TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e doutoranda em educação

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.315 Palavras (30 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 30

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Eu sou a prof. Cyntia Simioni França, mestre em Ensino de História e doutoranda em educação na Unicamp. Tenho uma trajetória de 15 anos de experiência em sala de aula nos contextos da Educação Básica, Ensino Médio e EJA. Além disso, atuo no ensino superior a distância e presencial bem como em cursos de pós-graduação.

Olá, eu sou a professora Eliane França, graduada em geografia e mestre em ensino de geografia.

Temos o maior prazer em compartilhar com vocês os conhecimentos da nossa disciplina Ensino de História e Geografia. Iremos refletir durante as nossas webaulas acerca das teorias e metodologias do processo de ensino e aprendizagem de História e Geografia. Além disso, abordaremos sobre o processo de construção do conhecimento histórico escolar e da geografia em sala de aula. Não teremos apenas reflexões teóricas como também práticas, apresentando diferentes possibilidades de metodologias que podemos utilizar em sala de aula nas séries iniciais. Nas webaulas 01 e 02 enfocaremos o ensino de história e nas webaulas 03 e 04 voltaremos principalmente para o debate sobre o ensino de geografia. Lembrando que esse debate se complementa em sala de aula, principalmente, pelo fato de que é o mesmo professor que ministra esses conteúdos nas séries iniciais. Vamos iniciar nossa viagem pelo tempo sem perder de vista o espaço geográfico? Nosso debate também não se encerra aqui, mas prolongaremos em nossos fóruns. 

 

Objetivos:

 

Conteúdo Programático:

 

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real),Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

 

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a teleaula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, teleaula e web aula da disciplina.

 

Critérios para Participação dos Alunos no Fórum:

Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de pós-graduação. Textos apenas concordando ou discordando de comentários de outros participantes do fórum sem a devida justificativa ou complementação não acrescentam em nada ao debate da disciplina, sendo assim, devem ser evitados. Os textos devem sempre vir acompanhados das justificativas para a opinião do discente sobre o conteúdo discutido, para que assim, possamos dar continuidade ao debate em nível adequado. Além disso, podem ser utilizados citações de artigos, livros e outros recursos que fundamentem a opinião ou deem sustentação a sua posição crítica sobre o assunto. Deve ser respeitado o tópico principal do fórum, evitando debates que não tem relação com o tema selecionado pelo professor.

Habilidades e competências

WEBAULA 1

Unidade 1 – Conhecimento Histórico Nas Séries Iniciais

 

APRESENTAÇÃO

[pic 1]

Nossa aula vai possibilitar ampliar seus conhecimentos, incentivar o trabalho de pesquisa e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais.

Como você é aluno do Curso de Graduação de Pedagogia é possível imaginar que goste de trabalhar com as crianças e principalmente de ensinar. Para isso é necessário uma boa oratória, didática específica para a disciplina de história e acima de tudo possuir um espírito crítico e reflexivo acerca da nossa sociedade.

Penso então que está no caminho certo e ao final desses anos de estudo e dedicação você vai encontrar-se preparado para exercer o ofício de professor.

Vamos iniciar os nossos diálogos?

Diversos estudos revelam que embora o conhecimento histórico seja complexo e abstrato, é possível a sua construção em todos os níveis de ensino, inclusive nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 

Schmidt e Garcia (2006), no texto "Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências" explicam que com a ênfase dada ao caráter social da escola, na década de 1980, várias indagações surgem, entre elas perguntas como:

  • Como ocorre o ensino e a aprendizagem?
  • Como ocorre a produção do conhecimento histórico escolar?

Verifica-se a importância de refletir sobre a teoria e a prática do ensino e aprendizagem de História, sendo necessário que

[...] o aluno seja entendido como agente de sua formação, com idéias prévias e experiências diversas e o professor como investigador social e organizador de atividades problematizadoras; o conhecimento histórico é visto a partir de sua natureza multiperspectivada e nos seus vários níveis: senso comum, ciência e epistemologia; as estratégias e recursos são múltiplos e intervenientes; a avaliação é feita a partir de todo o material produzido pelo aluno; e os efeitos sociais são focados nos agentes sociais. (SCHMIDT; GARCIA, 2006, p. 23)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (235.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com