TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/8/2015  •  Artigo  •  4.025 Palavras (17 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 17

 A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL [1]

Glaucia Lania Megda [2]

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância de contar histórias na educação infantil, no qual tem por objetivo valorizar cada literatura infantil no processo de ensino – aprendizagem. Partimos da analise que ela promove a sensibilidade da criança, para sua formação integral. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma criança, sabe que esses sujeitos vão ter inúmeros benefícios simples história. Os sujeitos em sua formação são capazes de absorver com mais facilidade. Sabemos que quando mais cedo iniciar a leitura, mais cedo essas crianças saberão o prazer que a leitura produz, assim maior será a expectativa dela tornar-se um adulto leitor.  Partindo dessa discussão compreendemos que, através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva. Assim, enfatizaremos que o ato de escutar histórias é uma passagem tão prazerosa que desperta a importância das pessoas, seja ela criança, adulto ou idoso. Portanto se um sujeito adulto adorar ouvir uma boa história, sabemos que provavelmente uma criança será capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.

.

Palavras-chave: Histórias, leitura, valorização e  educação infantil.

INTRODUÇÂO

O presente artigo tem por objetivo mostrar de forma resumida, a Importância do ato de contar histórias na educação infantil, visto que o mesmo contribui no Processo de Ensino-Aprendizado. O trabalho vem a fazer parte da disciplina supervisionada de trabalho de conclusão de curso, visando assim um breve levantamento em forma de revisão bibliografia sobre a Importância d e contar histórias na educação infantil..

Quanto à metodologia aplicada nesta pesquisa tem-se como foco os levantamentos de dados sobre o assunto em pauta. Buscando informações em sites com o referido assunto, e também em livros e revistas para o embasamento de conceitos e fatos que venham a contribuir para o conhecimento, portanto trata-se de uma "pesquisa bibliográfica”.

A princípio dá a impressão de que a pesquisa aborda mais sobre os enfoques teóricos, mas tem-se como intuito relatar alguns dados e fatos históricos que marcaram a literatura no âmbito educacional, abordar um pouco sobre o currículo que vem sendo usado nas escolas do campo. E para consolidar foram sugeridas algumas inferências que possam contribuir no processo de ensino aprendizagem.

Esse presente artigo visa verificar a contribuição do ato de contar histórias, no qual provoca na criança prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.

As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar seqüência lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc.

Quando contamos histórias para as crianças abrimos um mundo novo imaginário, onde lançamos a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões. É uma possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos.

Portanto quando contamos uma história ou quando a criança mesmo lê uma história é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela. É importante mencionarmos que apesar da criança já saber ler, contar uma história a ela pode aprimorar a sua capacidade de imaginação, já que ouvi- las pode estimular o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar.

Enfatizaremos então o ato de contar histórias na educação infantil, que vem contribuindo dia pós dia para o aprofundamento no processo de ensino aprendizagem, pois ela exerce um importante papel na aprendizagem, também revela ao leitor infantil a realidade, lhe consentindo o mundo pelo meio de suas emoções e sentimento.   Visto que A literatura é um instrumento que permite ao professor ensinar ao aluno ler corretamente, como também permite que conduza uma interação social com a criança favorecendo na formação de um leitor crítico.

Partiremos de uma analise a respeito das variáveis formações a respeito à importância de contar histórias na educação infantil, pois a mesma exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas idéias.

CONCEPÇÕES SOBRE O ATO DE CONTAR HISTÓRIAS

É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais. De comentários sobre o texto lido.

Contar histórias é á mais antigas das artes. Nos velhos tempos, o povo assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos. Pessoas que vinham de longe de suas Pátrias contavam e repetiam histórias para guardar suas tradições e sua língua. As histórias se incorporam à nossa cultura. Ganharam as nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos livros coloridos, para encantamento da criançada. Parte importante na vida da criança desde a mais tenra idade, a literatura constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em sua formação. As crianças têm um mundo próprio, todo seu, povoado de sonhos e fantasias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (237.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com