TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da matemática

Por:   •  4/9/2015  •  Resenha  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

A História Da Matemática

A Matemática foi criada pelo homem afim de suprir suas necessidades sociais. O Paleolítico Inferior durou 2 milhões de anos e neste período, o homem viveu da caça e da coleta, competindo com outros animais, utilizavam paus, pedras e em seguida o fogo. Ele era um predador-nômade que vivia dependendo do que se retirava da natureza. Para isso precisava apenas de ter noção de mais, menos, menor e maior além de simetrias para lascar pedras e confeccionar porretes. Esse modo era a Matemática que utilizavam. Era adjetiva devido ser construída dando qualidades aos objetos, pois se uma pedra cortava bem, eles faziam as outras do mesmo jeito, desta forma elas teriam a mesma função (noção de igualdade).

Os artefatos recebiam formas e ficavam retos-curvos, certos-tortos, simétricos, com interior. Eles produziam seus instrumentos prevendo seu uso, envolvendo previsão a pequena ou grande diferença.

O Paleolítico Superior se caracterizavam pelos instrumentos mais engenhosos para caçar e coletar, como: armadilhas, redes, cestos, arcos, flechas e canoas rústicas. Além de paus e pedras eles passaram a utilizar ossos, peles, cipós e fibras, para fabricarem roupas rústicas. Foram eles que começaram a fazer as pinturas e esculturas naturalistas, denominada de pictografia. Eram Homo sapiens, porém continuavam como predador-nômade. Devido terem maior conhecimento do uso dos instrumentos, eles necessitavam dos números e das figuras. Para se fazer um trançado precisava de contagem e de ter noções intuitivas de paralelismo e perpendicularismo. Já para o cesto além da contagem, necessitavam de noções de formas, simetria, interno e externo. Eles inventaram somente o um, o dois e o três, se passando disso era demais para eles.

Mais tarde sintetizaram-se no conceito do triângulo, cujo seu gráfico é feito com três pontos não-colineares que são ligados por um segmento de retas.

O que gerou a circunferência era o ato de arredondar objetos, posicioná-los ao redor da fogueira ou de um animal na caça, além de girar os objetos para acender fogos ou fazer furos. Já a reta era o ato de esticar.

A Matemática começou a ter representação através das representações simbólicas, que eram, as palavras dos primeiros números e formas, os desenhos pictográficos que eram as marcas para os talhos e polir as pedras, madeiras e os ossos.

Com o aumento da população as coletas foram entrando em colapso, devido à natureza não conseguir gerar o suficiente. A partir disso, o homem começou a cultivar plantas, a domesticar animais, com isso foram construindo sua independência em relação a natureza. Transformando-se em produtor-secundário. Essa época era denominada como Revolução do Neolítico, dando início a agricultura e a pecuária de um novo homem.

De começo a produção era pequena e eles completavam com caça e coleta. O homem trabalhava e foi adquirindo conhecimentos sobre a terra, a fertilidade, as sementes, as técnicas de plantio e colheita além das sementes mais produtivas. Com isso foi elaborado o primeiro calendário agrícola. A cerâmica foi criada pela necessidade de armazenar os grãos e de seu cozimento. Os palmos e os passos eram utilizados para medir as cabanas e as plantações. A partir da sobrevivência foi que a Matemática foi tendo forma, pois os conhecimentos se expandiam através da prática do saber e das receitas para o dia-a-dia.

Os símbolos foram adquirindo valores abrangentes, surgindo a ideografia. A Matemática Neolítica era as contagens com números maiores, possibilitando construir calendários. Os números eram feitos por riscos em paus ou ossos, nós em cordas, pedrinhas e palavras. Com isso eles, podiam juntar, retirar e contar. Utilizando o ábaco dos dedos.

O homem é o agente que se transforma continuamente. Ao longo dos séculos foram chegando novas espécies produtivas. Com o vegetal aconteceu a mesma coisa, e com isso deu origem a Zootecnia e à Engenharia Genética. As cabanas construídas perto das lavouras deram origem as aldeias. Aos poucos eles foram aumentando a produção até a ponto de suprir suas necessidades. O período Neolítico vai desde o início da produção até conseguirem gerar o necessário para a sobrevivência.

O Período Histórico se refere as cidades e as classes sociais. As terras próximas as margens dos rios e das enchentes são férteis devido ao acumulo de limo. Muitas tribos se estabeleceram ali. As cabanas foram transformadas em casas e as aldeias em cidades.

Foi aqui que se criou a escrita fonética silábica com sociedades complexas e culturas acumuladas. Surgiram os senhores, os escravos, as classes sociais, a propriedade e o Estado. Essas mudanças surgiram devido ao aumento da produção. Os escravos só tinham o necessário para a sobrevivência, já os senhores tinham a mais do que precisavam.

As inundações do Nilo desmarcaram os limites das propriedades, sua redemarcação era feito com o auxílio de medidas e plantas, denominadas esticadores de cordas. Foi a partir daí que originou os números fracionários. O faraó acreditava que haveria riqueza e fartura para todos se não houvesse terra e nem mão-de-obra ociosas.

O início da Antiguidade foi marcado pelas várias novidades matemáticas. Foram os egípcios que criaram o calendário de 365 dias, inventaram o relógio de sol e a balança, fundiram o cobre e o estanho (bronze) além de outros metais. Construíram cidades e grandes monumentos. O ferro era conhecido de meteoritos. Porém não havia tecnologia que permitia seu uso sistemático. Os egípcios realizavam contas devido já conhecerem o ábaco, a notação decimal e algumas frações. Eles não sabiam multiplicar, somente dobrar. Suas frações eram somente aquelas com numerador 1, ao contrário de números inteiros, que eram representados por sinais ovalados em cima do numeral.

Eles desenvolveram a Geometria, formulando fórmulas para calcular áreas e volumes. O mesmo acontecia na Babilônia, na China e na América com os maias, incas e astecas.

Ferramentas mais eficientes puderam ser confeccionadas através do uso do ferro, com isso a produção elevou aceleradamente, o comércio se expandiu, intensificou as navegações e os transportes melhoraram. Através disso se criou a moeda. A partir daí apareceu o alfabeto que democratizou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com