TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  23/9/2021  •  Dissertação  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos,

Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1  a partir  dos dia 08/05  até o dia  28/05/2021). Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitan

do assim transtornos. Boa atividade!

Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos:

  1. qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita para os povos chinês? Os chineses adotavam duas formas de organização escolar, uma era o sistema de escola e a outra de exames. Explique o sistema de exame. Qual era o método adotado, como era as instalações escolares e qual era o valor para o acesso no serviço público?

Resposta.

Finalidade e domínio da escrita: A finalidade de dominar a leitura e a escrita era primordial,pois a partir do momento em que conseguissem dominar estas duas competências poderiam memorizar e transmitir os textos sagrados chineses. Assim, perpetuariam a essência literária contida nos textos sagrados.

Sistema de exame: Tinha  como  objectivo  formar um corpo de letrados e de militares para a Administração civil e militar da China. 

O sistema de Exame, tornou-se o mais importante método de recrutamento. Através dele, na época imperial dotava-se  de pessoas de todas as classes sociais que por puro mérito tinham oportunidade de atingir esses cargos. Também fazia com que a população masculina fosse incentivada a estudar, além de ser um contraponto à aristocracia, habituada a ter esses cargos sem nada fazer para os merecer.
Havia quatro diferentes tipos de exames imperiais. O mais importante, que se  prolongou pelo período mais longo e selecionou o maior número de oficiais, era o Gongju. Existiam ainda o  exame Wuju, os ordenados pelo imperador em ocasiões muito especiais chamado de  exame Zhiju e para os mais jovens, o exame Tongziju. 

 O método adotado de ensino era caracterizado por ser rigoroso e dogmático, com ênfase na memorização.

Os estabelecimentos de ensinos, muitas vezes eram construídos pelos  nobres para seus filhos. Mas em  1097 a.C., o imperador Tcheu mandou instalar escolas em todos os seus domínios. Neste  período do antigo império, as escolas foram consideradas como estabelecimentos do Estado e o ensino teve caráter totalmente político.

O acesso ao serviço público era feito através das  provas que  constituiam a peça central da máquina educativa chinesa, pois era através das mesmas que se realizava a seleção de todos os funcionários e dignitários da China.
Havia três exames de dificuldade crescente que conferiam os graus de "talento florido", "homem promovido" e "completo erudito", ou "apto para o cargo".

 

  1. A Educação dos povos primitivos era organizada em estágios. Descreva os estágios da sociedade primitiva e a característica cada um?

Resposta.

1º Estágio: Dava-se nos primeiros anos de vida do indivíduo, onde aprendiam  através da brincadeira com imitações e  com miniaturas de instrumentos usados pelos adultos.

2º Estágio: A imitação da criança já é a imitação consciente, pois imitam e aprendem as atividades dos adultos. Nesta fase, algumas crianças (meninos) eram submetidas à rituais e cerimônias onde haviam representantes de outras tribos, outras (meninas) faziam utensilios de barro e brincavam de preparar a alimentação. Ou seja, a criança era vista como uma miniatura do adulto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com