TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

BRUNA PATROCINIO LUXINGER OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL E EJA

[pic 3]

LINHARES

2015

BRUNA PATROCINIO LUXINGER OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL E EJA

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação: Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de jovens e adultos; Prática pedagógica interdisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil

Profs.: Marlizete Bonafini Steinle; Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Vilze Vidote Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Simioni França; Vilze Vidote Costa

Tutora eletrônica: Bernadete Aparecida da Silva Santos

Tutor(a) de sala: Patricia Gomes Claudino

LINHARES

2015

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho discutiremos sobre a importância do planejamento para um resultado positivo do sistema de ensino e aprendizagem. O planejamento é importante tanto para os professores quanto para os alunos. Sem planejamento o aluno não tem base para o aprendizado e o professor fica perdido e sem saber o que fazer na hora da aula. Por isso o planejamento é uma etapa fundamental na construção do conhecimento.

MINHAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES

        Nos meus tempos de escola, lembro que no Jardim de infância as aulas eram rotineiras, porém nas datas comemorativas sempre havia algo diferente e que saia da rotina.  Um exemplo era no dia das crianças. Tínhamos brincadeiras no parquinho, passeio de ônibus pela cidade, banho de mangueira no pátio, onde todos colocavam os biquínis e as professoras ficavam nos molhando. Já no ensino fundamental lembro que uma vez a professora do 3º ano passou no quadro um texto, onde havia algumas palavras que ela substituía por chocolates ou doces.

        Quando fui para o Fundamental II era tudo novo, novas regras, nova metodologia, novos horários, e mais professores. E que me lembro eles tinham sim planejamento. Muitas aulas com filmes. Muitos professores também gostavam de aplicar suas atividades através de teatros ou danças em que nós alunos interpretávamos.

        Os planejamentos ajudaram tanto os professores que conseguiram nos passar o que queriam ensinar, quanto para mim, que também conseguir fixar na memória através de atividades diferenciadas.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O Ensino Fundamental compreende os Anos Iniciais – 1º ao 5º ano; Anos Finais – 6º ao 9º ano.

          O EJA (Educação de Jovens e Adultos) atende pessoas que não concluíram ou ao menos iniciaram sua trajetória escolar. É educação básica e ensina desde alfabetização até matérias especificas do ensino fundamental.

        A escola é o lugar onde alunos e professores interagem e constroem conhecimentos, então ela deve ser um espaço de formação, onde a aprendizagem de conteúdos deve favorecer ao aluno. Oportunizar ao aluno o desenvolvimento de capacidades. O planejamento é importante para que o professor tenha uma base de suas aulas e atividades propostas. E deve ser seguido para que o professor não perca o foco de seus ensinamentos e que o aluno também não se perca neles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com