TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História na Educação

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ/Consórcio CEDERJ/UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA- AD1

Disciplina: História na Educação 1

                                                Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2018.

Caro Formando em Pedagogia,

        

        É com grande regozijo que me dirijo a você nesse momento tão importante de sua trajetória acadêmica. Estar oficialmente licenciado para o ofício de educador é uma conquista digna de imenso orgulho.

        Em meio a tantos pensamentos, reporto-me aos meus anos de colegial em que o ensino era transmitido para nós alunos por professores imponentes que agiam como os verdadeiros detentores do saber universal. Recordo-me mais vividamente de um professor que lecionava História e que sempre respondia as indagações dos alunos com a célebre frase: “Porque aconteceu desse modo, e desse modo no passado, não pede questão!”.

        Nesse momento importante da conclusão de sua Licenciatura em História, considero fundamental destacar a grandeza do desenvolvimento da competência teórica do educador, lembrando-o de que é preciso buscar o conhecimento sempre. Atento ainda, que no exercício de sua função, nunca se esqueça da responsabilidade máxima daquele que educa, que é o crescimento dos alunos e, por conseguinte, o seu próprio. Uma postura aberta e participativa será ímpar para o ensino da arte de pensar, criticar, propor e despertar em seus alunos o desejo pelo conhecimento e pela participação ativa. Participação essa que é capaz de transformar a sociedade em que vivemos. Aproveito a oportunidade para sugerir uma atividade pedagógica para utilização em suas aulas que eu, particularmente, gosto muito: a construção da linha do tempo da vida de cada aluno. Tal atividade, a seu modo e a meu ver, é muito relevante para o entendimento do estudo dos homens no tempo e além disso cria identidade histórica.

        Despeço-me destacando que o sentido maior das aulas de História está na construção de cidadãos críticos, capazes de reconhecer a realidade e de não se conformarem com os acontecimentos da sociedade em que vivem, sendo autônomos o suficiente para “escreverem” a sua própria história.

        Muito sucesso é o que desejo.

                                        Cordialmente,

                                        

Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com