao longo do período colonial e monárquico brasileiro foi grande o contingente de escravos africanos no Brasil, visto que, constituía a maior mão - de - obra do período. A contribuição desses escravos foi além da participação econômica, uma vez que, foram inserindo suas práticas, seus costumes e seus rituais religiosos na sociedade Brasileira contribuindo, dessa forma para uma formação cultural peculiar no Brasil.

Importante, ressaltar que as práticas desses escravos africanos eram diferenciadas, pois eles eram oriundos de pontos diferentes do continente africano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com