TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

                

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA – EAD

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

INTEGRANTES DO GRUPO

Nome

e-mail

RA

Carlos Dionei Steinhauzen

carlossteinhauzen@hotmail.com 

371212

Elaine Krauze de Oliveira

elainekrauze@hotmail.com

371189

Luisane Schmitt Carneiro

luisanescarneiro@hotmail.com

372839

Mariza Prunzel Haas

marizaph@hotmail.com

371201

Sabrina da Roza Barcellos

Sbr110@hotmail.com

381353

Prof. Lindolfo A. Martelli

São Pedro do Sul

2013

SUMÁRIO:

- Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo .............................................3

- A Origem da Educação Escolar no Brasil – A ação dos Jesuítas como parte do Movimento da Contra Reforma Católica ...............................................................................4

- Principais Estabelecimentos Escolares Fundados no Brasil Entre os Períodos Colonial, Imperial e Republicano ............................................................................................6

- História de uma Entidade Escolar .........................................................................8

- Referências bibliográficas ............................................................................................10


MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

        Partindo do questionamento, “Somos feitos de tempo?”, podemos dizer que sim, que o homem é um ser histórico, pois seus pensamentos, suas atitudes, e também suas atividades, mudam conforme suas necessidades pessoais e sociais. A sociedade muda a cada momento, então à medida que surjam dificuldades tanto na vida social, em comunidade, como na vida pessoal, o homem precisa se superar e melhorar seus conhecimentos. Assim podemos dizer que mudamos nossas ações e pensamentos de acordo com nossas vivencias e relações sociais. E é através da história que podemos perceber as transformações sofridas pelo homem no tempo. Cada geração assimila a herança cultural de seus antepassados e estabelece seus projetos de mudança. Na verdade o presente é resultado de ações do passado e com certeza o futuro será resultado das ações do presente. A Educação também passa por estes projetos de mudança cada vez que se projeta o futuro. Hoje estamos tão acostumados com a “escola” que até esquecemos que ela nem sempre existiu e que ela também sofreu mudanças ao logo do tempo.

“[...] onde há ser humano há cultura. Onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça, está a modificar a realidade e a si próprio e, assim, ao interferir no mundo natural ou dele participar, está a criar um mundo cultural”. (REISEWITZ, 2004, p.81)

        Assim a “História da Educação” precisa ser reconstruída, estudada e principalmente, interpretada, para que possamos entender como os povos transmitiram e transmitem sua cultura, como as instituições escolares surgiram e principalmente quais as teorias que as nortearam e orientaram.

        Estudar o passado não é um exercício de saudosismo, não se faz apenas por curiosidade. Podemos dizer que, de certa forma, o homem reconstrói a história a partir do seu presente, e a cada novo fato reinterpreta a experiência passada. Laurentino Gomes, autor do premiado livro 1808, afirma que é imprescindível olhar o passado para construir o futuro. Só analisando a história do país é que conseguiremos desenvolver a educação.

 É de importância fundamental em qualquer país, o tema EDUCAÇÃO. No Brasil, porém, ele adquire um caráter crucial, muito maior, não somente pela grave questão dos milhões de analfabetos, como principalmente pela falta de perspectivas, devido às inúmeras deficiências e distorções do Sistema Educacional Nacional.

A escola deve ter dois objetivos essenciais: primeiro, educar o cidadão para o convívio social; e segundo, preparar o indivíduo para o exercício da atividade econômica, com maior eficiência e criatividade.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRA REFORMA CATÓLICA

No Brasil, a educação perdeu um pouco o seu sentido a partir do momento em que houve um crescimento exagerado das cidades grandes. Com o êxodo das populações do norte, nordeste e do interior para os grandes centros urbanos produziu uma inusitada oferta de estudantes frente a uma crônica escassez de escolas e de professores. A massificação do ensino, inclusive do ensino superior, foi um fenômeno significativo, principalmente a partir de 1960, aumentando substancialmente o número de estudantes nas salas de aulas, isso prejudicou, porém, a qualidade do ensino. Juntamente com a massificação do ensino, aconteceu também, nos anos 60, a politização da classe estudantil, como conseqüência e também instrumento de um movimento político visivelmente de caráter socialista.

Já a cultura européia derivou-se da filosofia greco-romana, que se baseava fundamentalmente na teologia e na metafísica. Somente a partir do século XVI, pela influência de Galileu, que o conhecimento e o método científico substituíram a escolástica e a prevalência do ensino religioso.

No Brasil, os jesuítas foram os primeiros educadores sistemáticos. Eles chegaram aqui com o governador Tomé de Souza, em 1549, e formaram núcleos religiosos e de ensino em vários pontos das capitanias hereditárias, espalhando-se por todo o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (379.8 Kb)   docx (582.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com