TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO LUDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 14

O LÚDICO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Este artigo visa expor a extrema importância do lúdico para a Educação Infantil, para o desenvolvimento do comportamento das crianças e no auxílio do processo de ensino aprendizagem, entrelaçando assim momentos de prazer e de aprendizagem. Enquanto a criança brinca, algo que muitas vezes é vista como banal, ou sem importância, ela está criando inúmeras situações, usando a sua criatividade e imaginação, escoando frustrações desenvolvendo sua personalidade e inúmeras linguagens. Assim, o lúdico é de extrema importância, pois sem ele o ensino aprendizagem seria defasado, trazendo um desenvolvimento deficitário, pois criança saudável brinca, criança tem que ser criança, criança saudável exprime seus sentimentos sem ser reprimida. O método utilizado neste artigo foi uma pesquisa Bibliográfica dos principais autores que abordam sobre o assunto, como Kishimoto, Piaget, Vygotsky entre tantos outros. Os objetivos do trabalho foram alcançados, trazendo assim uma discussão singela, benéfica para a comunidade pedagógica, pois o lúdico deve se algo sempre discutido, abordado, nunca esquecido, os educadores devem sempre procurar se adequar a uma aula lúdica, principalmente na Educação Infantil.

Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Aprendizagem.

THE LUDIC AND ITS IMPORTANCE FOR DEVELOPMENT IN CHILD EDUCATION

Abstract

This article aims to expose an extreme culture of education for children's education, for the development of children's action and without the aid of the learning teaching process, thus intertwining moments of pleasure and learning. While a child plays, or unimportant, it is creating countless situations, using its creativity and imagination, draining frustrations developed its personality and numerous languages. Thus, high school, high school, high school, mental education, child and child. The method used in this article was a Bibliographic research of the main authors that approach on the subject, as Kishimoto, Piaget, Vygotsky among many others. The objectives of the work are achieved, thus bringing a simple discussion, beneficial to a pedagogical community, because the playful should be something always discussed, addressed, never forgotten, educators should be consulted if appropriate to a play class, especially in Early Childhood Education.

Keywords: Ludic. Child Education. Learnig


1 INTRODUÇÃO

A Educação Infantil atende crianças de zero a cinco anos de idade, é uma fase de extrema importância para o desenvolvimento da criança, totalmente indispensável, ela oferece um desenvolvimento cognitivo, físico, psíquico e também uma socialização da criança com o meio externo, levando-a a novas realidades, sensações, ampliando assim sua experiência e adquirindo cada vez mais conhecimentos.

O lúdico refere-se aos jogos e as brincadeiras, ensinar brincando, na Educação Infantil todas as atividades desenvolvidas o lúdico deve estar presente, pois ele é uma maneira de a criança aprender, se envolver de forma prazerosa nas atividades, trazendo a ela um mundo novo, cheio de novas sensações e aprendizagens.

Este artigo tem como o principal objetivo mostrar e evidenciar a importância do lúdico no desenvolvimento Infantil, e da importância de usá-lo como recurso pedagógico.

O brincar é algo fundamental e imprescindível, ele pode surgir a qualquer hora, acomete uma relação de sentimentos, ressalta a espontaneidade da criança, trazendo a ela enumeras novas sensações, de forma livre em suas ações, mostrando seus sentimentos, gestos, expressando sua alegria, amor, dor, dúvidas, se desenvolvendo assim tanto no âmbito social quanto psicológico e cognitivo.

Assim este artigo irá expor algumas questões a respeito do lúdico ser utilizado como um recurso pedagógico, da importância da mediação do professor educador e a sua dimensão e importância para o desenvolvimento global da criança, trazendo uma educação mais prazerosa, mais democrática, respeitando cada criança como um ser único em sua maneira, com sua pluralidade e seu mundo multicultural.  

Para a elaboração desse artigo, foi feita uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que trazem grande peso e importância para o assunto abordado, tais como a autora Kishimoto (2006), Piaget (1978), Friedmann (1996), Vygotssky (1984) entre tantos outros.

Sendo assim, tal trabalho tem como objetivo de forma singela contribuir para o cenário Pedagógico, expondo discussões acerca do assunto abordado, trazendo à tona a importância do Lúdico para o desenvolvimento da criança, trazendo evidências e mostrando que a Educação Infantil é uma fase de extrema importância, tanto para o meio social quanto cognitivo, psicológico da criança, mostrando uma educação com mais qualidade e respeito e evidenciando a importância de um profissional de qualidade, que visa orientar e mediar seus alunos ao caminho da construção do conhecimento, do saber mais amplo e majestoso, o brincar por brincar traz suas significações e aprendizagens, porém o  brincar  mediado, guiado trará ainda mais significações para a criança e para o seu processo de aprendizagem, o brincar traz um mundo novo e cheio de cores, de novas experiências, desafios e vivências.

2 EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUDICIDADE

Como afirma a lei 13.306/2016 do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, a Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica Brasileira que atende crianças de zero a cinco anos de idade, é uma etapa indispensável para o desenvolvimento da criança.

As primeiras instituições que foram criadas no Brasil que atendiam crianças dessa faixa etária, tinham somente um caráter assistencial, e tinham como principal objetivo ajudar as mulheres que acabaram por ficar viúvas e não tinham com quem deixar seu filhos, não era considerada uma Educação Formal, somente mães que realmente necessitavam trabalhar fora utilizavam este meio, somente após a Constituição Federal de 1886 a Educação Infantil deixou de ser algo informal para se tornar uma etapa indispensável na vida da criança, assim tornando um direito legal delas à educação.

A Educação Infantil é um primeiro contato em que a criança tem com o meio social, ela é a conexão da criança com a nossa sociedade, devendo assim enxerga-la com toda a sua importância, singularidade, o Educador nunca deve se esquecer que a criança exterioriza gestos, sentimentos, assim sempre observando e priorizando a expressão e o Lúdico.

O lúdico envolve tudo que é acometido por Jogos e Brincadeiras, é uma atividade que deve ser vista além da diversão, pois o brincar é algo como uma essência da infância, o lúdico engloba atividades prazerosas, é através ele que a criança como a se expressar e adentrar ao mundo, conhecendo, criando, imaginando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com