TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  15/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

 

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA - MULTIVIX

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR

SERRA (ES) – 2018

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ÂMBITO ESCOLAR

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina ..., do curso de...para obtenção de nota parcial.

Prof. Orientador:

     SERRA (ES) – 2018[pic 1]

SUMÁRIO

1

TEMA        X

2 PROBLEMA        X

3 JUSTIFICATIVA        X

4 OBJETIVO GERAL        X

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS         X

6 REFERENCIAL TEÓRICO         X

7 METODOLOGIA        X

9 REFERÊNCIAS        X


  1. INTRODUÇÃO

A música possui um grande destaque em nossas vidas, principalmente das crianças, pois, por meio dela podemos expressar sentimentos, melhorar o desenvolvimento psicomotor, afetivo , social e linguístico. Estudos recentes apontam que trabalhar com a musicalização favorece o processo de construção do conhecimento, onde a criança desenvolve sensibilidade, criatividade, concentração e aflora a sua imaginação, além de adquirir uma melhor consciência corporal.

Por ser a música uma importante forma de expressão torna-se imprescindível que ela seja trabalhada na educação infantil de forma organizada e planejada, traçando-se assim objetivos que justifique a sua presença nas atividades desenvolvidas em sala de aula.  Para isso, o professor precisa ser criativo e utilizar a linguagem musical como ferramenta no processo de construção da identidade da criança.

Este projeto traz como tema “ A transformação na educação infantil por meio da música”, que busca contribuir com uma reflexão da influência da musica no processo de alfabetização da criança  e o que ela representa nesta etapa de ensino  e tem como principal objetivo compreender de que maneira a música pode auxiliar no desenvolvimento da criança, visando também identificar as contribuições da música como linguagem.

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema se deu por sabermos que a música está presente em nossa vida desde a gestão, no momento em que a mãe canta para o bebê ainda na barriga. Ela é muito importante para a nossa história e se faz presente nas mais diversas culturas.  Ela é a linguagem sonora capaz de se expressar e comunicar por meio de sensações, sentimentos e pensamentos e com isso torna-se importante aprofundarmos o estudo sobre as transformações causadas pela música no processo de ensino aprendizagem e mostrar até que ponto ela pode contribuir do desenvolvimento da criança na educação infantil.

Chiarelli (2005) cita como a música é importante para o desenvolvimento da inteligência, a interação social da criança e a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão. O autor enfatiza que a música é essencial na educação durante as atividades e também para se trabalhar interdisciplinaridade em sala de aula.  Logo, os professores precisam trabalhar a música conhecendo previamente os recursos disponíveis e identificando objetivos a serem abordados com o repertório musical a ser utilizado e verificar o nível de aprendizagem com relação a música.

  1. OBJETIVOS

3.1 Geral:

Analisar e compreender de que maneira a música pode auxiliar no desenvolvimento da criança.

3.2 Específicos

  • Entender a importância da música e o que ela representa para a criança;
  • Compreender a sua colaboração eficaz na construção do conhecimento;
  • Diagnosticar as contribuições da música como linguagem no cotidiano escolar.


                       

  1. O PROBLEMA OU HIPOTESES

O problema que se busca resolver com esta pesquisa é: como utilizar a música no cotidiano escolar de maneira a estimular as múltiplas linguagens  presentes na educação infantil? Tendo como hipótese que a música é inserida em nossa vida desde muito cedo e a mesma nos permite expressar nossas emoções e percepções, veremos que se inserida de forma planejada em sala de aula poderemos alcançar os objetivos traçados no que diz respeito ao desenvolvimento da criança. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre como é inserida a musicalização no ambiente escolar.

  1. A DELIMITAÇÃO DOTEMA

A música como ferramenta pedagógica pode trazer grandes benefícios na educação, pois ela é uma facilitadora na aprendizagem e possui uma grande capacidade de estímulos, facilitando assim o desenvolvimento das múltiplas linguagens na educação infantil.

Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre como utilizar a música no ambiente escolar estimulando o desenvolvimento das múltiplas linguagens tendo como referências as transformações na aprendizagem por meio da música obtida em um centro de educação infantil do município de Vitória- ES.

  1. REFERNCIAL TEÓRICO

6.1 CONTEXTO HISTÓRICO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

A música foi introduzida no Brasil por meio dos índios que já habitavam nossas terras. Os indígenas, como assim ficaram conhecidos tinham seus costumes e tradições, entre eles estava o canto e a dança, que eram realizados em adoração a entidades sobrenaturais. Além de cantar e dançar, confeccionava seus instrumentos musicais considerados sagrados e passados de geração em geração. Logo após a chegada dos portugueses, no dia 26 de abril de 1500 foi realizada a primeira missa no Brasil com a participação dos índios, os mesmos ficaram encantados com a música sacra. Os jesuítas, então, a utilizaram como recurso para atrair os nativos à catequese, e assim dando início a introdução da música na educação brasileira. (AMATO, 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com