TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História na Educação

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio

CEDERJ/ UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia–modalidade EAD

AD2 – 2017.01. História na Educação 1.

Coordenadora: Lúcia Garcia.

ALUNA: VIVIAN MATOS FONSECA.

MATRICULA: 16212080051.

POLO: TRÊS RIOS.

TUTORA: Ludmila.

Plano de aula:

Conhecendo e valorizando a história da minha cidade.

Disciplina/ Área: História.

Nível de ensino: Ensino Fundamental- Anos Iniciais.

Ano de ensino: 4º ano.

Número de alunos: 20.

Duração da atividade: Três ou mais aulas com duração de uma hora.

Justificativa:

Considero fundamental que as crianças, desde cedo, conheçam a história da cidade em que vivem, sendo papel da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em cada localidade. Tenho clareza de que sensibilizar os alunos para a importância de se conhecer a história de sua cidade não se configura como uma tarefa simples, porém, à medida que estabelecemos relações entre a história dos próprios alunos e de sua cidade, o tema torna-se contextualizado, favorecendo o interesse e o envolvimento com o assunto. Assim, essa aula tem o propósito de apresentar aos alunos elementos da história da cidade em que vivem utilizando diferentes estratégias, sem a preocupação com a memorização de fatos, de datas ou de informações detalhadas sobre situações ou pontos turísticos, mas com o intuito de proporcionar a valorização e o respeito pela sua cidade, reconhecendo-se como membro desse contexto e participante da construção dessa história.

Objetivos:

Pesquisando a história por meio da memória oral e textual dos moradores mais antigos, conhecer a história da sua cidade a partir de sua própria história, identificar especificidades da sua cidade e de sua história a partir de registros de fatos e situações, conhecer e valorizar a cidade onde vive, conscientizar-se da importância de exercer o seu papel de cidadão na busca pela melhoria de sua cidade.

Recursos:

Papel, caneta, internet, vídeos com histórias, álbuns de fotografia, tesoura, cola, papel cartão, revistas e jornais locais.

Metodologia:

Aula 1:

1º Momento:Eu incio a aula convidando os alunos para assistirem ao vídeo:"Palavra Cantada- Eu", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E

2º Momento: Creio ser de extrema importância, nesse momento, fazer uma reflexão sobre o vídeo com os alunos  explorando o fato de que cada um de nós temos uma história, assim como retratado no clipe. Perguntar o que sabem sobre sua história, onde nasceram, moraram, estudaram, enfim, o que viveram desde o nascimento até os dias atuais. 3º Momento: Proponho que cada aluno deva produzir um texto com o título: "A história da minha vida"

Como tarefa de casa, proponho que os alunos deverão entrevistar os pais ou responsáveis solicitando que relatem a sua história desde o seu nascimento até os dias atuais. Se os alunos tiverem e os familiares permitirem, poderão levar na próxima aula seus álbuns de fotografias com registros de fatos importantes vividos até então.

Aula 2:

1º Momento: Socializar as tarefas de casa enfatizando os aspectos particulares e específicos da vida de cada aluno numa perspectiva de valorizar a história de cada um. Confrontar as histórias relatadas pelos familiares com as histórias inicialmente registradas pelos  próprios alunos na produção escrita da atividade anterior. 2º Momento: Convido os  os alunos para assistirem a mais um vídeo:"Ora Bolas" - Palavra Cantada, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z3oGEzU2P3I3º Momento: Explorar o vídeo com os alunos a partir da seguinte reflexão: Assim como exibido nesse clipe, cada um de nós mora em uma rua, em uma cidade, em um país, em um continente, em um planeta, e cada um desses espaços têm uma história. Propor ao alunos : Pensando nisso, que tal todos vocês contarem sobre o lugar onde vivem?! Nesse momento deixo livre aos alunos para que relatem os detalhes sobre seu bairro ou rua, bem como a percepção que têm sobre a cidade em que moram. Solicito que façam um desenho representando sua casa, sua rua, seu bairro e sua cidade. Nesse desenho, o aluno poderá destacar um ponto turístico, histórico ou que considere importante na sua história de vida que se passou na sua cidade. 4º Momento: Convido os  alunos a se sentarem em círculo para socializarem os desenhos produzidos. Proponho como tarefa de casa aos alunos que ao retornarem para suas casas, procurem observar o trajeto do caminho tomado, atentando-se para detalhes de sua cidade tais como: característica das moradias, comércios, limpeza das ruas, movimento de carros, escolas, população, dentre outros. Os alunos poderão registrar o que observaram para posteriormente relatarem aos colegas. Peço que,  caso seja possível, solicito aos alunos que ao retornarem à aula, no outro dia, fotografem alguns pontos da cidade, no trajeto de casa para a escola que mais lhe chamaram à atenção.

Aula3: Para a realização dessa atividade proposta nessa aula, levarei revistas ou jornais locais para serem recortados. Uma outra opção seria levar gravuras/imagens impressas da sua cidade retiradas da internet. 1º Momento: Socializar as tarefas de casa dos alunos. Explorar as semelhanças e diferenças encontradas em espaços diversos da cidade. Estarei o mapa da sua cidade em mãos para procurar localizar com os alunos os pontos destacados por eles.2º Momento: Convido os alunos para, em trios, construírem um "Quebra-cabeças de pontos da cidade". Entrego a cada trio, revistas ou jornais locais para recortes, tesouras, colas, papel cartão. Oriento os alunos a selecionarem imagens nítidas e grandes e colarem no papel cartão. Após essa etapa, os alunos deverão fazer riscos assimétricos separando em até cinco partes cada gravura. O quebra-cabeças estará pronto para jogar! 3º Momento: Convido os alunos para se sentarem em círculo e apresentarem suas produções aos demais colegas. Após a montagem de cada quebra-cabeça pelo trio, propor outra forma de jogo: "Quebrando a cabeça em grupo". Todas as peças deverão ser misturadas e distribuídas entre os alunos. Esses deverão se levantar e procurar o colega que contém a peça que ajuda a formar o quebra-cabeça. Após a montagem das imagens, os alunos deverão pesquisar nos materiais impressos ou on-line (caso seja possível), informações sobre os locais representados na imagem: nome e origem do nome, localização, período em que foi inaugurado, principais acontecimentos políticos que marcaram a época, dentre outros. 4º Momento: Os alunos  deverão apresentar aos demais colegas as informações obtidas sobre os locais pesquisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com