TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  12/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  13.352 Palavras (54 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 54

INTRODUÇÃO

A História da educação e de gestão visa como primordial o ser humano, as relações que estabelecem consigo mesmo, e com os demais, além da construção histórica social e cultural resultante de um processo histórico.

        O presente relatório busca abordar como tema a Gestão na Educação Básica, utilizando o enfoque principal no seguinte problema: Como se organizam as gestões pedagógicas, financeiras e administrativas na Educação Básica?

        Para justificar o tema escolhido trabalhamos em cima de alguns autores referentes ao assunto, a partir dai chegamos a um seguinte critério: Acreditamos que os processos políticos englobam a formulação de mecanismos de participação da comunidade local e escolar na construção e consolidação de um projeto político pedagógico, bem como a implementação das relações da escola com o sistema de ensino e com a sociedade, nesse sentido a educação é entendida como prática social constitutiva e constituinte das relações sociais mais amplas, que traduzem distintas concepções de homem, mundo e sociedade. A educação é um processo amplo de socialização da cultura, historicamente produzida pelo homem, e a escola, cujo objetivo é a apropriação do saber, sendo a gestão um processo que se organiza, coletivamente em prol dos objetivos de formação. Sendo assim, políticas educacionais efetivamente implicam no envolvimento e no comprometimento de diferentes atores, incluindo gestores e professores vinculados aos diferentes sistemas de ensino.

 Queremos chamar a atenção para o importante papel articulador da gestão escolar entre as metas e os delineamentos políticos- educacionais e sua concretização na atividade escolar. Das diferentes perspectivas de análise, tenta-se resgatar a especificidade da instituição escolar e a necessidade de entender a gestão escolar com base em seus fins pedagógicos. É importante pensar sobre que tipo de conhecimento, habilidades atitudes e valores se querem formar nas novas gerações, levando em conta as necessidades individuais, as demandas do processo produtivo e as exigências do exercício de uma cidadania plena? Esta é uma questão que não pode ficar restrita a nos educadores, mas deve refletir a sociedade sobre quais são as demandas a serem feitas a escola como aferir seu atendimento.

Observou-se que existem escolas com excelentes condições físicas e materiais, em que vivenciam uma escolaridade conservadora: outras, em que o trabalho consciente dos professores competentes perde-se no conjunto de ações pedagógicas desarticuladas; outras ainda que, embora tenham uma proposta pedagógica avançada e bem articulada, não conseguem traduzi-la em ações, por falta de um entendimento coletivo. Desse modo, queremos demonstrar um pouco do processo escolar na educação básica e o desenvolvimento da gestão escolar nas escolas, o papel do gestor como fundamental para que os objetivos da escola sejam efetivados juntamente com a colaboração dos demais contribuintes da escola.

O nosso objetivo geral visa compreender o exercício das práticas de Gestão escolar e participativa na organização pedagógica, administrativa e financeira da educação básica. Tendo com objetivos específicos: Conhecer teoricamente a historia e as transformações que ocorreram na gestão escolar da Educação Básica; Identificar o conceito de gestão, antes restrito ao âmbito empresarial, e agora migrado para a Educação Básica; Definir a importância e as funções da gestão pedagógica, administrativa, e financeira na educação básica nas diversas modalidades. Obtendo como questões de pesquisa as seguintes indagações: O que é gestão escolar na educação básica? Como se definiu a gestão escolar em seu processo histórico? Como acontece a gestão administrativa, pedagógica e financeira na educação básica em suas diversas modalidades?

A escolha do tema vem ao encontro a essas questões levantadas e a necessidade de conhecer a importância da gestão na Educação Básica mediante a atuação do diretor como liderança realizada a partir do conhecimento de cada um dos seus espaços e processos.

O relatório está organizado em três capítulos. O capitulo I traz o referencial teórico, contendo aspectos sobre História da gestão escolar, gestão da Educação Básica, gestão na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Já o capítulo II esta reservado para os encaminhamentos metodológicos e no capitulo III faz-se a análise dos dados fazendo a ponte entre aquilo que os entrevistados responderam e os conceitos defendidos pelos autores.

CAPÍTULO I

1  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 HISTÓRIA DA GESTÃO ESCOLAR

A educação foi e continua sendo uma conquista histórica, política e ideológica.

Em seu contexto trás amargas experiências fundamentadas em conhecimento restrito sem um elaborado estudo cientifico.

Antes de entrar no conceito do que é gestão é preciso analisar a sua história que no passado vem com forte visão de administrativa vigorando até os anos de 90 aonde o termo administração cai em desuso, dando lugar ao termo gestão.

A compreensão da teoria da administração escolar tem como ponto de partida a analise da origem histórica da administração e da gerencia empresarial, tendo como principais e os primeiros a falar do assunto os teóricos Frederick w Taylor e Henri Fayol.

Frederick w. Taylor, criador da administração científica fruto do racionalismo, mostra claramente as suas intenções em relação ao capital quando se preocupa com o controle e a racionalização do trabalho, estabeleceu o controle do trabalho como essencial para a gerência, sua ênfase era à busca da eficiência das organizações. Taylor pai da organização cientifica do trabalho sempre queria o bem da classe, mas de olho na produção, nos seus resultados, fazia a seleção de treinamento prévio, o treinamento era em serviço, com definição de funções e divisão de responsabilidades, ou seja, a realização do trabalho por tarefas. (PROF ª IVONETE, Comunicação em sala de aula).

Segundo a teoria administrativa de Henri Fayol, sua preocupação centra no trabalho do administrador, levantando alguns princípios de administração, dentre os quais a idéia de que “existe um homem certo para cada lugar”, o que na verdade ele queria dizer é que uns nascem para administrar e outros para executar, o patrão manda e os empregados devem obedecer. (PROF ª IVONETE, Comunicação em sala de aula).         

Na educação o primeiro trabalho surge em 1913 com Franklin Bobbit, que aplica os princípios de Taylor à administração da escola, definindo a função do diretor como identificador e distribuidor de tarefas inerentes á organização escolar, a base da administração escolar provém de uma base de administração científica. No Brasil Querino Ribeiro, em 1938, escreve trabalho pioneiro sobre Fayolismo na administração da escola publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88 Kb)   pdf (290.8 Kb)   docx (235.2 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com