TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  26/9/2022  •  Ensaio  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO - CICLO 2

Bárbara Bernardes Pauletti

Partindo dos Pressupostos Básicos da Educação Homérica, traçamos um paralelo com a educação que se propõe hodierno da formação integral do indivíduo, enquanto na vida acadêmica. O pedagogo/escritor Antônio Carlos Gomes da Costa vislumbrou e influenciou toda uma geração de educadores com a sua educação interdimensional que consiste na pedagogia da presença e conceitos como protagonismo, projeto de vida e desenvolvimento pessoal e social. No momento que Jaeger (1995) diz:

[…] a importância educadora de Homero é evidentemente mais vasta. Não se limita à formulação expressa de problemas pedagógicos nem a algumas passagens que aspirem a produzir um determinado efeito moral. A poesia homérica é uma vasta e complexa obra do espírito, que não se pode reduzir a uma fórmula única. Ao lado de fragmentos relativamente recentes que revelam um interesse pedagógico expresso, aparecem outras passagens nas quais o interesse pelos objetos descritos afasta a possibilidade de pensar uma segunda intenção moral do poeta. [...]. 

Ressalva aqui, as mulheres não eram alvos da formação educacional plena; tendo a negação em Atenas e concessão em Tebas. Conquanto, Homero fosse inspiração e influência para todas elas.

A religiosidade na educação homérica evidencia-se no subjetivo relacionado aos anseios de vitória, representatividade e glória. Legítima, a rivalidade exprime a competição que impulsiona e exprime o heroísmo e transcendência: a morte gloriosa antagônica à vida medíocre.

Visualiza-se nesse contexto, a relevância da mitologia grega, cujos deuses agregaram contribuições importantes para a formação íntegra do ser. Destacamos a divindade que fazia parte da religiosidade grega, Perséfone que era a deusa da agricultura e da vegetação, sendo responsável pela fertilidade. Era filha de Deméter e Zeus e foi raptada por Hades, deus do submundo para onde ela foi levada; e, após clamores de sua mãe, permanecia por lá apenas uma parte do ano, sendo que a parte restante mãe e filha passavam juntas. As consequências do rapto de Perséfone se manifestaram nas estações em que ela se apresentava; sendo primavera/verão quando andava pela Terra e verão/inverno enquanto habitava o submundo. Esta condição se deu pela deusa ter se casado com o raptor e comer alimento do baixo mundo. À vitalidade da agricultura atribuiu-se a sabedoria da divindade; o conhecimento das esferas da educação como saberes ligados às características e condições para plantio. Descortina-se a religiosidade e a natureza poética, algumas das fontes inspiradoras de Homero.

Consumando, temos presente na educação homérica a sensibilidade da formação oral que vem abastada de conotações, particularmente, esplendorosas graças à competitividade, heroísmo das batalhas em nome do bem maior, o Estado. A integralidade do indivíduo, valorizando suas competências e desenvolvendo as habilidades referendadas nas áreas do conhecimento que circundam a sociedade em que está inserido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 60. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/grega/educacao-grega.htm . Acesso em: 10 de set. de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (288.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com